Entrevistado na Rádio Itapuã, Paradeda destaca o Mercado de Seguros

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Seguro Catarinense

Já é tradição para o programa Itapuã Sem Fronteiras, da Rádio Itapuã Viamão 87,9 FM, dar voz às histórias da comunidade local. E na manhã de sábado, 10 de agosto, foi a vez do corretor de seguros, sócio fundador e diretor do Seguro Gaúcho e do Seguro Catarinense, Luiz Felipe Paradeda, ser entrevistado pelo comunicador Heitor Tomé da Rosa. Há décadas que Paradeda reside no bairro Itapuã.

A entrevista consistiu em um descontraído bate-papo, em que Paradeda iniciou a conversa dizendo que sua vida profissional foi dedicada ao mercado segurador. A trajetória dele no segmento teve início em 1969 e ele chegou a trabalhar na São Paulo Cia de Seguros. Entretanto, quase toda sua carreira foi como corretor de seguros. Com uma jornada de trabalho dinâmica e intensa, presidiu o Clube de Corretores de Seguros do RS por duas gestões. Também participou da diretoria do Sincor RS onde foi Diretor Social e Diretor Cultural. Até hoje seu envolvimento com o segmento é grande e ele continua comparecendo aos eventos e atividades do mercado segurador. Atualmente, integra a diretoria Clube da Pedrinha do RS.

Paradeda comentou que nos últimos dez anos também está atuando no segmento de comunicação direcionado ao mercado segurador. Ele é sócio-diretor do Seguro Gaúcho e mais recentemente do Seguro Catarinense, que são portais de notícias especializados do setor de seguros no sul do Brasil.

Quando o entrevistador da rádio estabeleceu uma relação entre o produto seguro e a recente catástrofe climática que assolou o Rio Grande do Sul, de forma didática e exemplificativa Paradeda aproveitou o trágico acontecimento para explicar a importância do seguro na vida das pessoas. “A sociedade precisa entender a proteção securitária é bem mais abrangente do que apenas o seguro de um carro. Uma pessoa pode viver sem um automóvel, mas ela terá grandes dificuldades se sua residência for totalmente atingida por um incêndio e o local não estiver coberto por uma apólice para esse tipo de risco”, observou o experiente corretor. O seguro de vida é outro produto fundamental: “pois ele poderá ser um ótimo recurso monetário para famílias que perdem o provedor financeiro principal”.

Profundo conhecedor das necessidades profissionais da categoria, Paradeda tem uma personalidade extremamente comunicativa e sociável, o que contribuiu significativamente para o desenvolvimento e ampliação de sua carteira de clientes. Ele sempre valorizou muito as relações pessoais tanto em nível pessoal como profissional e em sua avaliação seguro é relacionamento, confiança, amizade. “O segurado precisa acreditar em mim. Eu tenho clientes da terceira geração de uma mesma família, ou seja, sou o corretor do avô, do filho e do neto. Em nossa atividade é preciso conhecimento, organização, ética e estar disposto a auxiliar o segurado quando ele necessitar de atendimento”, enfatizou Paradeda. Acumulando a experiência de mais de cinco décadas exercendo a mesma atividade, ele disse que aos poucos o corretor vai formando sua carteira: “é uma profissão maravilhosa que possibilita bom ganhos financeiros”.

Ao longo bate-papo, Paradeda informou que sempre residiu em Porto Alegre, além de recordar aspectos da infância ao lado de sua família. O corretor de seguros disse que até hoje mantem uma relação muito próxima com seus irmãos e que eles se reúnem com muita frequência. Entre as lembranças, ele comentou a respeito da forte ligação familiar com a vela. “Barcos a vela fazem parta da vida de meus parentes, no passado eu velejava com regularidade. Tive irmãos que competiram na modalidade em vários locais do Brasil e até no exterior. A sensação de prazer e liberdade que já senti velejando é algo indescritível”, argumenta.

O sócio-diretor do Seguro Gaúcho comentou que em seus momentos de folga costuma realizar no sítio onde reside pequenas atividades que lhe dão muito prazer. “Gosto de plantas, de cultivar minhas hortas e da vida rural que tenho em minha residência. Gosto muito de viver e de me relacionar com as pessoas. Sempre tive muitos amigos”, salientou ao final da entrevista.

UMA VIDA DEDICADA AO MERCADO SEGURADOR

Paradeda é um profissional de destaque no segmento em que atua. Já recebeu várias homenagens de entidades do setor por seu intenso envolvimento no ramo e sua continua disposição em divulgar e difundir as atividades do mercado segurador.