Higiexpo 2024: feira de limpeza inova em sustentabilidade para compensar carbono e gerar impactos socioambientais positivos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcela Tavares
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Foto: Freepik Foto: Freepik

Abralimp promove a preservação dos biomas e a economia circular em um dos maiores eventos do setor, incentivando ações concretas em prol do meio ambiente e da inclusão social

Faltando cerca de dois meses para a maior feira do setor da limpeza profissional da América Latina, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) prepara os últimos detalhes para realizar a Higiexpo 2024, que contará com ações inovadoras de sustentabilidade em parceria com a empresa We Stand. A feira, que reunirá 150 expositores e espera receber um público de 16 mil pessoas nos pavilhões 4 e 5 do São Paulo Expo, terá ações focadas na preservação dos biomas brasileiros e na promoção da economia circular.

Uma das iniciativas mais marcantes é a jornada para preservar biomas, que consiste na compensação de cada metro quadrado de estande com um metro quadrado de floresta em pé. A iniciativa será desenvolvida por meio dos biocréditos, instrumento econômico que permite que empresas privadas financiem atividades que gerem ganhos para a biodiversidade, como conservação ou restauração florestal. Com o BioCrédito por m2, os expositores da Higiexpo irão reverter recursos para a regeneração de biomas preciosos, como a Amazônia e a Mata Atlântica.

“Muita gente fala de sustentabilidade, mas pouca gente faz sustentabilidade. Nosso propósito é regenerar os biomas do Brasil com os biocréditos. Estamos construindo um verdadeiro green fund de investimento em regeneração e preservação, juntando forças com a Abralimp. A lógica é parecida com a dos créditos de carbono, com a diferença de que ajudam a financiar a restauração da biodiversidade, indo além da compensação de CO2”, explica Rafael Vaisman, fundador da We Stand.

Uma Unidade de Biocrédito (UBC) corresponde a 1m² de bioma preservado ou regenerado. A parceria com a Abralimp inclui também a destinação de materiais e móveis utilizados pelos expositores nos estandes para famílias em situação de vulnerabilidade em diversas regiões do país. A expectativa é que cerca de 3 a 4 itens sejam doados por estande com a geração de mais de R$ 100 mil em doações de mobiliário.

Além das doações, os estandes da Higiexpo serão produzidos de forma a minimizar os resíduos. Lounges ESG serão instalados na feira com painéis interativos e informativos, promovendo a sustentabilidade em todos os aspectos do evento. Haverá um espaço com fontes de água, área para carregar celular, mensuração da compensação do carbono da feira, entre outras iniciativas.

Os visitantes poderão adquirir biocréditos para compensar as emissões de sua ida ao evento. Um contador de kg de CO2 compensado e um painel instagramável estarão disponíveis para interação após aquisição. Além disso, será realizado inventário de emissão de carbono para eventos, utilizando a metodologia dos Gases de Efeito Estufa (GEE) conforme estabelecido pelo Protocolo GHG. Por conta de todos esses esforços, a feira receberá o Selo Carbono B, que reconhece os eventos que promovem a preservação dos biomas e a redução de resíduos.

"É com grande satisfação que vemos a Abralimp liderar o caminho em direção a um futuro mais sustentável para o setor de limpeza profissional. A incorporação de medidas inovadoras de sustentabilidade na Higiexpo 2024 não apenas demonstra um compromisso com o meio ambiente, mas também inspira outras organizações a seguirem o mesmo caminho. A preservação dos biomas brasileiros e a promoção da economia circular são pilares fundamentais para um desenvolvimento sustentável e responsável”, completa Nathalia Ueno, presidente da Abralimp.

Com essas iniciativas, a Higiexpo 2024 busca ser um exemplo de evento sustentável e responsável, promovendo a conscientização e ações concretas para a preservação do meio ambiente e a promoção do bem-estar social.

Evento: 28ª Higiexpo
Data: De 13 a 15 de agosto de 2024
Local: Pavilhões 4 e 5 do São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 - Vila Água Funda)
Horário: 13h00 às 20h00