Brasil,

Alba Seguradora vence o prêmio Master Marketing Empresarial com case de rebranding

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alba Seguradora
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Alba Seguradora foi a vencedora do prêmio Master Marketing Empresarial 2024 do Anuário Empresarial com o case de rebranding. O prêmio foi recebido por Ana Marta Garcia, Gerente Executiva de Comunicação, Marketing e Experiência do Cliente da Companhia. O Master Marketing Empresarial reconhece as boas práticas das empresas em prol do desenvolvimento sustentável, através de um júri qualificado que avalia cases nas áreas de ESG, Inteligência Artificial, Marketing, Comunicação Digital e Branding. Essa iniciativa é promovida por Enio Carvalho, CEO da MKT Consult.

Alba Seguradora: rebrandig, transformação digital e ESG em 154 anos de história

Com seus 154 anos, a Cia de Seguros Aliança da Bahia, hoje Alba Seguradora, foi fundada em 1870, no Segundo Reinado, quando teve a sua primeira apólice de seguro marítimo autorizada pelo imperador Dom Pedro II. A tradicional empresa atravessou as várias fases da República brasileira e guerras mundiais, sobrevivendo a inúmeras moedas e crises econômicas. A companhia faz parte da holding do Grupo Aliança da Bahia que, além da área de seguros, atua ainda nos segmentos da agropecuária, imobiliário e engenharia. Em 2023, em tempo de globalização, conectividade e inteligência artificial, a Cia de Seguros Aliança da Bahia entra em um novo ciclo como Alba Seguradora.

Virada de chave – A Seguradora foi líder de mercado por décadas e responsável por grandes operações . Durante essa trajetória notável, a seguradora sempre foi inovadora e garantiu grandes projetos, incluindo a complexa obra de engenharia da Hidrelétrica de Itaipu. Atualmente, a Alba Seguradora atua em 10 diferentes linhas de negócios em Seguros Gerais”, pontua Ana Marta Garcia, Gerente Executiva de Marketing, Comunicação e Experiência do Cliente da Alba. O segredo está na sua qualidade técnica e no trabalho de fortalecimento da marca e investimento em rebranding e comunicação. Uma atuação que ganha respeito por sua trajetória e como exemplo de gestão estratégica.

Rebranding, reposicionamento e estratégia

A mudança trouxe a necessidade de promover ações para reposicionar a companhia de seguros no mercado. A Alba investiu em marketing e comunicação. Primeiro, com a modernização da logomarca e mudança de nome, que passou de Companhia de Participações Aliança da Bahia para Alba Seguradora. O processo foi intenso e transformador em todos os aspectos da gestão. “Imagine uma startup dentro de uma empresa de 154 anos. É assim que a gente se sente”, brinca a gerente executiva.

Transformação digital – Dentro desse cenário, se destaca a transformação digital da empresa. A modernização dos processos incluiu a digitalização de toda a operação, que era manual. “As mudanças unem tradição, experiência e inovação tecnológica para guiar os novos rumos da trajetória da companhia”, aponta Ana Marta.

Brasilidade – Outro ponto relevante é a simbologia da nova marca, que ganhou a cor verde. “O triângulo que é um símbolo na nossa marca representa Tradição, Inovação e Brasilidade. Além disso, a marca antiga tinha apenas a cor azul. Trouxemos o verde, para mostrar que temos muito orgulho de ser a única seguradora no país com capital 100% nacional”, assinala a gerente.

Presença online – A Alba Seguradora passou também a investir nas redes sociais, para construir uma comunidade digital forte. Site, Instagram, Facebook e LinkedIn ganharam atenção especial. “Adotamos estratégias de SEO para melhorar nosso ranqueamento no Google, postamos com periodicidade, conteúdos de qualidade e de interesse do nosso cliente direto, que é o corretor. Porque quanto mais a gente explica para o corretor o que nós temos, mais ferramentas ele terá para o cliente final entender o produto e adquirir”, pontua Ana Marta.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar