Brasil,

Mercado Gaúcho de seguros mantém ritmo de crescimento

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Seguro Gaúcho
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

“Segmento vai continuar crescendo em 2024”

Dados da Confederação Nacional das Seguradoras indicaram que de janeiro a setembro de 2023 o crescimento do mercado de seguros no Rio Grande do Sul atingiu a faixa de 12,2%. A média nacional ficou em 10%. O Estado representa 8% do mercado nacional de seguros.

O presidente do Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul, Guilherme Bini, destacou o crescimento de algumas carteiras ao longo de 2023, como o patrimonial (28%), transporte (14%), responsabilidade civil (14%), pessoas (13,6%) e previdência aberta (18%). Ressaltou ainda que os seguros mais populares (automóvel, residencial, empresarial e vida) seguem impulsionando o desenvolvimento do mercado.

Ao comentar o balanço de 2023, o dirigente disse que o Estado viveu um ano atípico em função dos efeitos climáticos, sendo a estiagem no primeiro trimestre e enchentes e ciclones no segundo semestre.

Conforme Bini, o seguro agrícola mostrou sua importância e atendeu os produtores rurais. “A colheita de inverno foi boa, mas existe uma preocupação com a próxima safra em função do excesso de chuvas e granizo em algumas regiões”, ressaltou.

Outro detalhe citado pelo presidente do SindsegRS foi o aumento da procura pelo seguro agrícola e do seguro patrimonial rural, que garante a cobertura da benfeitoria, instalações e maquinários.

“Dentro de uma propriedade rural, não se pode pensar apenas na lavoura. É preciso lembrar de todo o investimento, desde silos de armazenagem até máquinas de plantio e colheita”, enfatizou.

Guilherme Bini adiantou que o custo final do seguro agrícola será impactado com os pedidos expressivos de indenizações. Segundo o executivo, a sinistralidade é um dos pontos que afeta a precificação do seguro em qualquer ramo, sendo que o Rio Grande do Sul já enfrentou três estiagens consecutivas.

Quanto aos reflexos das enchentes e ciclones, Bini enfatizou a mobilização das seguradoras no apoio às famílias mais necessitadas, através da disponibilização de guinchos em várias regiões, atendendo segurados e não segurados, além da realização de ações sociais.

“O Brasil ainda não possui o seguro catástrofe, sendo que este produto é importante para o restabelecimento de famílias e empresas. Acredito que isto deverá ser efetivado no país nos próximos anos. A CNseg está capitaneando este debate e apresentou proposta neste sentido”, destacou.

Para 2024, Guilherme Bini prevê um ano de crescimento. “As obras de infraestrutura estão voltando. Isto significa o impulsionamento dos seguros de responsabilidade civil, das obras de engenharia e transportes”, concluiu.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar