Brasil,

Chatbot: como treinar sua IA para atendimentos complexos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dani Portela
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Chatbot: como treinar sua IA para atendimentos complexos

por Diego Martins*

Chatbots impulsionados pela Inteligência Artificial Generativa (GenAI) estão revolucionando a maneira como as empresas interagem com seus clientes, oferecendo eficiência operacional e personalização em larga escala. Contudo, treinar uma Inteligência Artificial (IA) para lidar com situações complexas de atendimento ainda é um grande desafio, tendo em vista que a capacidade dessa tecnologia entender e resolver problemas difíceis pode ser a diferença entre um cliente satisfeito e uma experiência frustrante.

Segundo pesquisa da Capterra, consultoria de mercado on-line, 70% dos consumidores do país acreditam que o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) melhorou nos últimos anos. Com a integração e o avanço da IA nas organizações, as ferramentas de sistema de atendimento ao cliente e as plataformas de IA conversacional têm ajudado a impulsionar essa satisfação do cliente.

Os benefícios que essas ferramentas oferecem, como a disponibilidade 24/7, a ausência de restrições de idioma, a capacidade multicanal, e a manutenção do contexto de conversas anteriores são os diferenciais dessas ferramentas no atendimento ao cliente.

É possível observar também que a imagem inicial dos chatbots como meros economizadores de custos está mudando, já que as capacidades tecnológicas avançaram significativamente, permitindo uma experiência de usuário mais satisfatória, sobretudo com o aspecto mais humanizado das interações durante o atendimento. Isso porque, ao usar a GenAI, os chatbots podem entender o contexto e as nuances das conversas e, dessa maneira, começam a oferecer um suporte mais próximo ao humano, deixando de lado o perfil de ‘robótico’ para criar uma experiência mais envolvente e satisfatória.

Outra vantagem nesse tipo de atendimento é que a GenAI permite a automação de processos repetitivos, liberando os atendentes para focar em interações complexas e de mais valor, o que, em última análise, aumenta a eficiência e reduz custos operacionais. Além do mais, atualmente, já não é difícil encontrar empresas que deixam a ferramenta resolver 100% de algumas conversas ou reclamações não críticas.

No entanto, para que essas vantagens sejam colocadas em prática, as empresas devem considerar treinamentos especializados das ferramentas. Nesse sentido, a IA generativa pode ser combinada com fluxos de decisão clássicos e modelos determinísticos inovadores para aproveitar ao máximo cada tecnologia em soluções únicas.

É importante, portanto, equilibrar a eficiência dos chatbots com a necessidade de um toque humano para que a ferramenta tenha capacidade de reconhecer quando um cliente precisa de mais assistência e transferir a conversa para um atendente de forma suave e eficiente.

Nesse processo, há desafios que devem ser levados em conta. Dentre eles, está a gestão de dados, a personalização e a integração com sistemas legados utilizando APIs (‘Interface de programação de aplicações’, em português) robustas e soluções de middleware, a fim de garantir que os chatbots possam acessar e utilizar informações precisas e atualizadas.

À medida que avançamos na era digital, o uso dessas ferramentas de IA foi deixando de ser apenas uma ‘tendência’, para se tornar uma necessidade estratégica de qualquer negócio que busca otimizar o atendimento ao cliente. Nesse contexto, a expectativa é que, com o tempo, os chatbots fiquem ainda mais avançados, capazes de lidar com interações mais complexas, contudo, sempre com a supervisão humana, a fim de proporcionar experiências cada vez mais satisfatórias e eficientes a cada usuário, garantindo não só a sua satisfação, mas também a fidelização e o sucesso do seu negócio.

*Diego Martins é vice-presidente de Inteligência Artificial da Globant, empresa nativa digital focada em reinventar negócios por meio de soluções tecnológicas inovadoras.

Sobre a Globant

Na Globant, criamos os produtos nativos digitais que as pessoas adoram. Preenchemos a lacuna entre negócios e consumidores por meio da tecnologia e da criatividade, aproveitando nossa experiência como potência em IA. Ousamos transformar digitalmente as organizações e nos esforçamos para encantar seus clientes.

- Contamos com mais de 28,9 mil funcionários e estamos presentes em 33 países, abrangendo 5 continentes, trabalhando para empresas como Google, Electronic Arts e Santander, entre outras.
- Fomos reconhecidos como Líder Mundial em Serviços de IA (2023) e Líder Mundial em
- Serviços de Melhoria da Experiência do Cliente (2020) pelo relatório IDC MarketScape.
- Somos a marca de TI que mais cresce e a quinta marca de TI mais forte no mundo (2024), de acordo com a Brand Finance.
- Também fomos destaque em estudos de caso de negócios em Harvard, MIT e Stanford.
- Somos membros ativos da Green Software Foundation (GSF) e do Cybersecurity Tech Accord


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar