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Como micro e pequenos varejistas podem usar as redes sociais para atrair clientes para a loja física

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Como micro e pequenos varejistas podem usar as redes sociais para atrair clientes para a loja física

Crédito: Freepik

Pesquisa aponta que lojas físicas ainda representam 82% nos fechamentos das vendas; especialista dá dicas de como usar as redes sociais para turbinar esses números

De acordo com uma pesquisa realizada pela multinacional italiana de softwares de gestão, Zucchetti, em parceria com a Fecomércio Santa Catarina, 82% dos varejistas efetivam suas vendas nas lojas físicas. Na sequência, aparecem as redes sociais, apontadas por 57% dos respondentes como principal canal para fechar negócios.

Segundo o diretor da vertical de varejo e CTO da Zucchetti, Bernardo Rachadel, o cenário oferece uma oportunidade aos empreendedores: atrair clientes para a loja física por meio de estratégias de comunicação nas redes sociais e aplicativos de mensagem. Isso porque esses são os principais meios de comunicação usados pelos varejistas. Para a pesquisa, 96% dos entrevistados afirmou usar o WhatsApp para falar com consumidores e 57% utilizam as redes sociais.

“Ainda que a pandemia tenha impulsionado o digital e alterado o padrão de consumo dos brasileiros, a loja física continua muito relevante no país. Isso não significa, porém, que a estratégia online deve ficar em segundo plano. Pelo contrário, ela deve integrar o processo de vendas dos varejistas”, explica o executivo.

Para ajudar os pequenos empreendedores que querem atrair clientes para lojas físicas e fechar negócios com ajuda das plataformas digitais, o diretor elencou 4 boas práticas.

Invista em anúncios locais

De acordo com Bernardo, uma boa estratégia é investir em anúncios direcionados ao público local. “Para que as publicações das redes sociais sejam melhor direcionadas, é importante que os anúncios feitos nessas plataformas cheguem ao público correto, que está próximo ao espaço e que engaje com os produtos e serviços oferecidos. ”, complementa. Ele também reforça que é indispensável monitorar os resultados dessas campanhas para ajustar as estratégias conforme necessário e garantir um retorno sobre o investimento eficiente.

Organize promoções exclusivas no espaço físico

Para incentivar que o cliente se desloque até o espaço físico, o diretor aponta que a realização de promoções exclusivas no local pode ajudar. “Essas promoções não apenas atraem clientes, mas também criam uma experiência única que não pode ser replicada online. Além disso, ao oferecer descontos ou brindes especiais para quem visita a loja, cresce a probabilidade de fidelização e de recomendação boca a boca”, explica.

Crie programas de fidelidade e incentivos aos clientes

Outra estratégia apontada pelo executivo para incentivar que os clientes voltem à loja física é oferecer recompensas por visitas frequentes. “Por meio das redes sociais e aplicativos de mensagem, o varejista também pode promover esses programas e premiações, incentivando as pessoas a irem até a loja”.

Aposte em conteúdo visual de alta qualidade

Por último, o executivo reforça a importância do conteúdo de alta qualidade para as plataformas digitais. “Na rede social, a imagem é tudo. Por isso, é uma boa prática publicar vídeos e fotos de alta qualidade que mostrem o ambiente da loja, os produtos e a equipe”, orienta. “Transmissões ao vivo e publicações instantâneas com demonstrações de produtos ou tours pela loja podem despertar o interesse e atrair seguidores para visitar o local”, finaliza Bernardo.

Sobre a Zucchetti

Com uma versatilidade de produtos que atendem múltiplos setores, de varejo a indústrias, lojas virtuais a hotéis, a Zucchetti fornece software para 800 mil empresas em todo o mundo. Sendo a primeira software house italiana e uma das maiores companhias da Europa no segmento, a empresa tem sedes por toda a Itália e está presente em mais de 50 países, tais como Alemanha, Estados Unidos, França, Suíça e, há 13 anos, no Brasil — onde conta com 100 mil clientes e mais de 3.900 parceiros. No país, a empresa mantém três pilares — software ERPs, software de automação comercial (PDV) e sistemas de gestão para RH (HR Tech). No mundo, a Zucchetti conta com 8 mil funcionários e um faturamento anual de mais de 1.9 bilhão de euros.


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