5 maneiras de potencializar lideranças femininas nas organizações

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Stefany Oliveira

5 maneiras de potencializar lideranças femininas nas organizações

De acordo com o GPTW 2024, mulheres são a maior força de atuação em prol da diversidade e inclusão

No atual panorama corporativo, a busca pela equidade de gênero é mais do que uma aspiração, mas uma necessidade urgente, já que dados indicam que as mulheres ocupam menos de 40% dos cargos de liderança no Brasil. Contudo, elas estão à frente quando se trata de impulsionar ações de Diversidade e Inclusão nas organizações, representando 69,8% do esforço, conforme apontado no relatório "Tendências de Gestão de Pessoas", divulgado pelo Great Place To Work, em 2024.

As vantagens da liderança feminina vão além das fronteiras corporativas, influenciando positivamente desde os resultados em práticas de ESG até a distribuição de renda no país. Pensando nisso, a Maternidade nas Empresas, consultoria especializada em equidade de gênero pela valorização da parentalidade e suas interseccionalidades no ambiente corporativo, lista cinco dicas de como potencializar lideranças femininas.

Envolver homens na pauta do cuidado

Reconhecer que a responsabilidade pela criação dos filhos e filhas não deve recair exclusivamente sobre a mulher é o primeiro passo e, para isso, é importante incentivar a igualdade de participação das figuras parentais e uma divisão equitativa de tarefas, para superar os estereótipos de gênero e abrir oportunidades de carreira para as mulheres. Isso pode incluir a implementação de políticas de licença parental igualitárias e programas de suporte à família que valorizem o equilíbrio entre trabalho e demanda pessoal.

Diversidade e letramento de liderança no processo seletivo

Priorizar a diversidade nos processos seletivos é outro ponto que visa garantir que o recrutamento e seleção sejam inclusivos, buscando ativamente candidatos qualificados e promovendo a representatividade feminina em todos os níveis da empresa. Além disso, o letramento da liderança é imprescindível para garantir que haja uma abordagem justa no momento da entrevista, de maneira que não sejam feitas perguntas discriminatórias e preconceituosas, que reforcem estereótipos de gênero.

Cultura organizacional focada na humanização

É importante cultivar uma cultura baseada em valores como empatia, colaboração e inclusão, que também são desenvolvidos e exercitados por meio da parentalidade, a fim de inspirar equipes e promover um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo. Nesse sentido, a segurança psicológica permite às pessoas dividirem suas necessidades e construírem caminhos que favoreçam o equilíbrio.

Investimento no desenvolvimento profissional

Estabelecer programas formais de mentoria é uma estratégia que funciona de forma efetiva. Líderes femininas podem orientar e serem orientadas por outras mulheres em ascensão na carreira, compartilhando experiências, conhecimentos e oferecendo suporte mútuo. Também é possível viabilizar oportunidades específicas de desenvolvimento profissional, como workshops, cursos e palestras focados em habilidades de liderança, negociação, comunicação e gestão de equipe, além de programas de mentoria voltados para o acolhimento no retorno da licença maternidade, que vão impactar no crescimento e empoderamento das profissionais.

Promoção da autenticidade e construção de redes de apoio

Incentivar as mulheres a serem autênticas e valorizar suas características individuais é um meio de criar ambientes onde elas se sintam confortáveis para expressar suas opiniões e ideias. Além disso, é importante fomentar a criação de espaços para gerar conexões reais, promovendo não só o networking, mas também a rede de apoio, que torna-se uma forma de empoderamento e consequentemente da permanência desse grupo nos cargos de liderança. Nesse sentido, investir no fortalecimento da presença feminina na alta gestão não é apenas uma questão de justiça social, mas também uma estratégia inteligente para impulsionar o crescimento e a inovação nas organizações.

Sobre a Maternidade nas Empresas

Fundada em 2017 por Luciana Cattony, Mestra em Parentalidade, e Susana Sefidvash Zaman, Mestra em Equidade de Gênero e Inclusão, a Maternidade nas Empresas é uma consultoria especializada em equidade de gênero pela valorização da parentalidade no ambiente corporativo, que possui como um das abordagens a perspectiva interseccional, reconhecendo e valorizando a diversidade das famílias plurais. Em 2023, criou o Pacto pela Parentalidade, ecossistema entre pessoas e empresas que já conta com mais de 3 mil assinaturas, e tem como objetivo propor ações que apoiem mães e insiram homens na pauta do cuidado, impulsionando uma verdadeira transformação social. A consultoria já alcançou mais de 400 mil pessoas e atendeu cerca de 100 empresas, como Vivo, Suzano, Mondelez, JTI, Comgás e Whirlpool, trazendo soluções concretas com base no diagnóstico, a fim de reter talentos e reduzir a disparidade de gênero.