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Além das redes sociais: Hub de influenciadores dá 3 dicas de monetização

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natália Diogo
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Curta, maior hub de Youtubers da América Latina, aconselha criadores de conteúdo a investirem em eventos, produtos licenciados, palestras e workshops

A importância do marketing de influência segue crescendo pelo 8º ano consecutivo no Brasil, aponta uma pesquisa de mercado que entrevistou profissionais dos segmentos de bens de consumo, telecomunicações e mídia, farmacêutico, hoteleiro, serviços financeiros, varejo e tecnologia. Para a Curta, maior hub de youtubers da América Latina, essa é a oportunidade ideal para os influenciadores irem além das suas redes sociais e também serem remunerados fora das telas. As dicas vão desde investir em eventos e produtos personalizados a participar de palestras e workshops.

As redes sociais impulsionam a carreira dos influenciadores em termos de visibilidade, que se converte também em monetização. O YouTube, por exemplo, paga cerca de US$700 a cada 1 milhão de visualizações no nicho de Games. Mas, Pedro Gelli, sócio-fundador da Curta, destaca que o principal valor do influenciador é a sua capacidade de se conectar com o público de forma genuína: “Estamos na era da comunidade, na qual o marketing só funcionará se a audiência sentir e mantiver a confiança no influenciador”.

Por isso, ele alerta: não vale tudo por dinheiro. A propaganda de produtos e serviços ineficazes ou que até prejudicam os consumidores estão gerando desconfiança contra os influenciadores e ser “desmascarado” pode ser um caminho sem volta nas redes sociais. Apesar do Brasil ainda ser o país que mais compra por influência — 43% da população já fez compras desse tipo, segundo a Statista —, é muito importante que o influenciador experimente e se identifique com os produtos que divulga.

Confira as dicas da Curta para monetizar além das redes sociais:

Eventos próprios ou com parceiros

Os eventos são uma ótima maneira de monetizar a influência, pois permitem uma conexão com o público de forma mais pessoal e interativa. Os formatos podem ser variados, desde stand ups e peças, passando por shows e até espetáculos mais elaborados. Recentemente a “Turma do Problems", um canal que desenvolve conteúdo para crianças de 6 a 12 anos de idade e não explora temas como namoro, jogos de terror, violência nos seus vídeos, saiu das telinhas de smartphones e tablets e fez uma apresentação em um teatro para 1.500 pessoas. Ao todo, eles já acumulam mais de 7 milhões de inscritos e 3 bilhões de visualizações no seu canal no YouTube.

Outra opção muito utilizada é o meet and greet, o influenciador promove um momento somente para conhecer seus seguidores, conversar um pouco e tirar fotos com eles. Esses eventos, muitas vezes, são organizados pelos próprios criadores de conteúdo, ou em eventos específicos como CCXP, BGS, ou em parcerias com marcas de diferentes segmentos para divulgação de uma ação, produto ou serviço.

Produtos licenciados

Quando o assunto é produto, há uma infinidade de possibilidades. Diversos influenciadores já aderiram à ideia, mas como não é tão simples elaborar e fabricar uma ideia de maneira artesanal e independente, existem formas de terceirizar a produção. A Curta, por exemplo, desenvolve, lança e comercializa produtos em marketplace próprio. Na loja é possível encontrar bonecos, cadernos, camisetas, canecas, mochilas e outros itens personalizados, todos pensados para os fãs dos influenciadores agenciados pelo hub. Só a Família Arqueira e a Turma do Problems têm, respectivamente, 26 e 25 produtos disponíveis no marketplace.

Palestras e Workshops

Realizar workshops e palestras (ou até mesmo participar como ouvinte) sobre e para o próprio nicho pode render auditórios cheios de pessoas interessadas nos tópicos e práticas a serem abordados. Mas não é preciso começar com grandes eventos como os TEDx Talks. Que tal um pequeno encontro em um café para falar sobre as últimas tendências ou mesmo fazer um Perguntas & Respostas bem descontraído? O público, nesse caso, se expande: pode ser tanto a própria comunidade quanto profissionais de marketing, comunicação e até outros influenciadores interessados no modo como você trabalha.

“É importante ressaltar que a escolha da melhor ação de monetização para um influenciador depende de uma série de fatores, incluindo o nicho de atuação, seu público-alvo, seus objetivos financeiros e seu preparo para realizar a ação”, aponta o empresário.

No estudo citado acima, 30% dos entrevistados têm uma percepção de baixa profissionalização desse mercado. Na visão de Pedro Gelli, estamos caminhando para a profissionalização da chamada economia criativa (do original creator economy), como mostram os debates, embates e projetos para regulamentação do setor, dentro e fora do Brasil, mas ainda existem perigos para os produtores de conteúdo que não sabem precificar o próprio trabalho ou fazer gestão de contratos.

“No momento, a saída mais segura para influenciadores é se agenciar em empresas sérias no mercado, aquelas que já mostram resultados para seus influenciadores e não os exploram”, aconselha. O modelo de negócio da Curta, por exemplo, é baseado em parcerias nas quais os influenciadores se tornam sócios do hub e recebem participação dos lucros de todas as ações acordadas.

Sobre a Curta

A Curta é o maior hub de youtubers na América Latina, com mais de 45 criadores de conteúdo focados em entretenimento e games, como Robin Hood, Natan por Aí, JazzGhost, Problems e Lucas Clash On. O diferencial da Curta é o modelo de negócio, baseado em parcerias em que os influenciadores podem se tornar sócios da Curta e receber porcentagens da participação de lucros. A Curta já trabalhou com mais de 200 marcas, como Ubisoft, Samsung, Scopely, L'oreal, Amazon, Google, Tencent, Activision, Epic Games, entre outras. Juntando todos os canais, possui mais de 260 milhões de inscritos e 2,8 bilhões de visualizações mensais, esperando alcançar em 2023 faturamento direto de R$21 milhões e R$40 milhões movimentados no mercado. Saiba mais no site da Curta.


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