Meios eletrônicos de pagamentos evoluem para venda por voz
Tecnologia ainda enfrenta desafios técnicos em relação à privacidade e segurança do usuário
O avanço da tecnologia e da inteligência artificial pode modificar radicalmente o processo de compra dos consumidores. Os assistentes virtuais já são empregados em uma série de atividades relacionadas ao consumo, como atendimento personalizado e resolução de problemas, mas agora os chatbots chegam a um novo patamar: pagamentos por voz. toda essa inovação com o objetivo de oferecer mais praticidade e conforto ao cliente.
De acordo com o portal especializado Chatbots Life, uma das principais tendências para o ano de 2019 é a disponibilização de mais programas baseados em voz. Afinal, é muito mais cômodo realizar qualquer ação sem sequer encostar um dedo no celular. Essas ações tendem a ocorrer da maneira mais imperceptível possível, já que os assistentes virtuais utilizam linguagem humana e conseguem se comunicar de forma mais aproximadaà entonação empregada pelos humanos. Por causa disso, a era dos aplicativos pode estar com os dias contados.
Até agora, já surgiram meios de pagamento baseados na aproximação do celular com a máquina de cartão, como é o caso do Apple Pay e do Samsung Pay. Não satisfeitos com esse nível de facilidade, os desenvolvedores, bancos e comerciantes desejam que os consumidores consigam fazer esse processo apenas com a voz. Dessa forma, além de não precisar digitar qualquer senha, o usuário pode fazer a transação financeira de forma mais ágil e rápida. É o nível extremo de conveniência.
Só no Brasil, há cerca de 221 milhões de consumidores. De acordo com o Global Payments Report, 68% deles possuem acesso à internet, um dado animador para aqueles que pretendem simplificar ainda mais o processo de compra. É uma oportunidade de ouro para varejistas e comerciantes. Quem liderar esse processo sairá na frente. Essas tecnologias, ao contrário do que possa se pensar, já estão em desenvolvimento e operam com uma certa autonomia, embora com limitações.
A Amazon já oferece compras por voz, assim como o Wallmart. No segundo caso, o processo é feito por meio do assistente de voz do Google, o Google Assistant. Na China, a empresa Alibaba também já oferece uma série de comandos por voz, como atualizações de assuntos de interesse do usuário e até mesmo a possibilidade de fazer compras. Essas iniciativas, no entanto, suscitam uma série de questões e desafios relacionados com a privacidade e a segurança do usuário.
Com uma alta ocorrência de fraudes de cartões de crédito, é de se imaginar que esses sistemas podem ser burlados por pessoas má intencionadas. Ainda não é possível prever de que forma os sistemas são capazes de distinguir entre a voz do real cliente e de outra pessoa para a realização dos pagamentos, nem se a localização e a acústica interferem na autenticação da transação financeira.
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