Brasil,

O desafio de integrar sistemas para rentabilizar os negócios

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Borges
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A integração de sistemas sempre foi e é um dos mais constantes desafios no desenvolvimento de softwares. Hoje em dia, principalmente, tornou-se uma peça chave num mundo cada vez mais conectado, onde empresas precisam interagir entre si para agilizar e rentabilizar melhor seus negócios. Diante deste cenário, existem diversas abordagens disponíveis, sejam padrões de arquitetura para integração de sistemas ou soluções tecnológicas que facilitem essa conexão.

A Arquitetura Orientada a Serviços (SOA - Service Oriented Architecture), é uma das abordagens padrão de arquitetura que englobam e expõem “serviços” de integração entre sistemas. O SOA define um conjunto de princípios e metodologias para o desenho, onde as regras de negócio são construídas como “componentes” reutilizáveis. Ele traz a ideia de fronteiras entre os sistemas integrados. Em relação à parte técnica, pode ter diferentes formas de implementação, entre elas o ESB – Enterprise Service Bus. O MuleESB, da empresa MuleSoft, é uma dos principais vendors que implementaram a abordagem ESB.

As principais funcionalidades que um sistema ESB deve ter são: criação de serviços e hospedagem – expõem e hospeda os serviços reutilizavéis; serviço de mediação – padroniza os formatos e protocolos de mensagens, separa as regras de negócio das mensagens e habilita a localização das chamada dos serviços; roteamento de mensagens – rotear, filtrar e redirecionar mensagens baseadas no conteúdo e em regras estabelecidas para esta finalidade; transformação – troca e transformação de dados de diferentes formatos e protocolos.

A grande vantagem de um ESB para as empresas é permitir que diferentes aplicações, com tecnologias distintas, se comuniquem entre si, atuando como um sistema de transporte de informações dentro e fora da instituição. As ferramentas ESB que se destacam são aquelas que conseguem integrar diferentes tecnologias, tais como JMS, JDBC, HTTP, Web Services, Rest, e outros.

As instituições, geralmente, optam por sistemas diferentes para setores diferentes. Desta forma, e em algum momento, é preciso integrá-los para otimizar processos e gerar informações confiáveis. Entender os tipos de integração e soluções praticadas, com o SOA, e as formas de implementação, como o ESB, torna-se essencial para manter a competitividade e a solidez do negócio.

(*) Paulo Silva é gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Senior Solution, empresa líder no desenvolvimento de softwares aplicativos para o setor financeiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar