Desafios e inovações na Era da Inteligência Artificial, um olhar profundo com a Akad Seguros

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/Nicholas Godoy

No ano de 2023, testemunhamos um notável avanço tecnológico impulsionado pela rápida incorporação e evolução das Inteligências Artificiais (IA) no mercado. Essas IAs se tornaram pilares essenciais de suporte para profissionais em diversas áreas, contudo, também emergiram como facilitadoras para ataques cibernéticos, desafiando as fronteiras da segurança online. De acordo com a pesquisa da IDC Cyber Security Research, embora as projeções indiquem um aumento de 12% nos crimes digitais no setor de Tecnologia da Informação até 2024, há indicações de que esse percentual poderá ser ainda mais expressivo, principalmente devido ao avanço contínuo da inteligência artificial.

Em entrevista ao Cqcs, Gabriela Martins, Subscritora de Cyber da Akad Seguros, esclarece um pouco sobre o crescimento dos ataques cibernéticos e como a Akad enxerga as perspectivas para 2024.

A Akad é líder em responsabilidade civil profissional e oferece o Seguro Akad CyberRisk Pro, que protege contra perdas financeiras e responsabilidades decorrentes de violações de dados, ataques cibernéticos, roubo de informações e interrupção de serviços. O produto visa cobrir ameaças relacionadas à segurança da informação, destacando a importância no Brasil, principal origem de vazamentos de dados pessoais no mundo, frequentemente utilizados em fraudes financeiras.

Em fala ao Cqcs, Gabriela comenta sobre o aumento da procura por cobertura no seguro cibernético nos últimos anos e explica como a Akad vem se adaptando perante esse cenário – “A Akad tem se adaptado ativamente a esse cenário em constante evolução, investindo em tecnologias avançadas de análise de risco e aprimorando continuamente nossas ofertas de cobertura para atender às necessidades crescentes de proteção contra ameaças cibernéticas”. Além disso, ela enfatiza a evolução da Inteligência Artificial promissora em todos os cenários, porém, ela traz consigo desafios significativos em segurança cibernética e solidifica a proteção oferecida pela Akad, incluindo uma proteção gratuita para todos os clientes.

“Esse sistema visa mitigar riscos ao fornecer um relatório de vulnerabilidades personalizado, enviado regularmente. Essa ferramenta ajuda na identificação e proteção do ambiente do cliente. Além disso, ressaltamos a importância do seguro cibernético como uma medida vital na defesa contra ameaças em um ambiente digital altamente interconectado e em constante evolução. Nosso objetivo é assegurar a proteção e a tranquilidade de nossos clientes diante das complexidades do cenário cibernético atual”, explica Martins.

Em seguida, ela conta sobre o processo de educar seus clientes sobre os riscos cibernéticos e a importância do Seguro Cyber, reforçando o compromisso em fornecer conhecimento relevante e prático para garantir que seus clientes estejam bem informados. Adotando uma abordagem abrangente, a Akad oferece recursos educativos como webinars, materiais informativos e um ebook recentemente lançado, que oferece um glossário detalhado das principais terminologias cibernéticas, acompanhado de explicações sobre as principais ameaças. Um método adotado para capacitar os segurados, permitindo que fortaleçam suas defesas e gerenciem de maneira mais eficaz os controles de segurança.

Sendo um pilar importante no meio de todo esse trabalho, a Subscritora não deixa de fora o papel do corretor e como a companhia orienta esses profissionais – “Os corretores têm um papel fundamental na disseminação de soluções de seguro cibernético. Na Akad, oferecemos suporte especializado a eles, fornecendo treinamentos específicos sobre nossos produtos e ferramentas para auxiliá-los na apresentação dessas soluções aos clientes”.

Por fim, como sinal de evolução no setor, Gabriela enfatiza que a Akad demonstra sua visão proativa ao explorar constantemente novas frentes de risco associadas à evolução da IA, buscando adaptar-se às demandas emergentes do cenário atual. Com o objetivo de oferecer soluções de seguro abrangentes e flexíveis, além de estar atenta às necessidades, garantindo que suas coberturas estejam preparadas para enfrentar os desafios apresentados pelos setores e tecnologias emergentes.