Liberdade no seguro significa a perda do poder sobre as pessoas?
Armando Luís Francisco
Ganoune Diop, Ph.D.,Secretário Geral da IRLA, aplicou um discurso forte, que eu vou reproduzir aqui, no meu sentimento de que o mercado de seguros precisa entender o significado da palavra Liberdade, nos parâmetros além do que se comprometeu até aqui.
Liberdade, uma complexidade inerente
"A liberdade é considerada a ideia mais complexa da história da filosofia ou da história das ideias. A liberdade também é difícil de ser totalmente abraçada por causa de suas implicações. Em termos práticos, a liberdade é difícil até de ser aceita. [...]Porque ela significa perda de poder sobre as pessoas. A maioria das tragédias da experiência humana está ligada ao desejo de dominação, subjugação, submissão e instrumentalização de outros, privando-os assim de sua liberdade. (grifei)
A perda do poder sobre as pessoas consolida exatamente uma sociedade mais justa e recheada de valores morais. Realmente, ha um conflito excedente sobre essa superfície intangível da perda da liberdade, por agora.
As sociedades onde imperam a democracia e a liberdade com responsabilidade podem desfrutar de condições de liberdade. Basta notar os países de nosso continente, que contrariam a ideia de Liberdade. Por isso o crescente IDH em países com maior liberdade de consciência e trabalho. Isto porque, segundo o mesmo autor, nenhuma pessoa deve ser a consciência de outra pessoa.
Nisto, há princípios a serem seguidos:
- Um princípio político (consentimento de quem é governado, governo com limites, estado de direito, democracia e governo representativo).
- Uma disposição legal de direito internacional, consagrada na DUDH, União Europeia, União Africana, OEA e nas constituições nacionais.
- Uma liberdade composta. Pressupõe liberdade de pensamento, de consciência, de escolha, de expressão, de associação e de reunião.
- É um sinal de nossa humanidade, não só de racionalidade, mas também de nossa dimensão ética.
- Um símbolo de nossa interconexão, por causa do que temos em comum, não apenas a conscientização, mas também a consciência humana.
Ele diz mais, e aqui quero me deter: "No espaço público, existem poderes globais competindo pela hegemonia, dominação e controle dos recursos".
A visão do autor leva em consideração o espaço público. Ele denota que a competição por hegemonia existe onde falta a liberdade e a justiça. Ele fala em dominação e controle de recursos.
Por isso, para se emoldurar o quadro da liberdade em nossa indústria, precisamos ficar atentos a nossa dinâmica de enxergar a Liberdade humana. E, evidentemente, que a Liberdade exige a perda de poder de domínio sobre as outras pessoas.
Armando Luís Francisco
Jornalista e Corretor de Seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Atendimento***2738115: Um Desrespeito ao Consumidor de Seguros
- A Grande Dificuldade de Algumas Seguradoras em Pensar no Sistema de Cálculos para Corretores de Seguros
- Bônus Zero com Sinistro : Seguro Novo ou Renovação Com Agravo?
- Remanejamento de Bônus de Apólice: O Novo “Bônus Frio”?
- Remanejamento de Bônus de Apólice: Prática Ética ou Irregularidade?
- PL 4159/2024 vai acabar com a franquia no seguro
- DPVAT: DEUS EXISTE!
- DPVAT: Deus Não Existe
- No Novo DPVAT e nos demais arranjos, no final do espetáculo, o céu não existe mais, Deus não aplaudiu, se levantou, saiu e puniu!
- A Tertúlia dos Cinco Estados
- Novo DPVAT, Agora SPVAT: Onde Erramos e O Que Está em Jogo?
- SPVAT: Se Realmente É o Ideal, Por Que Apenas Cinco Estados Brasileiros Concordaram em Cobrar o Seguro?
Adicionar comentário