Brasil,

Metodologias ágeis podem ressignificar o setor de seguros

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sarah Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

pixabay pixabay

Eficiência Operacional, Redução de Riscos, Adaptabilidade e Resiliência estão entre os benefícios da aplicação de Metodologias Ágeis em seguradoras

O setor de seguros, historicamente é conhecido por sua aversão ao risco e seus processos rígidos, porém, felizmente está passando por uma transformação profunda que é impulsionada pelas metodologias ágeis. Essas metodologias, que priorizam a colaboração, a comunicação frequente, autonomia das equipes e a entrega ao cliente são originadas no desenvolvimento de software e estão revolucionando a forma como as seguradoras operam, trazendo maior eficiência, flexibilidade e foco no cliente.

As metodologias ágeis surgiram no início dos anos 2000 com o objetivo de melhorar o desenvolvimento de software. Fundamentadas no Manifesto Ágil, elas priorizam a entrega rápida e contínua de valor, a colaboração com o cliente e a capacidade de adaptação às mudanças. Entre as mais conhecidas estão o Scrum, Kanban e Lean.

Maurício Matsuda, Diretor de Operações e Customer Success da CBYK, empresa de desenvolvimento de software e soluções personalizadas de TI, afirma que é nítida a transformação do setor de seguros a partir de uma gestão eficiente. “A adoção das metodologias ágeis no setor de seguros está ocorrendo em diversas frentes, desde o desenvolvimento de produtos até a gestão de projetos e a interação com os clientes.

O executivo explica que tradicionalmente, o desenvolvimento de novos produtos de seguros pode levar anos, desde a concepção até o lançamento, mas que com as metodologias ágeis, esse ciclo é significativamente reduzido. “Aqui na CBYK as equipes multidisciplinares trabalham em sprints curtos para criar, testar e lançar novos produtos rapidamente, ajustando-se continuamente às necessidades do mercado e feedback dos clientes. É exatamente essa abordagem que permite às seguradoras responderem mais rapidamente às mudanças do mercado e às novas demandas dos consumidores”, ressalta.

Seguradoras que adotam metodologias ágeis incentivam uma cultura de experimentação, onde falhas são vistas como oportunidades de aprendizado, fator que promove um ambiente propício à inovação, essencial para competir em um mercado cada vez mais dinâmico e digital. Entre os benefícios da aplicação de Metodologias Ágeis no setor de seguros estão: Eficiência Operacional, Redução de Riscos, Adaptabilidade e Resiliência.

Eficiência Operacional: A agilidade permite a identificação e eliminação de desperdícios nos processos, otimizando recursos e reduzindo custos operacionais. Equipes auto-organizadas e multifuncionais conseguem resolver problemas mais rapidamente, aumentando a produtividade e a eficiência.

Redução de Riscos: Ao trabalhar em ciclos curtos e contínuos, as seguradoras podem identificar e mitigar riscos precocemente. Isso é particularmente importante em um setor onde a gestão de riscos é fundamental.

Adaptabilidade e Resiliência: Em um ambiente de rápidas mudanças econômicas e regulatórias, a capacidade de adaptação é crucial. As metodologias ágeis fornecem a flexibilidade necessária para ajustar estratégias e operações rapidamente, garantindo que as seguradoras permaneçam competitivas e resilientes.

E quanto aos desafios na implementação?

Apesar dos inúmeros benefícios, a implementação das metodologias ágeis no setor de seguros não é isenta de desafios. A mudança cultural necessária pode encontrar resistência, especialmente em empresas tradicionais. Contudo, segundo cases da própria CBYK demonstram que vale a pena o investimento, pois as metodologias ágeis estão ressignificando o setor de seguros, uma vez que as seguradoras não apenas melhoram seus processos internos, mas também criam valor significativo para os clientes, posicionando-se melhor para enfrentar os desafios e oportunidades do futuro.

“A transição para uma abordagem ágil requer um compromisso significativo da liderança e uma mudança de mentalidade em todos os níveis da organização. Apesar da integração de metodologias ágeis com sistemas ligados e processos estabelecidos ser complexa em alguns casos, com planejamento adequado e uma abordagem faseada, esses desafios podem ser superados” finaliza Matsuda.

Sobre a CBYK:

A CBYK é uma empresa de desenvolvimento de software especializada em soluções personalizadas de TI, contribui para transformar a indústria em um padrão mais eficiente e descomplicado. Com mais de 11 anos de experiência, é referência em transformação digital, entregando soluções sob medida de maneira inteligente, ágil, transparente e a preços justos, por meio de equipes multidisciplinares e com foco no budget dos seus parceiros. Conta com mais de 300 colaboradores e tem em seu portfólio grandes players do mercado, como Gol, Sirio Libanês, Crefisa, IBM, Yamaha, Totvs, Cerc, Tokio Marine, Ituran, Confidence Câmbio, entre outros. Atua em todo o território nacional e possui projetos na Europa e Américas. Em 2024, intensificará o seu compromisso com a inovação, com foco em IA, por meio de investimentos substanciais em Pesquisa e Desenvolvimento.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar