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Como ferramentas podem impulsionar o sucesso dos Corretores de Seguros

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/Fernando Oliveira
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A cada novo dia, a tecnologia tem se tornado um aliado mais forte em diversos ambientes de trabalho, e claro que não poderia ser diferente no mercado de seguros. Segundo dados da CNseg, cerca de 56,5% das empresas do setor apontam que mais de 75% de seus processos já podem ser realizados digitalmente, o que claramente demonstra a força da tecnologia no mercado. Tendo amplas possibilidades para uso de soluções, tanto IA quanto ferramentas mais básicas têm facilitado a vida do corretor de seguros e tornado essas funcionalidades mais essenciais para o dia a dia. Samy Hazan, especialista em seguros e professor da ENS destacou dicas valiosas para os profissionais do mercado e compartilhou também a sua visão sobre a chegada dessas ferramentas.

Hazan afirma que a utilização dessas ferramentas podem ajudar a eficiência operacional das empresas e as organizações que não adotarem, sofrerão para se manter no mercado. ”Se uma corretora de seguros não adotar novas tecnologias e ferramentas de trabalho, ela pode enfrentar várias consequências negativas.”

Hazan destaca também algumas ferramentas que podem auxiliar o segurador a correr junto ao mercado e desenvolver melhores formas de abordagem e venda de produtos:

Sistemas de Gestão e Administração de Seguros (ERP para corretores de seguros):

Facilitam a administração de apólices, gestão de comissões, gestão de pagamentos e contas a receber, gerenciamento de clientes e gerenciamento de sinistros. Exemplos incluem SegFy, Quiver, entre outros.

Plataformas de Cotação e Multi-cálculos:

Permitem que os corretores comparem diferentes ofertas de seguros e contêm produtos de várias seguradoras de forma simultânea.

CRM (Customer Relationship Management):

Auxiliam no gerenciamento das interações com clientes e no acompanhamento de leads. Exemplos são Salesforce, HubSpot e RD Station.

Sistemas de Automação de Marketing:

Automatizam campanhas de e-mail, postagens em redes sociais e outras atividades de marketing.

Ferramentas de Análise de Dados:

Ajudam a analisar tendências, comportamento dos clientes e dados de desempenho para tomar decisões informadas. Exemplos são Google Analytics, Tableau e Power BI.

Portais de Autoatendimento para Clientes:

Permitem que clientes visualizem e gerenciem suas apólices, façam pagamentos e acompanhem o status de sinistros. Exemplos incluem Portais de Clientes oferecidos por seguradoras ou plataformas personalizadas.

Ferramentas de Comunicação e Colaboração:

Melhoram a comunicação interna e a colaboração entre equipes. Exemplos são Slack, Microsoft Teams e Zoom.

Soluções de Inteligência Artificial e Machine Learning:

Ajudam a prever tendências, identificar riscos e personalizar ofertas. Exemplos incluem IBM Watson, Salesforce e Chatbots para atendimento ao cliente.

Soluções de Documentação e Assinatura Eletrônica:

Facilitam a gestão e assinatura de documentos digitais. Exemplo DocuSign

Ferramentas de Treinamento e Capacitação:

Oferecem treinamentos e recursos educacionais para a equipe de corretores. Exemplos são plataformas de e-learning e webinars específicos para o setor de seguros.

Hazan ainda pontua que com os avanços tecnológicos que estão cada vez mais fortes no mercado, as empresas que optarem por não utilizarem e manterem as ”tradicionais” escolhas e caminhos poderão passar por momentos de instabilidade financeiras e operacionais, além de claro, ficar distante dos seus concorrentes. ‘Não adotar novas tecnologias pode fazer com que a corretora fique para trás em relação à concorrência e enfrente dificuldades operacionais e financeiras.”


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