Centro do Exercício: atendimento personalizado no cuidado com a saúde em Porto Alegre

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Seguro Gaúcho | André Bresolin

A população vem demonstrando ao longo dos anos uma preocupação crescente com a própria saúde. Além da realização de consultas médicas, exames clínicos e da opção pela alimentação equilibrada, tem aumentado o número de praticantes de atividades físicas que desejam uma vida mais saudável. Para isso, existem espaços especializados em auxiliar quem deseja realizar exercícios físicos com orientação profissional. Em Porto Alegre (RS), um desses ambientes é o Centro Integrado de Medicina do Exercício (CIME).

O CIME tem como objetivo proporcionar saúde e qualidade de vida por meio de programas de exercícios personalizados. “Nossa proposta disponibiliza para os alunos reabilitação cardíaca, reabilitação e condicionamento físico, treinamento funcional para a terceira idade e programa de redução de peso”, explica a educadora física e sócia do CIME, Ester Rei de Oliveira.

Os programas de exercício são personalizados e elaborados a partir das necessidades específicas de cada pessoa, que são identificadas nas avaliações iniciais realizadas por um médico e um educador físico. A filosofia da empresa vai além da realização de atividade física, como ocorre nas academias. “Antes de nosso aluno iniciar o treino sempre verificamos pressão arterial, freqüência cardíaca e oxigenação para saber se ele apresenta as condições adequadas de saúde para a prática de atividades físicas. Depois ele tem a sua disposição um educador físico que irá orientá-lo o tempo todo”, explica a educadora física e sócia do CIME, Tânia Theves.

Existem várias evidências mostrando que o exercício físico regular é muito benéfico para a saúde, além de proporcionar a sensação de bem-estar, melhorar a autoestima, reduzir os sintomas depressivos e proporcionar benefícios ao organismo.

Muitas pessoas que procuram o CIME apresentam fator de risco ou algum problema cardíaco em que a prática de atividade física especializada é recomendada para a melhoria da saúde. Existem também aqueles que têm algum grau de obesidade e através da prática de exercícios almejam uma mudança de vida que vai além da perda de peso.

Devido a uma arritmia cardíaca Luizita Moraes foi orientada por seu cardiologista a realizar regularmente exercícios físicos com acompanhamento de profissionais da saúde. “Isso aconteceu no ano de1985. Comecei a freqüentar o CIME e nunca mais parei. Além dos benefícios que tive com a reabilitação, esse ambiente me proporciona socializar com muitas pessoas. Tenho vários amigos aqui”, destaca. Jussara Santos tem a mesma opinião que Luizita. “Além do acompanhamento e da atenção que recebo dos educadores físicos durante os exercícios, aqui eu me sinto em casa, pois o ambiente é acolhedor e familiar”, disse Jussara.

Para saber mais sobre os programas de exercícios personalizados do CIME, acesse https://cime.com.br/.