SindsegSC: há 100 anos democratizando os seguros e impulsionando a economia catarinense

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  JRS.Digital

Participando ativamente das principais mudanças securitárias desde 1924, o Sindicato das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização no Estado de Santa Catarina (SindsegSC) teve papel fundamental em diversas melhorias, como a criação das normas para a atuação dos corretores de seguros em 1965. Em 28 de agosto, a organização completou um século desde que foi criada como Comitê Mixto Paranaense e Santa Catharinense de Seguros, e segue atuante em eventos relevantes da história do Brasil.

A transferência da sede para Blumenau durante as décadas de 1930-40, motivada pelo crescimento econômico do Vale do Itajaí, representou um novo momento para a organização, finalizado em 1973 com a compra do prédio próprio. Desde 1990, o SindsegSC tem tido um papel crucial na melhoria do ambito segurador, lidando com crises e promovendo avanços e crescimento no setor.

Atualmente, o SindsegSC é presidido por João Amato, que está à frente da gestão 2022/2025. Com quase três décadas de atuação no mercado segurador, Amato tem uma trajetória destacada, especialmente em seguradoras multinacionais, e ocupa o cargo de Diretor Comercial Regional Sul na Zurich Seguros. “Presidir e liderar ações junto às seguradoras associadas ao SindsegSC é algo que me traz grande responsabilidade e orgulho. Juntos, vamos buscar a especialização do conhecimento, promover debates de ideias, trocas de informações e o aprimoramento constante, com o objetivo de fortalecer o setor e elevar as habilidades dos profissionais que atuam no mercado”, afirma

Desafios e conquistas do Sindicato

Ao longo dos anos, a entidade superou diversos desafios. Entre os mais recentes, a pandemia de Covid-19 e a recessão econômica colocaram à prova a capacidade de adaptação do setor. “Nosso desafio durante a pandemia foi manter a indústria relevante e acessível, especialmente em um cenário de retração econômica. Foi necessário muito esforço e inovação para continuar atendendo a população de maneira eficaz”, relata Amato.

Com apenas 3% do PIB direcionados aos seguros, o Brasil demonstra baixa penetração, especialmente nas classes menos favorecidas. Amato aponta que um dos maiores desafios foi ampliar o acesso ao seguro para as classes C, D e E, que começaram a ver mais valor nesses produtos, especialmente após a pandemia. “Em 2022, conseguimos um crescimento significativo nos microsseguros, com um aumento de 78% em relação ao ano anterior, alcançando R$ 1,05 bilhão em prêmios”, explica.

Além disso, o sindicato tem sido um órgão técnico e consultivo crucial para o governo de Santa Catarina, contribuindo com estudos, assessoria e capacitação profissional. “Essas iniciativas permitiram que as seguradoras do estado não apenas navegassem por tempos difíceis, mas também crescessem ao introduzir novos produtos e serviços adaptados às necessidades da população”, afirma.

A dedicação com a modernização

A inovação tem sido outro pilar estratégico do SindsegSC, que tem trabalhado ativamente em uma necessidade cada vez mais urgente que exige transparência e simplicidade para atender um público mais amplo. Segundo o executivo, a transformação é essencial para ampliar o alcance dos seguros, criando modelos de negócios digitais que atendam de forma eficaz às reais necessidades dos consumidores. “Essas conquistas impactaram diretamente a vida dos catarinenses, proporcionando maior segurança financeira e proteção contra riscos diversos, ao mesmo tempo, em que ajudaram a dinamizar a economia local através do fortalecimento das empresas e da geração de empregos”, explica.

Impacto na economia catarinense

O SindsegSC também exerce um impacto significativo na economia de Santa Catarina. Ao promover um mercado sólido e bem regulamentado, a entidade contribui diretamente para a criação de um ambiente de negócios mais estável. “Santa Catarina é a sexta maior economia do Brasil, e setores como indústria, agropecuária e turismo dependem fortemente de um sistema de seguros robusto. Nossa atuação ajuda a fortalecer esses setores, gerando empregos e desenvolvimento regional”, diz Amato.

Com iniciativas como o Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros (PDMS), o sindicato tem ampliado a oferta de produtos que cobrem riscos específicos, como os seguros cibernéticos, contribuindo para que empresas e indivíduos possam se proteger contra adversidades econômicas e sociais. “Nosso compromisso é enfrentar questões complexas como as fraudes no mercado de seguros, que representam um desafio significativo para o setor. Ao investir em mecanismos de controle e prevenção, ajudamos a proteger tanto as seguradoras quanto os consumidores, promovendo uma maior confiança no mercado e garantindo que os recursos sejam utilizados de maneira eficiente e segura”, destaca Amato.

Celebrando a história, construindo o futuro

O centenário do SindsegSC foi marcado por uma série de eventos que celebram o legado da entidade e abrem caminho para os próximos 100 anos. Uma das principais celebrações ocorreu em Blumenau, no dia 20 de agosto, reunindo líderes do setor, autoridades e jornalistas de todo o país. Dyogo Oliveira, presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), foi um dos palestrantes e destacou a importância de enfrentar os desafios das mudanças climáticas no mercado de seguros.

Durante o evento, o SindsegSC apresentou sua nova logomarca comemorativa, que simboliza a continuidade e o crescimento da entidade. “A nova logomarca representa nosso compromisso com o futuro. Ela é um símbolo de inovação e adaptação, refletindo nossa capacidade de proteger a sociedade catarinense por mais 100 anos”, explica Amato.

O design, em tons de verde, incorpora o símbolo do infinito, simbolizando o passado, presente e futuro do SindsegSC, além de um binóculo, que representa a vigilância constante e o compromisso com a proteção. “Ele representa a união de tradição e modernidade, um verdadeiro reflexo do SindsegSC como um líder no mercado de seguros, sempre olhando adiante e preparado para os desafios que estão por vir”, conclui.

Com uma história rica em realizações e um futuro promissor à frente, o SindsegSC segue firme em sua missão de proteger e servir a sociedade catarinense, proporcionando segurança financeira e contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado.