Brasil,

6 soluções para obter retornos tangíveis com iniciativas de IA

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Tancler
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

As recomendações foram baseadas em uma análise de mais de 100 avaliações realizadas pela DLR Inteligência Artificial

Segundo pesquisa recente divulgada pela International Data Corporation (IDC), a maioria das organizações experimentará uma mudança notável no peso dos investimentos em tecnologia na implementação de Inteligência Artificial (IA) e na adoção de produtos/serviços melhorados por ela, fazendo com que os gastos mundiais em soluções de IA cheguem a um crescimento de mais de US$ 500 bilhões em 2027.

“Embora as previsões globais indiquem um aumento significativo nos investimentos em inteligência artificial (IA), no Brasil, o número de empresas que conseguem capturar retornos tangíveis de suas iniciativas em IA ainda é um restrito”, afirma Ricardo Villaça, CEO da DLR Inteligência Artificial.

De acordo com Villaça, a ineficácia de alguns investimentos pode ser atribuída, em parte, à pressa em implementar soluções rapidamente para obter vantagem competitiva e satisfazer expectativas internas e do mercado. O especialista ressalta que essa abordagem pode levar a erros repetidos, aumentando a complexidade operacional e causando insatisfação interna. Além disso, para ele, outro fator contribuinte é a adoção de ferramentas ou soluções genéricas sem a necessária precisão analítica, resultando em baixa eficácia.

“O mercado se tornou mais complexo e há um protocolo a ser seguido para se obter os resultados desejados. Pode-se não gostar da palavra protocolo, mas é como na medicina e em diversos segmentos de mercado, seguindo o protocolo e realizando as “tropicalizações” necessárias, as chances de sucesso são bem maiores”, ressalta.

Diante deste cenário, Villaça elencou seis soluções primordiais que se destacam pela demanda significativa na aplicação de inteligência artificial (IA), visando impulsionar o dinamismo operacional e ampliar as receitas. Estas soluções são baseadas em uma análise de mais de 100 avaliações conduzidas pela DLR Inteligência Artificial.

1. Implementação de chatbots e assistentes virtuais para atendimento aos clientes

Embora existam diversas ferramentas disponíveis para a criação de chatbots básicos, muitas delas falham em entregar resultados efetivos, gerando inclusive problemas para as empresas. Para alcançar o sucesso, o chatbot precisa ser integrado a um processo de hiperpersonalização real, envolvendo toda a cadeia de negócios da empresa e se tornando parte essencial do funil de vendas.

2. Utilização de algoritmos de inteligência artificial para análise de dados e identificação de oportunidades de vendas

A modelagem de dados assume um papel crucial neste processo. O conhecimento profundo do problema a ser solucionado, a colaboração entre equipes multidisciplinares e o desenvolvimento de algoritmos com rigor matemático são elementos fundamentais para o sucesso da iniciativa.

3. Desenvolvimento de um sistema de CRM integrado com inteligência artificial para gerenciar o relacionamento com os clientes

A mera posse de um software de CRM não garante o sucesso na gestão do relacionamento com os clientes. É fundamental que o sistema esteja alinhado a uma política de relacionamento definida com base em processos de IA. O CRM não deve ser utilizado de forma empírica ou invasiva, sob risco de gerar insatisfação e prejudicar as vendas.

4. Automação do funil de vendas, utilizando inteligência artificial para identificar leads qualificados e personalizar o processo de vendas

A automação do funil de vendas, com o auxílio da inteligência artificial para identificar leads qualificados e personalizar a abordagem, é fundamental para otimizar o processo de vendas. É importante trabalhar todas as etapas do funil de forma estratégica e integrada, a fim de maximizar os resultados.

5. Implementação de uma plataforma digital de serviços para clientes, oferecendo uma experiência mais interativa e personalizada

No cenário atual, as plataformas digitais de serviços para clientes devem ser pautadas por princípios de digitalização, exponencialidade e inteligência. Essa tríade é essencial para oferecer uma experiência interativa e personalizada, capaz de fidelizar os clientes e gerar resultados positivos para o negócio.

6. Integração de ferramentas de inteligência artificial para análise de relatórios e comportamento do cliente

Essa solução contribui para uma compreensão mais precisa das necessidades e preferências do público, possibilitando a personalização de produtos, serviços e experiências, para impulsionar a fidelização e o crescimento do negócio.

No entanto, vale destacar que, para alcançar o sucesso com iniciativas de IA, a mera vontade ou as ferramentas adequadas não bastam. É fundamental contar com a expertise de um estrategista de IA, o envolvimento real do C-Level, a evolução constante do conhecimento e a interação colaborativa entre as áreas. Somente assim a empresa poderá se tornar uma super inteligência, ou "supermind", como é conhecida nos EUA.

Sobre a DLR - Inteligência Artificial

A DLR - Inteligência Artificial é uma empresa especializada no desenvolvimento de roadmaps de Inteligência Artificial (IA), orientados a Return on Investment (ROI) nos curto, médio e longo prazos, que proporcionam alinhamento cultural, fator imprescindível para a evolução em IA. A partir de seus algoritmos próprios, a empresa gera, em apenas 5 dias, processos-chave que analisam o nível de excelência em IA das empresas, visando torná-las mais lucrativas, dinâmicas e inovadoras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar