Black Friday: o que marcas devem fazer para ter sucesso nas vendas online
Na tradicional data do varejo, que neste ano acontece em 26 de novembro, o faturamento do e-commerce deve ser de quase R$ 8 bilhões - um aumento de 10,18% em relação a 2023; Rodrigo Garcia, da Petina Soluções Digitais, comenta
A Black Friday se aproxima e é hora das empresas se prepararem para maximizar suas vendas online, pois, as perspectivas para as vendas por e-commerce são animadoras. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima para este ano um faturamento de R$ 7,93 bilhões - o que indica um crescimento de 10,18% em comparação ao ano anterior, quando o setor movimentou R$ 7,2 bilhões.
De acordo dados do Mercado Livre, este ano, as top cinco categorias nas quais os consumidores estão mais interessados em comprar são: Tecnologia (62%), grandes e pequenos eletrodomésticos (59%), roupas e calçados (58%), beleza (54%), móveis, decoração e casa (48%).
Pensando nisso, o especialista Rodrigo Garcia, da Petina Soluções em Negócios Digitais, listou cinco dicas essenciais que podem fazer toda a diferença para garantir uma participação bem-sucedida em uma das principais datas do varejo:
1. Monitore o mercado e os concorrentes
Antes da Black Friday, faça uma análise detalhada dos preços que a concorrência está praticando e do mercado em geral. Utilize ferramentas de monitoramento para entender as tendências de preços e ajustar suas ofertas de forma competitiva. “Essa pesquisa ajudará a garantir que suas promoções sejam atraentes e reais”, aconselha. Além disso, de acordo com uma normativa recente do Procon, para ganhar o selo de Black Friday, é necessário que o preço tenha sido o melhor dos últimos 60 dias, garantindo transparência nas promoções.
2. Fortaleça a reputação de seus produtos
A reputação é crucial no ambiente online. Invista em estratégias de marketing e comunicação que reforcem a confiança do consumidor. Responda a avaliações e feedbacks rapidamente, e garanta que seus produtos sejam vistos como confiáveis em plataformas de e-commerce e redes sociais.
“Grande parte dos consumidores de vendas online não abre mão de uma boa avaliação do produto desejado. Fique atento e mantenha sempre suas avaliações atualizadas”, explica Garcia.
3. Revise políticas de cancelamento e devolução
Certifique-se de que suas políticas de cancelamento e devolução sejam claras e justas. Isso é especialmente importante durante a Black Friday, quando a taxa de compras impulsivas pode aumentar.
“É importante compreender as políticas específicas de cada marketplace, já que cada um estabelece suas próprias regras. Por exemplo, no caso de devolução por arrependimento, alguns marketplaces seguem o prazo de 7 dias, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC), enquanto outros oferecem até 30 dias para devoluções.” afirma o especialista.
4. Prepare-se para demandas elevadas
Garanta que sua infraestrutura esteja preparada para lidar com o aumento no tráfego e nas vendas. Revise seus sistemas de gerenciamento de estoque, logística e atendimento ao cliente, pois a ruptura de estoque é um dos principais motivos de perda de faturamento. É fundamental entender que 20% dos produtos representam 80% do faturamento, portanto, não deixe faltar esses itens essenciais. Além disso, considere parcerias com marketplaces que possam ajudar a atender à demanda e otimizar a entrega.
“A estrutura oferecida por uma empresa em uma venda online é indispensável. Um site que não permita ao comprador finalizar a compra de forma rápida e prática pode ser um grande obstáculo para quem deseja aumentar as vendas durante a Black Friday. Ofereça a melhor experiência possível, pois um processo de compra complicado pode gerar estresse desnecessário e afastar os clientes”, diz Garcia.
5. Análise dados das edições anteriores
Estude os dados de vendas e comportamento do consumidor das edições anteriores da Black Friday. Identifique quais produtos tiveram maior aceitação e quais estratégias de marketing foram mais eficazes. “Usar todas essas informações para ajustar suas campanhas e maximizar suas vendas é o melhor caminho”, finaliza.
Sobre a Petina- Fundada em 2015, é pioneira na gestão de negócios online para indústrias e importadores em marketplaces nacionais e internacionais. São mais de 600 clientes atendidos, sendo de segmentos diversos, como Nike, Scala, Lupo, Guess, Puket, entre outras. Eleita melhor consultoria pelo Mercado Livre em 2021 e 2022. Responsável pela gestão de mais de R$ 60 milhões de vendas mensalmente nos marketplaces e e-commerces próprios. Seu objetivo principal é apoiar as empresas na digitalização do negócio com foco em performance em vendas com eficiência operacional.
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