Brasil,

Relação de estoque e venda: por que ela é a alma do sucesso empresarial?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nathalia Bellintani
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Rodrigo-Franco Rodrigo-Franco

Por José Osvaldo e Rodrigo Franco

Atingir a satisfação de seu cliente, aliado à lucratividade e solidez operacional é um sonho de consumo de todo empreendedor, e algo que pode ser atingido com forte êxito através de uma boa relação de estoque e venda. Porém, mais do que se atentar à reposição de produtos para o giro operacional, a interconexão destes conceitos é algo fundamental para a gestão financeira do negócio, capazes de afetar, diretamente e positivamente, a longevidade da marca – algo que precisa ser cuidado para a conquista destes e de muitos outros benefícios perante o destaque competitivo.

Em dados divulgados por um estudo da Gartner, 72% dos CEOs de empresas varejistas consideram a gestão de estoque como uma das três principais prioridades para o crescimento futuro, e não faltam motivos que justifique tamanha importância. Afinal, em um mercado altamente globalizado e dinâmico, saber como balancear esses pilares é o que tornará seus processos mais eficientes, reduzindo custos com espaços de armazenamento e obtendo uma visibilidade mais estratégica com previsões de demanda mais precisas.

No dia a dia, suas vantagens acabam indo muito além desses aspectos. Veja seis pontos extremamente valiosos que as empresas sentirão ao investir nessa relação:

#1 Maior equilíbrio entre oferta e demanda: manter estoques excessivos pode levar a custos elevados de armazenamento, deterioração de produtos e capital parado. Sua falta pode resultar em perda de vendas, insatisfação do cliente e potencial perda de mercado para concorrentes. Equilibrar esses pratos é algo complexo, mas possível de ser mantido com uma boa gestão que permitirá ajustar rapidamente os níveis de estoque com base nas flutuações de vendas, garantindo que a empresa esteja preparada para atender a demanda sem excessos.

#2 Impacto na satisfação do cliente: garantir que os produtos estejam disponíveis quando os clientes os procuram é crucial para sua satisfação e fidelização. Nesse sentido, uma boa gestão de estoque assegura que os prazos de entrega sejam cumpridos e que não haja atrasos nas vendas, de forma que os consumidores encontrem seus itens desejados sem empecilhos que gerem uma imagem negativa da marca.

#3 Otimização de custos: controlar os níveis de estoque ajuda a minimizar os custos de armazenamento, incluindo aluguel de espaço, seguros e deterioração de produtos. Por isso este cuidado se torna fundamental, pois permite que os empreendedores tenham um processo de compras e produção mais eficiente, evitando aquisições em excesso ou em quantidade insuficiente, o que pode levar a custos adicionais.

#4 Melhoria do fluxo de caixa: quando a gestão de estoque e venda consegue assegurar a manutenção do nível de produtos, a empresa consegue liberar capital para investir em outras áreas essenciais para seu desempenho e crescimento, o que alivia, consequentemente, seu fluxo de caixa. Afinal, quanto menor for o custo com armazenamento e maior for sua eficiência na produção e vendas, melhor será seu gerenciamento financeiro como um todo.

#5 Melhor planejamento e previsão: os dados são o novo petróleo, e ter acesso em tempo real e transformá-los em decisões estratégicas pode ser auxiliado com a gestão de estoque e venda. Essas informações ajudam a prever vendas futuras com mais precisão, permitindo um planejamento mais eficaz de compras e produção, evitando interrupções e garantindo que a oferta atenda à demanda.

#6 Tomada de decisões mais informada: complementando o tópico anterior, estes dados referentes ao estoque e vendas permitem analisar o desempenho dos produtos de forma muito mais completa, identificando quais estão vendendo bem e quais precisam de maior atenção. Na prática, essas informações também podem orientar as estratégias de marketing como, por exemplo, em criar promoções para itens em excesso ou campanhas para produtos de alta demanda que ajudem a vender estes itens.

O controle eficaz de estoques e vendas é crucial para a eficiência operacional e o sucesso financeiro de uma empresa. Essa relação assegura que o negócio possa atender à demanda do cliente de forma consistente, minimizando custos e maximizando seus lucros. Isso, além de contribuir para uma maior precisão contábil dos demonstrativos financeiros, uma vez que os estoques representam um ativo significativo no balanço patrimonial e, portanto, sua valorização correta é essencial para uma contabilidade fiel e transparente.

Porém, para isso, é necessário que haja a integração destes dados, de forma que seja possível ter uma gestão mais estratégica, com melhores decisões baseadas em informações precisas e atualizadas. Aqui, é indispensável contar com o apoio de um sistema de gestão integrado (ERP), de forma que possam oferecer um maior controle centralizado e em tempo real do estoque, integrando dados de compras, vendas e produção. Isso permite uma gestão mais eficiente e precisa que toda empresa precisa ter.

José Osvaldo Ferreira é sócio contador na ECOVIS® BSP.

Rodrigo Franco é sócio e gerente operacional na ECOVIS® BSP.

Sobre a BSP

A Ecovis®️ BSP é uma empresa de BPO (Business Process Outsourcing) de padrão internacional, capaz de atender as demandas contábeis das empresas enquadradas nos regimes de lucro real e lucro presumido, localizadas em qualquer parte do Brasil, nacionais ou multinacionais. A empresa faz parte da Ecovis International, líder global de consultoria fiscal, contábil, auditoria e assessoria jurídica, presente em mais de 80 países.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar