Franqueados encontram dificuldade na conquista de clientes e aumento de vendas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mikaella Pedrosa

Franqueados encontram dificuldade na conquista de clientes e aumento de vendas

Franqueadores buscam oferecer melhores ferramentas de apoio

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a ABF revelou que a conquista de clientes e o aumento de vendas continuam sendo os principais desafios enfrentados por franqueados de todo o Brasil. Esta dificuldade tem impactado diretamente na sustentabilidade dos negócios, levando muitas unidades a encerrarem suas operações.

De acordo com o estudo, mais de 10 mil empreendedores foram consultados, destacando também uma carência na gestão financeira das pequenas empresas. Mais da metade dos entrevistados (52%) expressaram a necessidade urgente de capacitação na área de controle e gestão financeira para melhorar a saúde financeira de seus negócios.

Raphael Lopes, gerente financeiro da Embracon, comentou sobre o panorama enfrentado pelos franqueados, ressaltando a importância do apoio adequado para evitar o fechamento precoce das unidades. Segundo Lopes, muitos empreendedores são atraídos para o franchising pela segurança que o modelo oferece, porém enfrentam dificuldades significativas sem o suporte necessário.

No cenário do franchising brasileiro, estima-se que aproximadamente 1,7 milhão de pessoas estão empregadas neste setor, conforme dados fornecidos pela ABF. O suporte contínuo dos franqueadores é fundamental para garantir o sucesso dos franqueados e o retorno do investimento aplicado.

Entre 2021 e 2023, o segmento de franquias registrou um crescimento impressionante de 87%, passando de 322 para 604 marcas ativas no mercado. As opções de investimento variam de menos de R$ 10 mil a R$ 135 mil, oferecendo uma ampla gama de oportunidades para empreendedores de diferentes perfis.

Karen Sitta, analista da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional, enfatizou que o sucesso no franchising depende não apenas da dedicação e conhecimento do empreendedor, mas também do suporte integral oferecido pelo franqueador. "O apoio em know-how e conceitos de negócios é essencial para operacionalizar o modelo de franquia com sucesso", afirmou.

Embracon Franchising

No seu primeiro ano de operação, a Embracon Franchising inaugurou 12 unidades e alcançou um faturamento de R$ 185 milhões. Para 2024, a empresa tem como meta totalizar 100 franquias vendidas, das quais 85 já estão pré-aprovadas e 50 em fase de implantação. O tempo estimado para o retorno do investimento (payback) e o ponto de equilíbrio (breakeven) pode ser alcançado em apenas 9 meses.

Com um faturamento mensal mínimo de R$ 3 milhões e uma margem de lucro líquido de 3,50%, o modelo de franquia da Embracon exige um investimento inicial a partir de R$ 100 mil, além do pagamento de royalties.

A franquia oferece um suporte completo e personalizado desde a implementação inicial até o desenvolvimento contínuo do negócio. O franqueado recebe atendimento exclusivo para resolver qualquer dificuldade comercial, operacional ou administrativa, garantindo que possa focar no crescimento da unidade. Os franqueados são selecionados cuidadosamente através do Comitê de Franquias e recebem leads qualificados para impulsionar suas vendas, resultando em um retorno rápido sobre o investimento para muitos deles. Além disso, a franquia oferece suporte na gestão de desempenho e na análise de mercado, assegurando que cada unidade possa maximizar seu potencial de mercado com baixa complexidade inicial e comissões atrativas.

A empresa apoia o franqueado com know-how operacional, acesso a tecnologias avançadas de gestão de vendas, treinamentos específicos na Universidade Corporativa e um Serviço de Atendimento ao Franqueado (SAF) dedicado. Com consultoria de campo exclusiva e um forte apoio em marketing institucional, a franquia está comprometida em proporcionar as ferramentas e o suporte necessários para o sucesso contínuo de todas as suas unidades franqueadas.

Expansão e investimentos futuros

Para Luís Toscano, vice-presidente de negócios da marca “o consórcio tem sido um produto cada vez mais conhecido entre os brasileiros e acreditamos que tem muito ainda a crescer, já que hoje tem penetração em cerca de 5% da população apenas. Estamos investindo em marketing e já dobramos os leads gerados este ano e também na expansão dos canais”. A Embracon é a primeira administradora de consórcios a lançar uma franquia no setor.

Participação na ABF Franchising Expo 2024

O Sebrae e a ABF estão colaborando para fornecer informações e orientações valiosas aos potenciais empreendedores interessados no franchising. A parceria visa fortalecer ambas as instituições, disponibilizando conteúdos gratuitos e online para todos os interessados em iniciar ou expandir seus negócios no setor de franquias. Mais detalhes podem ser encontrados na página da parceria: Link

Sobre a Embracon

Há 35 anos no mercado de consórcios, a Embracon já entregou mais de meio milhão de bens. Autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e associada à ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios), a empresa possui cerca de 100 filiais próprias, 600 parceiros de negócios, incluindo varejistas, institucionais, montadoras, cooperativas de crédito, bancos estaduais e empresas de máquinas agrícolas, além de quase 3 mil colaboradores celetistas.

Sobre a Embracon Franchising

Há mais de 35 anos no mercado de consórcios, a Embracon é uma administradora especializada em consórcio de automóveis, motos, imóveis, veículos pesados e serviços, que já entregou mais de meio milhão de bens. Autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e associada à ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios), a franqueadora da Embracon exige um investimento inicial a partir de R$ 100 mil e o pagamento de royalties por parte do franqueado. O payback e o breakeven podem chegar em 9 meses. O faturamento mensal mínimo previsto é de R$ 3 milhões, com margem de lucro de 3,50% líquido. Um lucro de R$ 105 mil mensalmente.