Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

A importância do seguro residencial de dano elétrico causado por eventos climáticos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cintia Vegas
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Bruna Carolina Bianchi de Miranda - Divulgação Bruna Carolina Bianchi de Miranda - Divulgação

O recurso pode ser acionado nos casos de danos elétricos sofridos na residência do segurado em decorrência de quedas de raios e de chuvas fortes

Bruna Carolina Bianchi de Miranda

Os eventos climáticos vêm se intensificando ao longo dos anos, sendo cada vez mais frequentes e intensos, envolvendo chuvas fortes, quedas de raios, enchentes, entre outras ocorrências. Consequentemente, um número maior de danos e prejuízos são ocasionados à população. No Brasil, o caso mais recente foi observado no Rio Grande do Sul, em que enchentes resultaram em vários sinistros graves de valores ainda não calculados.

Diante de tantos prejuízos, restam dúvidas ou questionamentos acerca da responsabilidade civil para indenizar vítimas e empresas. Assim, se faz necessário compreender e conhecer os produtos indenizatórios que podem ser contratados, como por exemplo o seguro residencial. Este tem por finalidade garantir o bem segurado, ou seja, o imóvel. Possui diversas coberturas. Entre elas, a de danos elétricos.

Importante destacar que seguro residencial é diferente de seguro habitacional, que tem como finalidade assegurar o financiamento do imóvel em caso de eventual sinistro sofrido durante o financiamento. Com a quitação do mesmo, se encerra a vigência do seguro contratado.

O seguro residencial, por sua vez, tem como finalidade a proteção do bem, da residência, através das coberturas contratadas. Para eventos climáticos, existe uma cobertura especifica, por exemplo, para danos elétricos. Esta deve ser acionada nos casos de danos elétricos sofridos na residência do segurado, acerca da queima de equipamentos elétricos, em decorrência de quedas de raios e/ou de chuvas fortes. Acionada a cobertura pelo segurado e verificada pela seguradora, o sinistro pode ser indenizado até o limite da IS (Importância Segurada).

Nos casos em que o sinistro se deu em decorrência de chuvas fortes e quedas de raio, as seguradoras possuem o direito de ação de regresso, para requerer o ressarcimento dos valores despendidos ao segurado contra a concessionária de energia elétrica. Ingressado com a demanda judicial, é analisado o nexo de causalidade entre o evento danoso e o sinistro ocorrido.

A comprovação do nexo entre o evento danoso, a queima dos equipamentos eletrônicos e a responsabilidade da concessionária de energia elétrica se dá através das provas produzidas no processo. As principais são o laudo meteorológico obtido através de determinação judicial, que informa a situação do clima no dia do sinistro, e a perícia técnica no local do sinistro. Comprovado o nexo de causalidade e apresentado todos os documentos imprescindíveis para o ingresso da demanda - em especial comprovante de pagamento realizado ao segurado da instituição financeira, com autenticação mecânica - será determinado o êxito do ressarcimento.

Assim, a seguradora tem direito a ser ressarcida pelo valor pago ao segurado na posição de sub-rogada em face do causador do sinistro, conforme dispõe o artigo 786 do Código Civil, bem como a súmula 188 do STF: “O segurador tem ação regressiva contra o causador do dano, pelo que efetivamente pagou, até ao limite previsto no contrato de seguro”.

Bruna Carolina Bianchi de Miranda é advogada, coordenadora de soluções jurídicas na Rücker Curi - Advocacia e Consultoria Jurídica.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar