Brasil,

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  MDS
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Foto: Roberta Aline / MDS Foto: Roberta Aline / MDS

Wellington Dias visitou o Centro de Operações Espaciais Principal; satélite permite acesso à internet em cidades gaúchas

As pessoas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul e que se encontram vulneráveis precisam, mais do que nunca, dos serviços socioassistenciais do Governo Federal. Para garantir o atendimento a estes cidadãos, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) firmou convênio com a Empresa de Telecomunicações Brasileiras (Telebras), estatal que promove inclusão digital e atende às demandas por serviços de conexão para a Administração Pública.

Nesta quarta-feira (26.06), o ministro do MDS, Wellington Dias, visitou o Centro de Operações Espaciais Principal, que fica em Brasília (DF). De lá, a Telebras opera e supervisiona o satélite que garante o acesso à internet em cidades gaúchas que sequer tiveram a energia elétrica restabelecida. “Estamos trabalhando caminhos para ampliar essa parceria, para chegar a municípios onde ainda não chegamos, com maior velocidade e condições de conectividade para que a gente possa chegar, por exemplo, em um CRAS, em um centro de referência, tanto da atenção básica, como especializada”, exemplificou o ministro.

Parceria em operação

No Rio Grande do Sul, já estão em operação sete pontos transportáveis do sistema de satélite geoestacionário. O primeiro ponto foi instalado em maio deste ano e, outros seis, na primeira semana de junho. As maletas ajudam os servidores que atuam pelo MDS e governos municipais na inclusão e atualização das pessoas no Cadastro Único - requisito para o recebimento de programas como o Bolsa Família, por exemplo.

As antenas transportáveis estão distribuídas da seguinte maneira: três no município de São Leopoldo; duas em Pelotas; uma em Canoas e uma em Sinimbu. Elas podem ser usadas, inclusive, em embarcações, o que é essencial para atuação em locais que ainda estão alagados. Os equipamentos dispensam o uso de energia elétrica e, se preciso, podem ser facilmente recarregados pelos motores das próprias embarcações.

O convênio firmado entre o MDS e a Telebrás prevê um total de 15 pontos transportáveis, a serem instalados de acordo com a orientação do Ministério.

“A gente coloca toda a nossa infraestrutura de conectividade, de data center, de satélite, à disposição do MDS. A visita do ministro Wellington no centro de operação é importante justamente para dar visibilidade ao tamanho da infraestrutura que o Governo Federal tem”, afirmou o presidente da Telebras, Frederico de Siqueira Filho.

Antenas em território Yanomami

Este não é o primeiro convênio firmado entre a Telebras e o MDS. Em 2023, por conta da crise instalada entre a população dos povos Yanomamis, a pasta firmou contrato para operação de 17 antenas no território Yanomami, a fim de atender a este público.

Elogiado pelo ministro Wellington Dias, o Centro de Operações Espaciais é referência nacional e internacional pela complexidade e modernidade de suas instalações. Ele foi construído para ser a sede do centro de controle do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, com a possibilidade de atender a diversos satélites geoestacionários e satélites de baixa órbita.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar