Brasil,

Estudo revela desafios e desigualdades para empreendedores negros no Brasil

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiano Matos
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Keysa Mascena - Foto: Ares Soares Keysa Mascena - Foto: Ares Soares

Pesquisa em parceria com a instituição de pagamento Cactvs destaca as dificuldades e a menor renda enfrentada pelos empreendedores negros

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE, revela que o Brasil possui 29,9 milhões de donos de negócios. Deste total, 15,9 milhões são negros, representando 52% dos empreendedores no país. O Ceará destaca-se acima da média nacional, com negros representando cerca de 70% dos donos de negócios no Estado.

Keysa Mascena, pesquisadora do programa de bolsas SEMEAD PQJr e a Cactvs, desenvolveu um estudo mapeando a quantidade de empreendedores negros no estado e as dificuldades enfrentadas por eles para manter seus negócios. Ela afirma: “existe uma grande discrepância para esse público. Os negros já montam seus próprios negócios por serem segregados do mercado formal, mas, como empreendedores, também são marginalizados. Apesar da evolução ao longo do tempo, essa é uma cultura muito forte em todo o Brasil”.

Apesar de serem maioria no país, os empreendedores negros ainda possuem uma média de ganhos cerca de 32% menor do que os donos de negócios brancos. Enquanto os empresários brancos do sexo masculino têm uma média de ganhos mensais de R$ 3.231,00, os homens negros donos de negócios faturam, em média, R$ 2.188,00.

Essa disparidade é ainda maior quando comparada à renda das empreendedoras negras. Segundo o estudo do Sebrae, a média mensal de ganhos das empreendedoras negras é de R$ 1.852,00, enquanto as mulheres brancas donas de negócios faturam, em média, R$ 2.706,00. Keysa acrescenta: "Os negros ainda sofrem muitas dificuldades no empreendedorismo, desde a obtenção de crédito até o acesso a redes de apoio e formação. Essas barreiras precisam ser enfrentadas para que possamos alcançar uma verdadeira equidade no setor."

Sobre a Cactvs Educa

Desde 2021, a Cactvs Educa incentiva pesquisadores brasileiros a desenvolver estudos no setor econômico, especialmente em microfinanças e microcrédito. Em 2025, a empresa ampliará esse apoio, oferecendo mais vinte bolsas de estudo para pós-graduandos, com seleção transparente realizada em parceria com universidades. Até agora, a Cactvs já investiu 1,88 milhão de reais em pesquisa. A instituição de pagamento se dedica a promover o crescimento dos microempreendedores, oferecendo funcionalidades financeiras em um único aplicativo, incluindo conta digital sem tarifas, transações via Pix, pagamento de boletos, transferências e saques em caixas eletrônicos.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar