5 lições que as empresas podem levar para 2024
*Hugo Godinho
À medida que um novo ano se aproxima, o cenário empresarial continua a evoluir em resposta às lições aprendidas e aos desafios superados. Tendências emergentes estão delineando o futuro das empresas, desde a crescente importância das práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) até a transformação digital e a mudança na estrutura do trabalho. Este é um momento crítico para as organizações se posicionarem estrategicamente, considerando o aprendizado contínuo de um ambiente empresarial dinâmico.
A crescente conscientização a respeito de pautas ESG molda o panorama empresarial. Empresas estão cada vez mais reconhecendo que o sucesso a longo prazo está intrinsecamente ligado ao compromisso com práticas sustentáveis. Em 2024, espera-se que essa temática não seja apenas uma consideração secundária, mas um elemento fundamental nas estratégias corporativas. Afinal, organizações que adotam e comunicam de maneira eficaz suas iniciativas passam a estabelecer também conexões mais profundas com clientes e talentos.
Já a estrutura tradicional do trabalho passou por uma revolução significativa. O modelo remoto e os arranjos híbridos se estabeleceram como norma em muitas organizações. A capacidade de gerenciar equipes distantes, promover a colaboração digital e manter um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional continuará tendo destaque no próximo ano.
Abaixo, listo 5 estratégias que as empresas devem considerar se quiserem prosperar em 2024. Confira:
1. Comunicação Interna inteligente
Essa é a espinha dorsal de qualquer organização bem-sucedida. É essencial manter os colaboradores informados, engajados e conectados, independentemente de onde estejam. No próximo ano, priorizar estratégias de Comunicação Interna buscando cada vez mais sua efetividade, por meio de plataformas digitais e ferramentas interativas, será fundamental para garantir que as equipes estejam na mesma página.
Trata-se da principal solução de uma plataforma multicanal ao integrar diferentes tipos de comunicação (texto, vídeo, áudio), ferramentas e dados. A CI inteligente possui foco na comunicação multidirecional e no conteúdo personalizado e segmentado, promovendo feedback, engajamento, assim como treinamento e suporte.
2. Experiência do colaborador e dados com foco na otimização da eficiência operacional
Criar experiências personalizadas por meio da Comunicação interna, impulsionada por dados e projetada para alcançá-los em seu canal preferido, é essencial para criar momentos inesquecíveis na jornada do colaborador. O maior desafio da Comunicação Interna e dos profissionais de RH é usar a tecnologia para reforçar as conexões entre os colaboradores.
3. Integração da IA generativa
A Inteligência Artificial melhora a Comunicação Interna nas empresas por meio da personalização de conteúdo, automatização de tarefas rotineiras e geração de materiais dinâmicos. Ela analisa os sentimentos dos funcionários para otimizar a satisfação no trabalho e ainda oferece suporte multilíngue, aumentando a eficiência em organizações globais. Além disso, a IA estimula a inovação e assegura a conformidade das comunicações, adaptando-se ao crescimento da empresa.
4. Mitigação dos efeitos da sobrecarga digital
É necessário mover esforços para criar ambientes de trabalho que promovam a saúde mental, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e a resiliência. Os colaboradores são o ativo mais valioso de uma empresa. Cuidar da saúde e do bem-estar deles não é apenas uma responsabilidade ética, mas também uma estratégia de negócio inteligente.
5. Acessibilidade e sustentabilidade corporativa
Integrar esses dois elementos pode não só melhorar a eficiência e eficácia da Comunicação Interna, mas também fortalecer a cultura corporativa e a responsabilidade social. Isso resulta em uma força de trabalho mais unida, engajada e alinhada com os valores da empresa. Isso reforça a promoção de valores sustentáveis e a melhoria na imagem corporativa.
*Hugo Godinho é CEO na Dialog, HR Tech líder em Comunicação Interna e Engajamento no Brasil.
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