Desemprego em SP aumenta em janeiro
Uma má notícia para as seguradoras de produtos massificados instaladas na praça de São Paulo. A taxa de desemprego nos 39 municípios da região metropolitana de São Paulo manteve o viés de alta em janeiro, passando de 16,2% (em dezembro) para 17,1%, segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), elaborada pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A nova taxa supera com folgas o índice medido em janeiro de 2016, de 14%..
O total de desempregados em janeiro foi estimado em 1,883 milhão de pessoas, um acréscimo de 88 mil acima do registrado em dezembro último. O saldo é resultado da redução de 153 mil vagas e à saída de 65 mil pessoas do grupo de concorrentes a um emprego.
O levantamento indica ainda que a proporção de pessoas em busca de emprego cresceu de 13,5% para 14,1%, ao passo que as que deixaram de procurar vagas por falta de perspectivas ou que desenvolveram atividades precárias, os chamados bicos, subiu de 2,7% para 3%.
O nível de ocupação retrocedeu 1,6%, com um total estimado de 9,13 milhões de pessoas em atividades. Por setor, o de serviços liderou as demissões (82 mil), com recuo de 1,5% na criação de postos. Na indústria de transformação, foram 49 mil postos de trabalho fechados (-3,6%) e , na construção, 29 mil (-4,7%).
O comércio aparece como o setor mais resiliente, ao lado do de reparação de veículos automotores e motocicletas, onde o saldo entre contratações e demissões ficou quase estável, tendo em visa os mil empregados a menos do que havia em dezembro e taxa de variação em -0,1%.
A renda média, tanto dos ocupados quanto dos assalariados, foi ajustada em 0,9% entre novembro e dezembro. Os rendimentos dos ocupados passaram para R$ 2,028 mil e os dos assalariados, para R$ 2,093 mi, ainda segundo o levantamento. Em dezembro do ano passado, na comparação com o mesmo mês de 2015, o recuo foi de 14,4% no total de trabalhadores sem carteira assinada. Nos últimos 12 meses, o nível de ocupação teve queda de 4,1% com 387 mil vagas suprimidas. No período, 53 mil pessoas deixaram o mercado de trabalho, resultando no aumento de 334 mil no total de desempregados. A maior retração ocorreu na indústria de transformação, que fechou 179 mil postos de trabalho, o que significa recuo de 12,1%, segundo reportagem da Agência Brasil.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário