Em 2023 indústria seguradora brasileira pagou mais de R$ 200 bilhões em indenizações
Luciano Alves de Oliveira é Diretor Geral Brasil e Portugal do OTRS Group
Mas fraudes giram em torno de U$ 50 bi na América Latina
Por *Luciano Alves de Oliveira
Com crescimento de 3,4% em relação ao ano de 2022, o setor segurador brasileiro pagou R$ 207,2 bilhões em indenizações, resgates, benefícios e sorteios nos primeiros 11 meses de 2023, segundo a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). Porém, dados da Federação Interamericana de Empresas de Seguros (Fides), as fraudes em seguros na América Latina geram perdas anuais de U$ 50 bilhões e o país da região que lidera o ranking é a Argentina. O lanterna é o Chile, com o Brasil na média dos 18 países associados, com fraudes que giram em torno de 14% da receita das seguradoras.
Os números de mercado mostram a confiança na retomada no mercado de seguros após a pandemia, diante da evolução tecnológica que vem permitindo facilidades para o consumidor na hora da contratação de seguros. Mas ainda há muito a evoluir na relação cliente-seguradora e, mais ainda, no tocante a automação de processos. Os setores de riscos cibernéticos, obras públicas e fretes são as grandes apostas do mercado. E para isso acontecer é necessário tecnologia. Listei aqui 12 processos de negócio que as seguradoras podem se beneficiar significativamente com a automação. Isso não apenas melhora a eficiência operacional, mas também contribui para uma experiência do cliente mais ágil e satisfatória:
1. Cotação e subscrição de seguros: automação do processo de cálculo de prêmios e emissão de apólices, reduzindo o tempo necessário para a subscrição de seguros.
2. Gestão de sinistros: automatização do registro e processamento de sinistros, incluindo a avaliação de danos, comunicação com segurados e liquidação de reclamações.
3. Avaliação de riscos e precificação: utilização de algoritmos e modelagem estatística para avaliar riscos, determinar preços de prêmios e ajustar as estratégias de subscrição com base em dados históricos e em tempo real.
4. Gestão de documentos e arquivos: automação da gestão de documentos, desde a digitalização até o arquivamento e recuperação eficiente de informações.
5. Atendimento ao cliente e comunicação: implementação de chatbots e automação de e-mails para fornecer respostas rápidas a consultas de clientes, além de envio automático de notificações e atualizações.
6. Renovação de políticas: automação do processo de renovação de apólices, incluindo a avaliação automática de riscos e a emissão de novas propostas de prêmios.
7. Verificação e detecção de fraudes: utilização de algoritmos e aprendizado de máquina para identificar padrões suspeitos e detectar possíveis casos de fraude.
8. Gestão de pagamentos e faturas: automação da geração de faturas, processamento de pagamentos e reconciliação de transações, garantindo precisão e eficiência.
9. Conformidade regulatória: implementação de ferramentas automatizadas para monitorar e garantir conformidade com regulamentações e requisitos legais em constante mudança.
10. Treinamento e desenvolvimento de agentes: utilização de plataformas de e-learning e automação para treinamento contínuo de agentes de seguros, mantendo-os atualizados com políticas, procedimentos e produtos.
11. Análise de dados e relatórios: implementação de ferramentas de análise de dados automatizadas para extrair insights significativos a partir de grandes conjuntos de dados, orientando estratégias de negócios e decisões de subscrição.
12. Gestão de relacionamento com o cliente: utilização de sistemas automatizados para monitorar interações com clientes, rastrear políticas e histórico de comunicações, proporcionando uma visão holística do relacionamento com o cliente.
Ao automatizar esses processos, as seguradoras podem melhorar a eficiência operacional, reduzir erros, atender mais rapidamente às demandas dos clientes e manter um alto padrão de conformidade regulatória. Além disso, a automação libera recursos humanos para tarefas mais estratégicas e criativas.
*Luciano Alves de Oliveira é Diretor Geral Brasil e Portugal do OTRS Group
Sobre o Grupo OTRS
O OTRS Group é o maior fabricante e provedor mundial do pacote de gerenciamento de serviços corporativos OTRS. Ele fornece às empresas soluções independentes do setor para comunicação estruturada em atendimento ao cliente, gerenciamento de serviços de TI e gerenciamento de segurança. Além do principal produto OTRS, as soluções de segurança STORM e CONTROL garantem uma gestão eficiente de incidentes de cibersegurança e documentação transparente de acordo com normas como a ISO 27001.
Seus clientes incluem Lufthansa, Porsche, BSI (Federal Office for Security in Information Technology), Helios Kliniken, Haribo, Ameropa e TUI Cruises. A empresa é composta pela OTRS AG e suas cinco subsidiárias OTRS Inc (EUA), OTRS S.A. de C.V. (México), OTRS Asia Pte. Ltd. (Cingapura), OTRS do Brasil Soluções Ltda (Brasil) e OTRS Magyarország Kft. (Hungria). A OTRS AG está listada no conselho básico da Bolsa de Valores de Frankfurt.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário