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Pequenas empresas ainda têm dificuldades financeiras para sobreviver

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jeane Morais
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Segundo pesquisa da Serasa Experian, 22% das PMEs enfrentam desafios para se manter operando, com escassez de recursos financeiros e humanos; startups como Bhub e Lemon Energia têm estratégias para redução de custos e auxiliar na gestão administrativa

A Serasa Experian, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, realizou uma pesquisa, divulgada neste mês, para identificar o perfil dos empreendedores, como as Pequenas e Médias Empresas (PMEs), avaliando um cenário nos dias atuais e a longo prazo. A organização identificou quatro perfis distintos: Quero ser Grande, Caminho Estável, Batalha Diária e Liderança Inovadora. Desse grupo, 22% foram incluídas na categora “Batalha Diária”, as quais ainda lidam com escassez de recursos financeiros e humanos.

Foram entrevistados representantes de PMEs em todo o país e o levantamento identificou que para as pequenas e médias empresas incluídas na categoria de “Batalha Diária, 56%” não costumam ter economias ou reservas para imprevistos e crises financeiras. Sobre o lucro, 43% delas ficam sem resultado ou operando no vermelho.

Desse grupo, 52% sofrem com falta de recursos financeiros e 47% deles com carência de mão de obra. Tratam-se de empresas de médio porte, microempresas, empreendedores individuais e de pequeno porte, em área de serviços, comércio varejista, indústria e no comércio atacadista.

Startups criam serviços que facilitam a gestão

Entre os diversos desafios, uma das maiores dores de cabeça desses pequenos e médios empreendedores é a parte administrativa das empresas, o que desvia o foco dos negócios e demanda tempo e recursos. A contratação de profissionais custa caro e impacta diretamente no orçamento da empresa, logo, no fluxo de caixa.

Visando suprir essas necessidades, a BHub, primeira empresa da América Latina a oferecer modelo backoffice as a service, entrega para startups em estágio inicial e PMEs de diferentes segmentos, um novo conceito: a Gestão Administrativa por Assinatura (GAA), onde o cliente paga um valor mensal para resolver toda a demanda da área administrativa da sua empresa, monitorando tudo via aplicativo de celular ou desktop.

A plataforma de gestão administrativa oferece pacotes por assinatura para seus serviços, que englobam além de áreas de contabilidade e financeiro, os setores de RH, fiscal e jurídico. Ainda, os preços das assinaturas são bastante atraentes e justos para o porte dos clientes.

Todos os serviços de backoffice as a service podem ser personalizados e, além do pacote fixo, podem ser contratados de forma individual. Dentre as variações disponibilizados pela startup, estão, especificamente: criação do contrato social, obtenção do CNPJ, registro do nome/marca no INPI, pacote de serviços de contabilidade digital especializada em startups e a CFO as a Service, que inclui os serviços de contabilidade e RH, além de dashboard de KPIs, FP&A, BPO financeiro, reuniões mensais entre outros.

Foi pensando nas dores do empreendedor que a companhia, fundada pelos empresários Jorge Vargas Neto, Fernando Ricco e Marcelio Leal, passou a disponibilizar o CFO as a service, que atua como especialista financeiro em regime parcial, funcionalidade que configura um dos serviços mais procurados da BHub. Com o CFO terceirizado, as empresas economizam, em média, R$ 10 mil por mês.

Os clientes têm reuniões periódicas com o especialista financeiro da BHub e recebem relatórios capazes de facilitar a compreensão do que acontece com as finanças de sua empresa. Além disso, o CFO as a service oferece funções financeiras de alto nível para empresas privadas em diferentes estágios de crescimento, desde o operacional, com a escolha estratégica de sistemas financeiros, criação de orçamentos, modelagem de cenários, projeções financeiras‍ e reuniões de suporte a dúvidas financeiras.

De acordo com o CEO da BHub Jorge Vargas Neto, empreendedor que fundou a Biva, fintech de crédito vendida para a Pagseguro em 2017, e a ZenFinance, startup de credit as a service acquihired pelo grupo Rappi em 2020, muitos donos de empresa não têm tempo, nem dinheiro para gastar com processos burocráticos do seu negócio, por isso precisam ter o apoio de soluções que mantenham tudo no controle. “O empresário deve se concentrar no seu core business para se manter competitivo. Em um cenário de rápida transformação digital, isso se torna cada vez mais necessário", afirma o executivo.

Startup de energia oferece desconto na conta de luz

Para facilitar o balanço financeiro das PMEs, o serviço de geração compartilhada remota pode ser uma opção para consumidores reduzirem o custo no final do mês, com uma economia de 10% a 20% na conta de luz, e ter acesso à energia renovável, sem necessidade de instalação de placas solares.

É o caso da Lemon Energia, que conecta essas empresas a créditos gerados pela injeção da energia de usinas solares, o que além de contribuir para reduzir a emissões de gases que causam o efeito estufa, traz um desconto na conta de luz dos clientes.

A startup já possibilitou uma economia de R$ 13,5 milhões e evitou a emissão de 42 mil toneladas de CO2 na geração de eletricidade com seus mais de 10 mil clientes nos últimos quatro anos.

O que é geração compartilhada remota?

Esse tipo de produção de energia é baseado em pequenas usinas solares ou de outra fonte limpa (como biogás ou pequenas hidrelétricas), próximas dos locais de consumo, que em vez de comprar e instalar painéis, o consumidor pode "alugar" um pedaço da usina para receber a energia que precisa.

A vantagem é economizar na conta de luz sem nenhum investimento na aquisição de placas. A Lemon conecta essas empresas a créditos gerados pela injeção da energia de usinas solares e, com isso, consegue contribuir para reduzir a emissões de gases que causam o efeito estufa.

A startup já possibilitou uma economia de R$ 13,5 milhões e evitou a emissão de 42 mil toneladas de CO2 na geração de eletricidade com seus mais de 10 mil clientes nos últimos quatro anos.

Como funciona?

Para aderir, os pequenos negócios devem realizar o cadastro pelo site https://energialemon.com.br e a Lemon se encarrega de encontrar uma usina de energia limpa que será responsável por produzir a energia utilizada por aquele estabelecimento. Depois disso, é só aguardar para começar a economizar todo mês na conta de luz. Isso acontece porque a energia produzida nas usinas associadas à Lemon, além de mais limpa e sustentável, é mais barata.

Sobre a Lemon Energia

Lançada em 2019, a Lemon Energia é uma climatech que usa tecnologia e dados para conectar geradores de energia limpa a pequenos e médios empreendedores. A startup recebeu em 2022 uma rodada de investimentos Series A de R$ 60 milhões, liderada pela Kaszek, principal fundo de venture capital da América Latina, e com participação do Lowercarbon, fundo dedicado a startups de impacto ambiental. Também são investidores da companhia Kevin Efrusy (um dos primeiros investidores do Facebook quando ainda estava à frente da gestora Accel), Ambev e os fundos Canary, Big Bets, Capitale e Norte.

Sobre a BHub

BHub é a primeira empresa da América Latina que oferece modelo backoffice as a service. A startup oferece serviços financeiros, contábeis, paralegais e de recursos humanos de forma simples, facilitando, assim, a gestão administrativa de empresas e startups. Com os serviços oferecidos pela BHub, as empresas gastam 14 vezes a menos em comparação com a estrutura de departamento interno da empresa.


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