Brasil,

Maioria dos consumidores desiste da compra durante o checkout; saiba como impulsionar as vendas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Richard Selestrino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Levantamento do Melhor Envio, plataforma de Fretes da LWSA, revela que valor do frete é um dos principais motivos que levam o cliente a desistir da compra, de acordo com a empresa; veja dicas para o empreendedor converter mais vendas

Neste ano, segundo projeções do mercado, o comércio eletrônico brasileiro deve faturar ao menos R$ 205,11 bilhões. Esse número seria maior se ao menos uma parte dos clientes não abandonassem os pedidos durante o checkout, a etapa final de uma compra numa loja virtual. Os motivos para a desistência são muitos: valor do frete, preço do produto, sites suspeitos e um checkout pouco confiável e seguro, que transfere o consumidor para outras páginas para concluir a compra.

Não por acaso, o CX Trends 2024, pesquisa realizada pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, mostrou que 67% dos consumidores afirmam ter no frete grátis o principal motivador para concluírem uma compra. Outro levantamento da Opinion Box, de 2023, revelou que 78% já desistiram do pedido durante a etapa final da compra e 83% já desistiram por desconfiarem do checkout.

De acordo com Vanessa Bianculli, gerente de Marketing, do Melhor Envio, plataforma de fretes da LWSA, além da oferta de preços, prazo de entrega e frete atrativo, o e-commerce deve ter um sistema de checkout preparado para atender o cliente de forma simples e segura, reduzindo assim suas chances de fuga. “Durante a finalização da compra, se o cliente encontrar opções de frete que não o atende, se for redirecionado para outras páginas para concluir o pagamento ou se encontrar processos complexos e que peçam muitas informações, entre outros fatores, a chance dele abandonar o carrinho com a compra aumenta bastante”, explica.

“É essencial o e-commerce facilitar os processos para que o cliente chegue à etapa do checkout: imagens atraentes, informações completas, organizadas e claras sobre os produtos/serviços, boa navegação, interface atrativa, carregamento rápido, entre outros aspectos”, destaca Thiago Mazeto, diretor da Tray.

Os meios de pagamento também são importantes durante o checkout. A Vindi, por exemplo, é uma plataforma de pagamentos que oferece além do checkout transparente, proteção contra fraude para todas as transações realizadas no seu site. Além disso, a solução facilita o gerenciamento dos pagamentos recebidos com seu sistema unificado, permitindo ao lojista receber antecipadamente o pagamento de compras parceladas.

“Durante a jornada do consumidor, precisamos oferecer uma experiência fluida. Na etapa de pagamento, uma das mais delicadas, essa fluidez é mais necessária, pois, neste momento ele pode desistir da compra por conta do checkout não ser transparente, ou seja, redireciona para outra página para realizar o pagamento. Iniciativas como checkout sem redirecionamento, com diversos meios de pagamento, informações claras e um resumo da compra bem visível, melhora essa experiência e diminui o risco de abandono de carrinho”, afirma Monisi Costa, diretora executiva na Vindi.

Veja os tipos de checkout e qual é o melhor para sua loja online:

Checkout Transparente: a compra é finalizada dentro da loja virtual. Esse tipo de checkout é altamente recomendado, pois mantém todo o cliente na mesma página, aumentando sua segurança e reduzindo as chances de abandono do carrinho. A Tray, plataforma de e-commerce, oferece um carrinho com checkout transparente e diversas opções de pagamento, como cartão, boleto, transferência e Pix.

Checkout Lightbox: é semelhante ao transparente, mas a conclusão do pagamento e do pedido ocorre em uma janela pop-up personalizada com a identidade visual do seu e-commerce.

Checkout com redirecionamento: o cliente inicia o processo de compra no site da loja, mas é redirecionado para a página de um intermediador para concluir a transação. Esse checkout é o menos recomendado, pois os compradores podem não se sentir seguros com o redirecionamento para finalizar a compra.

Sobre a Melhor Envio

A Melhor Envio é uma logtech de intermediação de fretes para quem vende online, onde é possível realizar cotações, gerar etiquetas de frete e realizar o rastreamento de pedidos. Atualmente, a empresa conta com seis transportadoras integradas: Correios, Loggi, Jadlog, Latam Cargo, Azul Cargo Express, Buslog, J&T, além de uma parceria recente com a rede de PUDOs da PEGAKI do grupo Intelipost.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar