Entenda o que é um hub de serviços e como ele pode ajudar seu negócio

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Larissa Gonçalves

Carlos Keiichi, head da FabLab, principal hub de inovação no setor de foodservice no Brasil, explica a importância do serviço para o mercado

No cenário dinâmico dos negócios modernos, a eficiência e a integração são cruciais para o sucesso empresarial. É nesse contexto que os hubs de serviços surgem como uma solução estratégica para empresas de todos os tamanhos. Mas, afinal, o que é um hub de serviços? Simplificando, ele é um ponto central que oferece uma variedade de serviços relacionados a um setor ou nicho de mercado. “Nosso papel no contexto empresarial é facilitar a conexão entre fornecedores de serviços e clientes, permitindo acesso conveniente a uma variedade de soluções em um único local. Podemos oferecer serviços como consultoria em tecnologia, por exemplo. Essa abordagem centralizada simplifica o processo de busca e contratação de serviços para empresas, economizando tempo e recursos”, explica Carlos Keiichi, head da FabLab, principal hub de inovação no setor de foodservice no Brasil, que trabalha para conectar e fortalecer bares e restaurantes de todos os tamanhos.

Além de otimizar processos internos, os hubs de serviços também facilitam a escalabilidade e a adaptação às mudanças no mercado. Com a flexibilidade de integrar novos serviços e funcionalidades conforme necessário, as empresas podem se manter ágeis e competitivas em um ambiente de negócios em constante evolução. No setor de foodservice, por exemplo, pode melhorar a eficiência operacional e a produtividade da equipe, ao centralizar ferramentas e recursos essenciais, como sistemas de gestão de pedidos, treinamento online, suporte técnico e consultoria especializada, permitindo um acesso mais rápido e fácil a soluções integradas, simplificando processos e reduzindo o tempo de resolução de problemas.

“Os recursos e funcionalidades essenciais que um hub de serviços deve oferecer para atender às necessidades de diferentes tipos de negócios incluem: uma ampla gama de serviços disponíveis; filtros de busca avançados para facilitar a localização de fornecedores específicos; opções de pagamento seguras e flexíveis; avaliações e comentários de clientes, para ajudar na tomada de decisão; e suporte eficaz ao cliente, para resolver quaisquer problemas ou dúvidas que possam surgir durante o processo de contratação de serviços”, complementa Keiichi.

Entre os casos de sucessos representados pela FabLab, está a startup Estaff, que beneficia diversas redes de bares e restaurantes, como Quintal do Espeto, Fábrica de Bares, CIA, Sapore, entre outros. “Ao facilitar e digitalizar o processo de contratação de mão de obra freelancer, por exemplo, essa inovação tornou o processo de contratação mais eficiente e ágil, atendendo às necessidades específicas do setor de alimentação”, comenta.

Além destes exemplos próprios, Carlos ressalta que grandes empresas, como Ambev, Natura e L'Oréal, demonstram como a implementação de processos de inovação pode resolver problemas críticos e gerar retornos significativos. “A Ambev, por exemplo, lançou o Desafio Corona x Parley, recebendo 450 ideias para reduzir o uso de plásticos e culminando em uma solução inovadora de garrafas feitas a partir de fibras de bagaço de laranja e filamentos de fungo micélio. A Natura, por meio de parcerias com startups como Mete a Colher e Fhinck, conseguiu combater a violência contra mulheres e otimizar seus processos internos. E a L’Oréal, com o desenvolvimento do Airlicium, atendeu às necessidades específicas da pele dos brasileiros, aumentando a eficiência de seus produtos”, complementa.

Casos assim exemplificam como a adoção de hubs de inovação e abordagens tecnológicas pode não apenas solucionar problemas imediatos, mas também proporcionar retornos substanciais, melhorando a eficiência operacional e a satisfação do cliente. “Inspire-se nesses exemplos de sucesso para se destacar na era da transformação digital e implementar uma rotina cada vez mais eficaz e inovadora”, finaliza o head.

Sobre a Fablab

Situada no coração de São Paulo, a Fablab é um hub de inovação que visa conectar pessoas, fomentar a inovação e capacitar o setor de foodservice. Com uma vasta rede de parceiros e uma abordagem inovadora, a Fablab está posicionada para transformar o mercado de foodservice no Brasil e no mundo.