Desemprego bate recorde em 2016

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cnseg

Mais de 12 milhões de trabalhadores são atingidos pela severa crise econômica

A severa crise econômica brasileira fez o desemprego bate recorde- taxa de 12% da população ativa- afetando mais de 12 milhões de pessoas em 2016. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta terça-feira 31), dá conta de que houve alta de 36% no número de desempregados nos três meses até dezembro em relação ao mesmo período de 2015, chegando ao total de 12,342 milhões de pessoas.
Nos três meses até novembro eram 12,132 milhões de trabalhadores sem emprego. “De 2014 para 2016, a desocupação cresceu 74,4%. Esse é o efeito direto da crise que começou a afetar o mercado de trabalho", explicou o coordenador da pesquisa no IBGE, Cimar Azeredo, durante entrevista coletiva.

A taxa de desemprego de 12% atingiu a nova máxima da série histórica iniciada em 2012, ante 11,9% no trimestre até novembro. Nem as tradicionais contratações de temporários de fim de ano foram suficientes para absorver a força de trabalho disponível.

Segundo o IBGE, o número de pessoas na força de trabalho aumentou 1,3% em relação ao ano anterior, chegando a 1,286 milhão de pessoas no trimestre encerrado em dezembro. "Houve um movimento de busca por trabalho, mas, diante do ambiente econômico, não houve absorção de todas as pessoas que estavam na fila do desemprego há algum tempo nem daquelas que pensavam em uma oportunidade sazonal", completou Azeredo.

No quarto trimestre, a população ocupada manteve-se em queda, com recuo de 2,1% no período sobre 2015, ou 1,983 milhão de pessoas a menos.