Brasil,

Com foco em equidade de gênero, LIBERTY chega a 62% do quadro de colaboradores composto mulheres

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/Juliana Winge
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Com foco em equidade de gênero, LIBERTY chega a 62% do quadro de colaboradores composto mulheres

A Liberty tem desenvolvido uma série de estratégias no campo da diversidade e inclusão nos últimos anos e já vem colhendo frutos. Segundo dados da companhia, até o começo de maio, 62% do quadro de funcionários é composto por mulheres, sendo que 42% dos líderes na companhia são mulheres e 45% do C-Level é feminino. “Um mundo corporativo verdadeiramente inclusivo não se constrói em apenas duas mãos. É preciso que todo o segmento esteja comprometido com a causa e se mova junto para tornar isso realidade. Por isso, na Liberty, viabilizamos o protagonismo feminino por meio de iniciativas que reconhecem o valor das mulheres como profissionais e protagonistas de cenários históricos de luta por igualdade”, destaca a Chief Talent Officer da companhia, Delane Giannetti.

Quando o assunto é equidade de gênero, um tema sempre acaba aparecendo: a maternidade. Mais da metade das mulheres já foi demitida ou conhece outra mulher que foi desligada após voltar da licença-maternidade, de acordo com um levantamento realizado pelo Empregos.com.br. Pensando nisso, a companhia criou o Programa Reconecta Mãe, que incentiva a contratação de mães recentes, reinserindo essas profissionais no mercado de trabalho após períodos dedicados exclusivamente à maternidade. “O mês das mães nos lembra da importância de reconhecer essa figura fundamental no desenvolvimento da sociedade, mas também dos problemas que ainda enfrentamos para proporcionar um mundo igualitário, que traga as mesmas oportunidades para elas. Para tentar mudar esse cenário, na Liberty investimos em medidas que apoiem um futuro promissor dentro da companhia para as mães – e mulheres no geral – se fortalecerem no mercado”, destaca.

Outro exemplo de sucesso é o Projeto Mulheres Seguras, que já impactou 4 milhões de mulheres desde seu lançamento em 2015. A capacitação Mulheres Seguras é uma iniciativa com foco na capacitação para mulheres que desejam atuar como corretoras. Ela prevê a formação de 40 profissionais interessadas no setor, com vagas exclusivas para mulheres negras, transexuais, em vulnerabilidade social, mães solo e mulheres com mais de 50 anos. Para ela, este é um investimento de médio prazo, no qual a empresa faz o apadrinhamento de futuras profissionais, criando um relacionamento sólido com as novas corretoras do mercado.

“As mulheres são mais da metade da população e valorizar o seu potencial profissional é o primeiro passo para reduzir os indicadores de desigualdade de gênero. Ao compreender esse desafio, reconhecemos que a contribuição da Liberty nessa frente é fundamental para apoiar a transformação da realidade feminina”, afirma Delane.

Desde 2019, quando o programa Reconecta Mãe foi oficializado, foram contratadas no Grupo Liberty 11 mulheres que se enquadram no programa (sendo que uma estava gestante). “Não temos meta, pois entendemos que todas as nossas vagas são elegíveis a contratar mães e esse processo acontece de forma orgânica. O que estamos fazendo é um movimento para incentivar os nossos colaboradores a conhecer melhor o nosso programa e contribuir com indicações destas profissionais, além de aproveitar as oportunidades para contar para o mercado também e engajar estas mulheres a se candidatarem nas nossas vagas”, salientou.

Conheça outras ações da companhia pela equidade de gênero:

Ação inédita no mercado segurador voltada para o setor de oficinas: lideranças femininas foram convidadas a compartilhar histórias e engajar outras mulheres a se desenvolverem nessa área;

Hack Delas: Desde 2019, a companhia patrocina o Hack Delas que ocorre durante o evento HACKTUDO, para discutir a participação feminina no mercado de tecnologia, o empoderamento feminino e a igualdade de gênero

Mulheres da Cor: realizado para oferecer cursos de coloristas para mulheres entrarem no mercado profissional.

Programa Nossos Filhos: o programa contempla as novas configurações familiares e visa envolver o homem nos cuidados durante a gestação e depois com a chegada da criança. Para isso, o Grupo Liberty oferece rodas de conversas com profissionais especializados focando no apoio aos pais no acompanhamento dos filhos durante a infância e juventude.

Projeto Famílias Gestantes: a fim de auxiliar gestantes da companhia e suas famílias, independente de suas configurações, durante a gestação e os primeiros meses após o nascimento do bebê. O objetivo é proporcionar orientações de profissionais e apoio à mulher no pós-parto imediato.

Benefícios: a companhia também oferece a isenção de coparticipação nas consultas médicas e exames simples, licença-maternidade de 180 dias, licença-paternidade estendida de 20 dias e garante o recebimento do vale alimentação e refeição durante todo o período da licença. A seguradora investe ainda na saúde integral da mulher, oferecendo em seu Espaço Saúde a coleta in company de exames laboratoriais como sangue, urina e colpocitológico. Antes da pandemia, também era possível fazer a colocação de DIU, entre outros atendimentos.

Princípios de Empoderamento das Mulheres (Equality Means Business): Recentemente, a Liberty assinou o compromisso com as Nações Unidas para Igualdade de Gênero, o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e o Pacto Global das Nações Unidas. Os Princípios apresentam sete passos que o setor empresarial e outros podem dar para promover e delegar poder às mulheres.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar