Saiba como investir com Selic abaixo de 10%
Tendência de queda na taxa básica de juros pede revisão da carteira de investimentos
“Nossa economia caminhava para o caos, mas o governo conseguiu mudar a direção deste transatlântico. Estamos evoluindo. Se um país se torna menos arriscado, seus ativos de risco (ações) se apreciamLocal: São Paulo, SP
Em sua segunda reunião no ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu mais uma vez a taxa básica de juros de 13% para 12,25% ao ano. Reforçando a perspectiva do mercado de que a Selic deve terminar 2017 abaixo de 10%.
A realidade é que, em breve, a época dos juros de dois dígitos ficará para trás. “Estamos caminhando para juros (e, portanto, retornos) estruturalmente mais baixos, o que deve provocar algumas mudanças na sua forma de pensar os investimentos”, considera Beatriz Cutait , responsável pelo relatório Você Investidor da Consultoria de Investimentos Empiricus Research .
De acordo com a especialista, se o investidor não quiser abrir mão de aplicações mais conservadoras, terá que considerar três opções:
1. ALONGAR O PRAZO DAS APLICAÇÕES — Se o dinheiro não vai fazer falta, o ideal é escolher papéis com vencimentos mais longos para garantir os retornos atuais por mais tempo;
2. BUSCAR PAPÉIS COM RETORNOS PRÉ-FIXADOS — Os títulos pré-fixados ainda oferecem um prêmio em relação à Selic prevista pelo mercado, com taxas acima de 10%, em meio a uma Selic esperada de 9% ao fim de 2018. Embora pequena, essa diferença pode ser oportuna se o investidor vender o papel antes do vencimento ou se carregar até o prazo final, considerando um cenário de juros básicos estruturalmente menores;
3. CORRER MAIS RISCOS — Outra opção é aumentar a parcela do patrimônio alocada em ativos mais arriscados, como ações, fundos imobiliários e moedas. Essa exposição pode ser feita via fundos de ações ou multimercados, caso o investidor não se sinta seguro para selecionar os ativos sozinho.
“Com a queda da taxa Selic, todas as aplicações que rendem um percentual do CDI, como grande parte dos CDBs, terão rendimentos mais baixos. O investidor vai precisar de uma carteira mais diversificada”, alerta Beatriz.
Assista: Queda na taxa Selic: onde investir?
INVESTIMENTOS EM RENDA FIXA
Segundo Marília Fontes , analista responsável pelos relatórios de Renda Fixa da Empiricus, “para quem vai entrar agora na Renda Fixa, o recomendado é ter uma carteira menos exposta a risco, pois o mercado já precificou um bom volume de quedas na Selic, e as oportunidades agora são pontuais”.
Ela ressalta que os títulos públicos Tesouro IPCA indexados à inflação devem ter uma performance superior aos pré-fixados conforme vamos nos aproximando do meio do ciclo. Isso acontece porque a inflação implícita tende a reduzir a queda dos pré-fixados.
Leia mais: Como investir no Tesouro Direto ,
OPÇÕES DE FUNDOS DE INVESTIMENTO
Também nos Fundos de Investimentos , há opções para quem quer ganhar com a queda da Selic. A especialista em Fundos na Empiricus , Luciana Seabra , explica que os fundos multimercados são os mais indicados para um cenário de queda da Selic, porque bons gestores operam bem os juros para ganhar com o movimento. Eles montam posições pré-fixadas e indexadas à inflação, que se tornam mais valiosas à medida que o juro cai. “Quando o juro se estabelecer em um patamar mais baixo, os multimercados seguirão como uma diversificação importante para a carteira, já que o fundo DI deverá ser cada vez mais usado somente como reserva de emergência”, explica Luciana.
AÇÕES
Para Max Bohm , analista de investimentos da Empiricus e responsável pelos relatórios Microcap Alert e Empiricus Long&Short , a queda da Selic, aliada a spreads e custos menores de crédito, contribuem para a redução do endividamento de famílias e empresas, o que fará com que estes voltem a recorrer a novos empréstimos. E assim o consumo vai reagir, e o varejo vai comemorar.
“Nossa economia caminhava para o caos, mas o governo conseguiu mudar a direção deste transatlântico. Estamos evoluindo. Se um país se torna menos arriscado, seus ativos de risco (ações ) se apreciam”, afirma Bohm.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário