Brasil,

Inovação é para todos: como reduzir a distância entre negócios e tecnologia?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thalita Guimarães
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Cristovão Wanderley, Sócio-diretor da Stratlab, especialista em tecnologia e dados e participante do programa LinkedIn Creators Cristovão Wanderley, Sócio-diretor da Stratlab, especialista em tecnologia e dados e participante do programa LinkedIn Creators

Quando o assunto é tecnologia, no momento em que nos adaptamos a uma nova ferramenta, logo surge outra no mercado e nos provoca a voltar, estudar e aprender outras habilidades.

Com intervalos cada vez menores entre essas transformações, exigindo mais agilidade para testarmos, analisarmos e implementarmos essas soluções. Tem sido assim com a IA Generativa, que vive um processo de evolução exponencial nos últimos dois anos. Será que todo mundo tem tempo e dinheiro para investir nessa renovação?

Muitas vezes, as atuais lideranças de negócios exigem a aplicação veloz de novas tecnologias para se manterem competitivas em seus respectivos segmentos. Não há mais tempo a perder, as metodologias e processos estão envelhecendo rapidamente e precisamos sempre ter em mente as oportunidades que a inovação pode trazer para o negócio. Porém, o ritmo do desenvolvimento das equipes de TI não acompanha e se ajusta a essa demanda acelerada.

A IBM mostrou em seu relatório sobre a implementação de IA que 59% das empresas que já trabalham com IA pretendem acelerar e aumentar o investimento na tecnologia.

Em paralelo, uma análise compartilhada pelo grupo Sequoia Capital apontou que seriam necessários US$ 600 bilhões em lucros diretos com IA Generativa para cobrir o investimento feito pelas empresas que atuam no setor. No entanto, para atingir essa meta, serão necessários pelo menos 10 anos.

Com um investimento tão alto e pouco retorno imediato, esse movimento de evolução da IA pode ser algo exclusivo apenas para um pequeno grupo de empresas. E mais, as empresas precisam refletir se os seus colaboradores estão preparados para usar as novas tecnologias e aptos para viver essa transformação constante e aprender de forma contínua.

É fundamental pensar em um caminho para aproximar a inovação das novas tecnologias como a IA no dia a dia da empresa. Mas por onde começar?

1. Alinhar as expectativas estrategicamente

Procure integrar as inovações tecnológicas nos objetivos de negócios desde o início, garantindo que elas suportem e impulsionem as metas da empresa. Envolver as lideranças nas reuniões estratégicas ajuda a garantir que as soluções sejam mais proativas, antecipando necessidades e oportunidades.

2. Envolver as lideranças de TI

Elas podem oferecer perspectivas técnicas para influenciar positivamente a direção da empresa. Esse envolvimento permite que as soluções sejam mais personalizadas e eficazes, atendendo às necessidades específicas da companhia e proporcionando uma vantagem competitiva.

3. Investir em treinamento contínuo

Programas de treinamento que capacitam os profissionais de negócios a entender os fundamentos tecnológicos, e vice-versa, é fundamental para os resultados. Isso promove uma cultura em que todos contribuem de forma significativa para o desenvolvimento de soluções.

4. Estimular a cultura da inovação

Adotar metodologias ágeis permite que a empresa responda rapidamente às mudanças do mercado e também incentiva a experimentação e a inovação contínua, possibilitando o teste de novas ideias com rapidez e eficiência, ajustando conforme necessário para maximizar o impacto.

5. Comunicar os benefícios no futuro

Demonstre o que é tangível, como aumento da eficiência, redução de custos ou novas oportunidades, assim como os mais amplos, como melhoria da experiência do cliente ou fortalecimento da marca. Essa transparência reforça a importância da tecnologia e apoia as iniciativas tecnológicas.

Seja no mercado financeiro, serviços, marketing, agro ou qualquer outro. É muito difícil pensar em um modelo de negócio que sobreviva sem tecnologia. Por isso, acredito que essa evolução é um processo natural, mas isso não quer dizer que ele precise acontecer de forma desordenada.

Planejamento, implementação, monitoramento, análise e, depois, voltamos para o início para fazer a jornada novamente. Dessa forma, a inovação acontece e construímos os pilares necessários para que a inovação, com ou sem tecnologia, possa acontecer com a tecnologia e a estratégia lado a lado.

Sobre Cristovão Wanderley

Cristovão Wanderley é sócio-diretor da Stratlab Inteligência Digital, responsável por inovação, estudo de tendências de tecnologia e adoção de novas ferramentas, além de desenvolver estratégias de negócio por meio do marketing digital. É especialista em análise de dados para que informações sejam traduzidas em ações que resultem em aumento de ROI, receita e geração de leads. Desde 2023 faz parte do grupo Editorials do LinkedIn.

Formado em Design Gráfico pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e com especialização em MKT, Comunicação, Gestão de Mídias Sociais, DMB, Digital Transformation & Big Data - todos pela Escola Superior de Propaganda e MKT (ESPM), Wanderley tem ainda larga experiência em Growth Strategy, SEO estruturado para vendas e Social Selling.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar