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Rotina de vendas: como não deixar a ansiedade te atrapalhar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raphaella Abrahã
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Rotina de vendas: como não deixar a ansiedade te atrapalhar

*Por Juliano Dias, CEO da Meetz, startup que oferece soluções de prospecção e sales engagement de ponta a ponta para negócios B2B

Nos últimos dias, o novo filme da Disney, Divertida Mente 2, está em alta nas redes sociais, com memes envolvendo os personagens principais do filme: as emoções. Entrando na brincadeira, se eu pudesse caracterizar o pior sentimento quando se trata do trabalho de vendas, eu destacaria a ansiedade. Permitir que ela entre no controle de nossa cabeça no momento da prospecção pode ser o pior caminho para si e para seu possível cliente.

Esse é o “mal do século”, como nomeado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e vem atingindo cada vez mais pessoas ao redor do mundo. Só no Brasil, 26,8% da população tem o diagnóstico médico de transtorno de ansiedade, segundo relatório divulgado no ano passado pelo Covitel 2023 (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia).

Quando pensamos na rotina de uma área comercial, sabemos que existe um cenário propício para o desenvolvimento desse tipo de transtorno mental. Todas as etapas do trabalho demandam tempo de espera. O processo entre o convencimento, a análise do cliente e a finalização da contratação de um serviço pode ser mais longo, e tem a possibilidade de desencadear um sentimento de angústia e ansiedade nos vendedores.

Pensando nisso, enxergo algumas atitudes alarmantes que podem desencadear sentimentos ansiosos. O primeiro deles é a insistência desagradável, sem um plano estratégico para convencer o cliente. Toda nova prospecção precisa de um tempo para ser analisada e, se manter à disposição, mas compartilhar informações estratégicas sempre que possível é o melhor a fazer nesse momento.

O segundo ponto importante é ter a confiança de que está realizando um bom trabalho. A troca com outros colegas e o feedback de clientes pode ser o caminho para a construção da confiança em seu instinto profissional. A área de vendas é um ambiente muito imprevisível e as jornadas dos clientes até o fim do negócio não serão todas iguais.

Por fim, eu diria que a revisão constante de atividades e atitudes em seu dia a dia de vendas é o melhor caminho para identificar se está havendo algum problema e se há indícios de ansiedade. Caso a análise seja positiva, não hesite em buscar ajuda de um profissional para um tratamento adequado, que além de curar o problema, garante a normalidade para o dia a dia do trabalho.

Sobre Juliano Dias

Formado em marketing, Juliano possui mais de 20 anos de experiência na área comercial, desenvolvendo processos para a geração de leads B2B. No mercado, já atuou em multinacionais como Mercedes-Benz e BMW. Em sua trajetória como empreendedor, foi co-fundador de empresas como BeGraf, BePrint e JetPax. Atualmente, além do seu cargo de CEO na Meetz, Juliano realiza mentorias de vendas, com foco na melhoria dos processos comerciais, aumento da taxa de conversão de negócios e na criação da cultura de vendas em startups, Enterprises e PMEs.

Sobre a Meetz

A Meetz é uma startup que oferece soluções de prospecção e de sales engagement de ponta a ponta para negócios B2B, conectando seus clientes aos decisores das empresas que eles desejam atender. Com mais de 250 clientes em sua carteira, a startup usa plataforma própria, ferramentas de inteligência comercial e big data para encontrar e validar prospects com o perfil ideal para cada um dos seus clientes. Com pouco mais de três anos de operações, a empresa une a expertise de uma equipe de especialistas e processos bem estruturados à tecnologia e dados para gerar impacto positivo nos resultados de seus clientes.


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