Brasil,

Workshop da gente: Economista-chefe do Banco Santander analisa desafios e oportunidades para o Brasil e o mercado de seguros

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  JRS.Digital
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Clayton Calixto, economista-chefe do Banco Santander, integrou o time de palestrantes do XII Workshop da gente seguradora, na tarde do dia 20 de novembro, no Estribo Hotel Estância, em Santo Antonio da Patrulha (RS). Com a palestra “Perspectivas Econômicas para 2025”, ele promoveu uma análise ampla, com insights sobre o cenário global e nacional, apontando como as tendências econômicas podem impactar o mercado de seguros nos próximos anos.

Clayton iniciou abordando a economia global, destacando os reflexos da pandemia. “Os incentivos gerados pelas principais economias do mundo ainda têm impacto. O crescimento global foi de 3% em 2024, com destaque para a economia chinesa, que cresceu 5% acima da média global”, explicou. O especialista também destacou que a desaceleração da inflação em países desenvolvidos, acompanhada pela queda nas taxas de juros, deve beneficiar economias emergentes, como o Brasil.

No cenário doméstico, Clayton destacou três pilares principais: inflação, PIB e gastos do governo. Apesar da desaceleração observada, a inflação no Brasil segue acima da meta de 3% nos últimos anos. Em 2024, fatores como a catástrofe no Rio Grande do Sul e a seca severa no Nordeste, que impactaram os preços da carne e a energia hidrelétrica, levaram a uma inflação de cerca de 5%. “Para países acostumados com inflação de 0% a 1%, como na zona do euro, 5% é muito. No entanto, para nós, com nossa história inflacionária, o impacto é diferente, mas ainda preocupante”, apontou.

A expectativa de crescimento do PIB brasileiro, por outro lado, para 2025 foi ajustada para 2%, uma desaceleração em relação aos 3% projetados anteriormente. A alta taxa de juros, necessária para conter a inflação, afeta o poder de consumo das famílias e, consequentemente, impacta mercados como o de seguros.

A continuidade de programas sociais como o Bolsa Família e o pagamento de precatórios geraram crescimento nos últimos anos, mas a responsabilidade fiscal segue como um ponto de tensão. “Gastamos mais do que arrecadamos, o que eleva a dívida pública a patamares altos. Controlar os gastos públicos é essencial para manter um crescimento sustentável”, afirmou.

Impactos para o Mercado de Seguros

O economista trouxe uma análise específica para o setor de seguros, destacando melhorias graduais em algumas variáveis importantes:

Prêmios de seguros automotivos: Dados mostram uma tendência de melhora, com a média móvel de 3 meses indicando um avanço mais acelerado e a de 12 meses sugerindo estabilização.

Emplacamento de veículos novos: Segundo dados da Fenabrave, há um crescimento gradual no número de veículos novos em circulação, o que está diretamente ligado ao aumento da massa de rendimento das famílias e deve beneficiar o mercado de seguros.

Confiança do consumidor: O Índice de Confiança da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra uma estabilidade para os próximos 6 meses, refletindo otimismo moderado quanto à recuperação econômica.

“Esses indicadores revelam um cenário desafiador, mas com oportunidades concretas para o mercado de seguros, especialmente em segmentos como o de automóveis”, concluiu.

A palestra reforçou a importância de o setor acompanhar de perto as tendências econômicas e adaptar suas estratégias para um contexto de crescimento mais moderado, mas com estabilidade em algumas variáveis-chave. O evento seguiu com debates e apresentações que exploraram os desdobramentos dessas perspectivas para o mercado de seguros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar