Soluções em IA e análise de dados: Nordica, empresa do Grupo ITG, apresenta novidades do Alteryx

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/Adriane Sacramento

A Nordica promoveu, nesta quinta-feira, dia 18 de julho, um webinar sobre as novidades da Alteryx, plataforma de análise de dados e automação avançada. Hélcio Kodama, Diretor Comercial, e Jordana Airão, Gerente de Analytics da empresa, compartilharam os aprimoramentos já realizados e funcionalidades que serão lançadas em breve pela plataforma parceira.

Entre ferramentas apresentadas e que já podem ser exploradas estão o Designer Cloud e o Auto Insights, sendo o primeiro uma solução na nuvem para automação de integração e análise de dados de maneira intuitiva e eficiente, e o segundo, uma funcionalidade que automatiza a descoberta de padrões e insights em dados através de inteligência artificial. Além disso, os usuários já encontram disponível o Alteryx Machine Learning, que simplifica o desenvolvimento e implementação de modelos de machine learning em fluxos de trabalho de dados, sem exigir programação complexa. “O Auto Insights olha para o passado, enquanto o Machine Learning faz uma previsão ao analisar o histórico e estimar o número futuro desse indicador”, explicou Jordana.

Há ainda o Cloud Execution for Desktop, que permite executar fluxos de trabalho na nuvem, melhorando desempenho e escalabilidade sem depender de recursos locais. “O Cloud Execution foi muito pensado para empresas que já são grandes usuárias do Alteryx para Desktop e já têm diversos fluxos de trabalho. Se a empresa deseja migrar tudo para a nuvem, pode levar algum tempo para converter todos os fluxos existentes para o Designer Cloud. O Cloud Execution é uma solução que permite executar tudo na nuvem, em vez de usar um servidor tradicional”, afirmou Kodama.

No Roadmap da Alteryx para lançamento nos próximos meses, está a ferramentaa Location Intelligence, focado na integração, análise e visualização de dados geoespaciais. “[É] voltado para análises geo-espaciais. A interface do mapa é bem completa, colorida e dinâmica. A Alteryx tem investido bastante nessa parte geo-espacial”, comentou Jordana.

O pacote de novidades para breve lançamento conta ainda com o AiDIN Copilot, um aprimorador de análises com IA, otimizando os fluxos de trabalho para acelerar os insights, e o App Builder, que permite criar aplicativos analíticos personalizados para automatizar e executar fluxos dados com interfaces interativas.