Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Apresenta Propostas Para Aprimoramento do Setor de Seguros
Em uma recente reunião com representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou uma série de iniciativas destinadas a fortalecer o setor de seguros no país. Segundo informações do Portal Valor Econômico em matéria publicada nesta sexta-feira, 23 , Haddad apresentou alguns projetos de lei que estão sendo discutidos com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios e proporcionar maior segurança aos investidores e consumidores.
Um dos principais pontos abordados é a resolução bancária, que propõe um novo regime para instituições financeiras e seguradoras em situação de crise financeira. Este projeto, atualmente na Câmara dos Deputados, busca aprimorar os mecanismos existentes para garantir a estabilidade financeira dessas entidades e proteger os interesses dos clientes.
Outra proposta relevante é o ressarcimento a investidores, visando proporcionar maior transparência nos processos arbitrais e garantir a proteção dos acionistas minoritários contra possíveis prejuízos causados por acionistas majoritários ou administradores de empresas de capital aberto.
Além disso, destaca-se o projeto que versa sobre a infraestrutura do mercado financeiro, com o intuito de esclarecer as competências do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), proporcionando maior segurança e eficiência nas operações do setor de seguros.
Outras medidas incluem as atividades das cooperativas de seguros em diferentes ramos, a uniformização da aplicação de juros em contratos de dívida, a agilização dos processos de falência com ampliação da participação dos credores, e a instituição de uma lei geral para os contratos de seguro, estabelecendo regras claras para consumidores, corretores, seguradoras e órgãos reguladores.
A notícia do Valor falou também sobre a proposta de permitir e estabelecer diretrizes para a execução extrajudicial de títulos executivos civis extrajudiciais e judiciais, proporcionando maior eficiência e celeridade na resolução de conflitos no setor de seguros.
Essas iniciativas refletem o compromisso do governo em fortalecer o setor de seguros no Brasil, promovendo um ambiente mais seguro e favorável para investidores, consumidores e empresas atuantes nesse importante segmento da economia nacional.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário