70% dos profissionais de marketing utilizam WhatsApp em suas estratégias, aponta pesquisa

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  RD Station

Estudo Panorama de Marketing mostra que a utilização da ferramenta ainda é predominante manual, quesito apontado como a principal dor por 56% dos entrevistados

Em vendas, 70% dos times de comerciais veem o canal com a maior taxa de engajamento com clientes

O uso do WhatsApp nas estratégias de marketing e vendas dos negócios segue ganhando protagonismo, é o que apontam os Panoramas de Marketing e Vendas 2024, estudos realizados pela RD Station com os principais insights e tendências do setor. De acordo com o Panorama de Marketing, 70% das empresas usam a ferramenta, índice 10% superior à última edição da pesquisa. Na mesma porcentagem (70%), os times comerciais declaram, no Panorama de Vendas, que o canal possui a maior taxa de sucesso no contato com o Leads, seguido por visita presencial (32%) e telefone (31%).

"No Brasil, o WhatsApp está instalado no smartphone de 99% dos brasileiros, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. Este cenário impulsiona um crescimento exponencial na adoção de estratégias conversacionais entre profissionais de marketing e de vendas. Por se tratar de um canal versátil, a ferramenta oferece a maior taxa de sucesso e oportunidades, podendo ser utilizada desde a captação de Leads, passando pela nutrição desses contatos, até follow-up de vendas e pós-venda”, conta Bernardo Brandão, CMO da RD Station.

Modelos de negócios

Os estudos apontam um uso mais prevalente entre as empresas B2C, com uma taxa de adoção de 72%, em comparação com 61% das empresas B2B. Quando questionados sobre os principais motivos para a não utilização da ferramenta, o Panorama de Marketing revela que 31% dos entrevistados mencionaram a falta de conhecimento para o uso estratégico.

“Esses dados podem ser explicados por diversos fatores, como a natureza das interações, o foco no cliente, a maturidade do mercado e a busca por uma vantagem competitiva. As empresas que ainda não estão utilizando o conversacional, sejam B2B e B2C, devem considerar os benefícios que o conversacional pode trazer para os negócios, como a oportunidade de construir relacionamentos de confiança e a longo prazo com seus clientes, para nutrir esses relacionamentos, fornecer informações, suporte e valor contínuo aos clientes”, explica Bernardo.

Indo além do básico

Um dado que chama a atenção é que o envio manual de mensagens individuais ou por listas de transmissão lidera os principais usos da ferramenta (45%), seguido por captação de leads com botão de WhatsApp (44%); e captação de Leads vindos de anúncios de mídia paga (39%). No entanto, o mesmo quesito - esforço manual - também representa a maior dor apontada pelos respondentes, com 56%. Além disso, destacam a dificuldade em medir resultados (43%) e a falta de engajamento da base engajada (35%).

"Apesar do aumento na utilização do WhatsApp, há ainda diversas oportunidades de crescimento, especialmente na automação de tarefas repetitivas e manuais, como responder a perguntas frequentes, enviar mensagens de boas-vindas e acompanhar pedidos. Automatizar essas tarefas libera tempo para que a equipe se dedique a atividades mais complexas e estratégicas, resultando em um atendimento mais rápido e eficiente, o que reduz o tempo de espera e aumenta a satisfação dos clientes. Além disso, é crucial integrar essas automações com outras ferramentas utilizadas pela equipe, como chatbots e sistemas de atendimento, para garantir eficiência operacional e atender às necessidades da empresa no momento adequado”, conclui Brandão.

Sobre os Panoramas de Marketing e Vendas

Os Panoramas de Marketing e Vendas 2024 são estudos realizados pela RD Station com o apoio da TOTVS, RD Station Conversas, Exact Sales e Lexos, sobre o cenário brasileiro de marketing e vendas. Foram entrevistados mais de 3 mil profissionais das áreas - 1.827 de Marketing e 1.484 de Vendas - e analisados bilhões de dados das ferramentas RD Station Marketing e RD Station CRM, tornando os Panoramas o maior estudo nacional do setor. Além disso, as pesquisas também trazem dicas práticas, servindo como um guia estratégico para a evolução das empresas.

Sobre a RD Station

A RD Station é líder em soluções de tecnologia para marketing digital e vendas no Brasil. Por meio de sua plataforma de automação de marketing e vendas, e divisão de conteúdo, mídia e educação, a empresa empodera heróis e heroínas que fazem a economia crescer. Atualmente, a empresa possui 50 mil clientes em mais de 50 países. Com aproximadamente 1.500 funcionários em toda a América Latina, é reconhecida pelo ranking Great Place to Work como uma das melhores para se trabalhar no Brasil em Diversidade, Equidade e Inclusão.