Benefícios de empresa saudável vão de previdência privada a licença pet

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Olavo Pesch

Benefícios de empresa saudável vão de previdência privada a licença pet

Pesquisa que resultou na certificação da Evoltz como Healthy Place to work norteou várias ações voltadas principalmente ao bem-estar financeiro e pertencimento dos colaboradores

Plano de previdência privada com 50% de subsídio, palestras sobre gestão financeira, licença pet de cinco dias para adotantes de cães ou gatos, Café com CEO, gincana de exercícios físicos e Programa de Apoio ao Colaborador (PAC). São apenas alguns dos benefícios que a Evoltz, holding operacional gestora de concessões de linhas de transmissão de energia em dez estados brasileiros, oferece aos seus aproximadamente 130 colaboradores - distribuídos entre a sede no Rio de Janeiro (RJ) e subestações em vários estados. As medidas fazem parte do plano de ação desenvolvido pela empresa após suas equipes de trabalho participarem da pesquisa que resultou na certificação Healthy Place to work, em agosto de 2023.

Com engajamento de 88% do seu efetivo, 84% dos respondentes disseram que consideram a Evoltz um lugar saudável para trabalhar. “Tivemos resultados acima de 70% em todos os indicadores, com destaque para propósito (77%), conexões (72%), resiliência mental (76%) e saúde física (73%)”, detalha Miriam Cardoso, head de Pessoas & Cultura da Evoltz. Propósito, conexão, resiliência mental e saúde física são os quatro pilares da Ciência do Bem-Estar, ferramenta de gestão estratégica adotada pela Healthy Place para ajudar organizações a se tornarem saudáveis e lucrativas. Conforme o estudo “ROI do Bem-Estar 2024”, realizado pela plataforma Wellhub com 2 mil líderes de RH globais, empresas com programas de bem-estar holísticos, que abrangem múltiplas áreas, como saúde mental e condicionamento físico, tiveram retornos de até 150% sobre o investimento - contra 0% a 50% nos programas mais limitados.

Segundo Miriam, apesar de a pesquisa não ter apontado nenhum ponto crítico na Evoltz, sinalizou que a organização poderia trabalhar melhor o bem-estar financeiro e a cultura corporativa. Em relação à saúde financeira, a Evoltz passou a promover palestras para ajudar os colaboradores a aplicarem seu dinheiro e, em maio deste ano, implantou o benefício da previdência privada, aprovado pelo comitê em dezembro de 2023. “A empresa contribui com R$ 1 para cada R$ 1 aportado pelo trabalhador neste investimento de longo prazo que é seguro para a aposentadoria deles”, aponta.

Pertencimento

O segundo ponto que a pesquisa da Healthy Place mostrou que a empresa poderia avançar foi na questão do pertencimento. “Criamos um grupo focal que desenvolveu um plano de ação para o nosso projeto de transformação cultural, que resultou no Jeito Evoltz de Ser, a cultura corporativa que norteia a atuação e todas as ações da empresa. Pensando na melhora do clima organizacional, realizamos ações de integração com foco em deixar o ambiente de trabalho mais leve, feliz e participativo”, relata a gestora. Por exemplo, a criação da página da carreira possibilita crescimento dentro da empresa através de candidatura a vagas internas. A Evoltz também idealizou o Café com CEO, que acontece uma vez por mês, com até cinco colaboradores, visando essa aproximação entre liderança e liderados.

Outra ação voltada à integração do quadro de pessoal é o café da manhã todas as quartas-feiras, às 9h, com obrigatoriedade de comparecimento presencial de todos os colaboradores (já que muitos trabalham no modelo híbrido). Após o café, a cada semana, um colaborador tem 15 minutos para expor aos colegas uma pauta à sua escolha - como segurança durante a rotina de trabalho e no cotidiano, qualidade de vida, cuidados com a saúde e o meio ambiente - no Dose de Vida. Além dessas iniciativas, a Evoltz também concede licença pet de cinco dias para quem adota um animal de quatro patas, short friday, day off de aniversário e acesso a plataforma de descontos em atividades físicas, como academias, e de bem-estar, como mindfulness, terapia, nutrição e qualidade do sono.

Saúde e bem-estar

A pesquisa aplicada pela Healthy Place também forneceu insights para um conjunto de medidas voltadas à saúde e bem-estar na Evoltz. “Acreditamos que priorizar a saúde dos nossos colaboradores é essencial para o desenvolvimento e crescimento do nosso negócio. Um time saudável é também mais engajado, produtivo e feliz. Por isso, implementamos uma série de benefícios e iniciativas para reforçar nosso compromisso com a qualidade de vida e o bem-estar físico e mental de cada membro da nossa equipe”, explica a head de Pessoas & Cultura.

Com 4.425 horas de atividades, a gincana competitiva “Estou On Com a Saúde” estimulou a prática de exercícios e a integração entre as pessoas. Na famosa corrida de rua Circuito das Estações, a empresa ofereceu aos colaboradores um espaço exclusivo com buffet saudável, sessões de massoterapia e aulão de alongamento com profissionais especializados. Já a Trilha de Conscientização do Outubro Rosa e Novembro Azul, no Morro da Urca, reuniu colaboradores, amigos e familiares, para reforçar a importância dos hábitos saudáveis na prevenção de doenças.

Por sua vez, a Semana da Saúde consistiu em uma programação de 120 horas de atividades, como avaliação nutricional e bioimpedância, auriculoterapia, shiatsu e ginástica laboral coletiva. Entre os diversos benefícios oferecidos pela Evoltz, o Programa de Apoio ao Colaborador (PAC) oferece atendimento social, psicológico e suporte emocional, além de orientação jurídica e financeira, extensível também aos dependentes dos colaboradores.

“Investir na promoção da saúde e bem-estar dos trabalhadores é uma tendência mundial, está no topo das prioridades das empresas que almejam alto desempenho sustentável, como bem demonstra o case da Evoltz”, destaca o CEO da Healthy Place Brasil, André Lit. Através de perguntas feitas aos colaboradores, relativas à percepção deles sobre o bem-estar pessoal e da organização, a Healthy Place apresenta um diagnóstico da condição da empresa perante o mercado e sugere um plano de ação para que o negócio atinja a performance máxima com base nos quatro pilares da Ciência do Bem-Estar.

Sobre a Healthy Place

A Healthy Place no Brasil é a representante da empresa global Healthy Place to Work, que já conta com mais de 30 marcas de alto valor de mercado certificadas pela sua tecnologia. Com representantes em dez países, a Healthy Place é uma resposta natural à demanda cada vez mais frequente por parâmetros de bem-estar e qualidade de vida corporativa, utilizando um benchmark global. As empresas que passam pelo processo de certificação têm seu bem-estar avaliado do ponto de vista anonimizado dos funcionários, a partir dos aspectos de Propósito, Resiliência Mental, Conexão e Saúde Física, com análise de 21 temas específicos.