WhatsApp bloqueia print em fotos de contatos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mel Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Nova medida de segurança divide opiniões dos usuários

Nos últimos dias, o WhatsApp se tornou um dos assuntos mais comentados em rodas de conversas. Isso porque o aplicativo mais popular de troca de mensagens instantâneas adotou uma medida de segurança que está gerando discussão entre os usuários. A partir da versão beta para Android e iOS, a captura de tela das fotografias de perfil de outros contatos foi bloqueada. Ao tentar realizar um printscreen da foto de perfil de alguém que não seja um contato, uma mensagem de aviso aparece na tela, indicando que "não é possível capturar a tela devido a restrições do aplicativo".

Essa medida de proteção foi desenvolvida para evitar a captura das imagens das fotos de perfil sem autorização prévia, uma política que tem como objetivo reforçar a segurança digital dentro da plataforma e evitar possíveis golpes e fraudes virtuais.

Por mais que a ideia tenha sido criada para aumentar a privacidade, ela não está isenta de críticas. Alguns usuários argumentam que essa restrição pode limitar a liberdade de uso do aplicativo, principalmente em situações em que o compartilhamento de informações visuais é considerado útil ou necessário.

Esta não é a primeira vez que o WhatsApp implementa restrições desse tipo. Tempos atrás, o aplicativo introduziu bloqueios semelhantes para capturas de tela em mensagens temporárias e outras mídias sensíveis. Essas ações fazem parte de uma política de melhores práticas de proteção de informações contra uso indevido.

Além do bloqueio de print em fotos de perfil, a plataforma está desenvolvendo outras opções para aumentar a privacidade dos usuários. Uma delas é a possibilidade de criar um perfil "público" alternativo, que exibe um nome e uma foto diferentes para pessoas que não estão na lista de contatos do usuário. Isso permite maior controle sobre a exposição de informações pessoais na plataforma.

Outro recurso em desenvolvimento são os perfis com nomes, ao invés de telefones, que vão permitir que os usuários interajam com outras pessoas sem a necessidade de compartilhar seu número pessoal.

É importante ressaltar que o bloqueio de capturas de tela não é uma garantia absoluta de segurança, já que outras técnicas podem ser utilizadas para capturar imagens, como fotografar a tela com outro dispositivo.

O WhatsApp, assim como outros apps, investe em opções para garantir a segurança dos usuários. Mas, mais importante ainda, é o próprio usuário ter consciência dos dados que insere nas diversas plataformas, e utilizar a opção de bloqueio ou dupla checagem de identidade sempre que sentir a necessidade, como em aplicativos que exijam dados bancários, como os próprios aplicativos de banco, lojas online e marketplaces e sites de cassino online Brasil.