3 estratégias para criar ambientes de trabalho atraentes para colaboradores
Especialista da Pitney Bowes explica como a satisfação no local de trabalho interfere, inclusive, na experiência do cliente
De acordo com a pesquisa Zendesk CX Trends 2023, empresas que priorizam o bem-estar dos funcionários possuem 20% a mais de chances de alcançar altos níveis de satisfação do cliente. Junto a isso, companhias com altos níveis de engajamento dos colaboradores têm 41% menos absenteísmo e 17% mais produtividade, conforme estudo da Gallup, empresa global de análise e consultoria.
Segundo Thais Mendes, Head of Client Experience em Smart Solutions da Pitney Bowes, multinacional orientada pela tecnologia que oferece soluções de envio em SaaS, inovação em correspondências e serviços financeiros para clientes em todo o mundo, para que esse ambiente seja criado é necessária a implementação de estratégias eficientes em que os colaboradores sintam-se atraídos, motivados e queiram estar e contribuir para com a empresa.
“Com as transformações do mercado de trabalho, criar um ambiente atraente e eficiente é essencial para atrair e reter talentos. Ambientes organizados e que oferecem comodidade impactam diretamente a produtividade e a satisfação dos colaboradores, além de fortalecerem a imagem da empresa como empregadora”, destaca Thais.
Investir em automação para mensageria e expedição
Automatizar a mensageria e a expedição de correspondências pode fazer uma diferença significativa no ambiente de trabalho, eliminando processos manuais demorados e evitando congestionamentos nas áreas de recepção. Com o uso de um sistema de automação, é possível centralizar a gestão de correspondências e encomendas, permitindo que os colaboradores acompanhem o recebimento e a expedição em tempo real, tanto no modelo presencial quanto no modelo híbrido de trabalho, isso garante mais organização e evita interrupções no fluxo de trabalho, resultando em um ambiente mais funcional e agradável.
Utilizar sistemas integrados para comunicação e feedback
Outro fator importante é facilitar a comunicação interna e o feedback entre a equipe. Sistemas de gestão de chamados, controle de estoque, gestão de salas de reunião e, até mesmo, fluxo de trabalho, são uma ferramenta útil para acompanhar as demandas internas, garantindo que as informações cheguem aos colaboradores com agilidade. A comunicação efetiva e o acompanhamento de tarefas dão aos colaboradores a segurança de que suas solicitações são atendidas de forma ágil e transparente.
“Quando a comunicação e a informação fluem, principalmente em modelos híbridos de trabalho, os colaboradores se sentem mais seguros, evitam retrabalho e tornam a rotina mais otimizada. Principalmente em um momento em que somos bombardeados por informações e buscamos mais equilíbrio entre produtividade e a jornada de trabalho”, complementa Mendes.
Criar Espaços de Trabalho Flexíveis e Otimizados
Espaços de trabalho flexíveis, com foco em tecnologia e integração, também se destacam como essenciais para um ambiente atraente. Com um sistema de mensageria automatizada, as empresas eliminam a necessidade de espaço para armazenamento temporário de encomendas e correspondências, liberando áreas para espaços colaborativos e de convivência, que estão cada vez mais criativos e integrados. Essa otimização de recursos permite que os colaboradores aproveitem melhor o ambiente físico, aumentando o bem-estar e a interação entre as equipes.
“Com essas estratégias, os times começam a ter uma cultura de excelência, onde estão mais preparados para resolver problemas e oferecer soluções em espaços de trabalho atrativos e jornadas flexíveis, gerando uma experiência mais positiva e satisfatória para o cliente, para o profissional e para a empresa”, finaliza a executiva.
Um levantamento da empresa Poppulo mostrou que 58% dos C-leves afirmam que garantir uma experiência positiva para o colaborador faz com que ele ofereça ao cliente uma experiência igualmente agradável.
Sobre a Pitney Bowes
A Pitney Bowes é uma empresa orientada pela tecnologia que oferece soluções de envio em SaaS, inovação em correspondências e serviços financeiros para clientes em todo o mundo, incluindo mais de 90% das empresas da Fortune 500.
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