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Como estar preparado para inserir a IA na sua estratégia de marketing?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vitor Gabriel da Costa Andrade
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Rafael Pittigliani, CEO na NeoPerformance

A Inteligência Artificial (IA) é uma das mais importantes tecnologias do século XXI, com seu impacto sendo presenciado por diversos âmbitos da sociedade. Ela pode ser aplicada em várias áreas, como diagnósticos médicos, atendimento ao cliente com chatbots, automação de processos industriais e, especialmente, em vendas e marketing. Para saber mais sobre as estratégias utilizadas por grandes empresas do mundo a partir do uso de Inteligência Artificial no Marketing confira abaixo:

A IA para análise de dados

No marketing digital, a transformação proporcionada pela IA é um processo em evolução, mas já mostra-se como uma aliada crucial nas estratégias de equipes e empresas ao redor do mundo. Um dos principais benefícios da IA no marketing é a análise preditiva, que utiliza dados históricos, algoritmos estatísticos e técnicas de machine learning para prever resultados futuros. Isso permite antecipar tendências, entender o comportamento do consumidor e avaliar a eficácia de campanhas.

O primeiro passo para realizar a análise preditiva é ter um “data lake”, que concentra todas as informações de todas as plataformas utilizadas em termos de dados, influenciando na performance do resultado final que você precisa. Este processo começa com a coleta de dados, seguida pela limpeza desses dados e a identificação de padrões por meio de técnicas de machine learning, para gerar previsões de comportamento. Com a análise preditiva, é possível otimizar estratégias de vendas, identificar clientes de alto valor, prever respostas de clientes às campanhas, detectar atividades fraudulentas, avaliar anomalias de investimento e tomar decisões financeiras baseadas em dados.

Parte de uma estratégia bem definida de marketing passa também pelos modelos de mix de marketing (MMM), que basicamente se baseiam em técnicas estatísticas para analisar dados históricos e identificar as relações entre o modelo de mix de marketing de uma empresa e os resultados obtidos.

O principal objetivo do MMM é estimar o efeito das variáveis que compõem o mix de marketing, deixando em segundo plano as métricas de resultados. Entender este movimento é importante para que a jornada do cliente seja identificada não apenas no início do processo no funil de vendas, mas em outros checkpoints que podem ser observados e analisados durante um possível interesse em um produto ou serviço da empresa, correlacionando resultados secundários por meio de diversas das ações criadas. Desta forma, é possível entender o impacto tanto no ambiente online, quanto offline, e este movimento sempre pode ser diferente para cada país, que possui especificidades na atuação de seus consumidores.

Benefícios

A automação é outro processo essencialmente beneficiado pela IA. Ela permite otimizar processos, realizar análises comportamentais dos usuários e integrar campanhas por meio de diferentes plataformas. Se eu consigo reportar mais insights para as plataformas, eu preciso de mais conteúdo, escalando a criação de peças e conteúdos. Mecanismos de inteligência artificial permitem que ferramentas desta tecnologia auxiliem na criação de conteúdo, permitindo a produção de volumes maiores com a mesma qualidade, além de auxiliar na adaptação contextual para diferentes plataformas e públicos, além de sugerir abordagens criativas e inovadoras com novas ideias e formatos.

Hoje, as principais ferramentas que podem auxiliar neste processo de criação para os times de marketing são: Chat GPT, Gemini, MidJourney, Adobe Firefly, Vidmob, VEED.IO e Sora, além de soluções específicas para marketing, como Copy.ai, Adcreatives.ai e Hubspot.

A IA para escalar estratégia

Uma campanha de marketing personalizada pode ser a chave para o sucesso de vendas. Ajustar o conteúdo criativo para alinhar-se às preferências individuais e segmentar a audiência com a ajuda da IA nos anúncios dinâmicos otimiza o engajamento e as conversões em tempo real. É importante entender até onde sua campanha pode ir, definindo o mercado e público-alvo, além da persona que deseja atingir.

A experiência do usuário é um ponto crucial no marketing, especialmente ao tentar entrar em contato com a plataforma para tirar dúvidas. Os chatbots, com o avanço da IA e do processamento de linguagem natural, tornaram-se ferramentas poderosas na interação entre empresas e clientes. Eles fornecem suporte personalizado 24 horas por dia, aumentando a satisfação do cliente e fortalecendo a reputação da marca.

Com a capacidade de analisar dados do cliente em tempo real, os chatbots podem oferecer suporte personalizado e recomendações, entendendo as necessidades e preferências individuais de cada cliente. Isso permite direcionar ofertas relevantes e fornecer uma experiência mais construtiva.

Futuro da Inteligência Artificial no Marketing

O avanço da tecnologia permite que novas estratégias sejam construídas, e o uso da IA é hoje essencial na pavimentação de um futuro onde o usuário está cada vez mais atento ao que pode receber por determinado produto ou serviço. Isso faz com que as empresas precisem se empenhar cada vez mais na construção de novidades que engajem o público e se mostrem diferentes por meio do uso da IA em suas estratégias de marketing.

Sobre Rafael Pittigliani

Com 15 anos de experiência em marketing digital, Rafael consolidou sua expertise liderando equipes e desenvolvendo metodologias inovadoras para impulsionar resultados. Sua trajetória inclui a gestão de clientes estratégicos como Mastercard, Nestlé, Anhembi Morumbi e L'Oréal, além da reestruturação do departamento de marketing online do Peixe Urbano, culminando na venda da empresa após um bem-sucedido turnaround.

Atualmente, como um dos fundadores e CEO da NeoPerformance, Rafael lidera um hub de experts em marketing digital e retail media para grandes marcas. A NeoPerformance utiliza dados e soluções inovadoras para otimizar o envio de sinais para as plataformas, mapeando todo o funil de vendas em busca de perdas e oportunidades de crescimento. A NeoPerformance hoje oferece expertise e estratégias personalizadas para impulsionar o desempenho de vendas no cenário digital, atendendo marcas líderes de seus segmentos no Brasil, México e Estados Unidos.

Sobre a NeoPerformance

Fundada por Rafael Pittigliani e Rodrigo Chaves, a NeoPerformance, agência de marketing digital com sede no Rio de Janeiro, Brasil, expandiu globalmente após adquirir a Tetris.co e integrar o CTO Pablo Lemos. Com escritórios no México e Estados Unidos, a agência é pioneira em marketing digital, destacando-se pelo uso inovador da ferramenta NeoDash para análises detalhadas e metrificação precisa de campanhas. Suas estratégias avançadas asseguram a liderança competitiva de seus clientes nos mercados. A NeoPerformance é reconhecida por seu compromisso com inovação e colaboração, frequentemente validada por prêmios como o Prêmio L'Oréal de Melhor Fornecedor e o Meta 2024 DATACAMP, evidenciando sua capacidade de entregar soluções de marketing digital excepcionais e competitivas globalmente.


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