Desbravando Fronteiras Digitais: Aplicativos Offline como Ferramentas de Acessibilidade

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Regiane Rodrigues

Em um mundo cada vez mais conectado, a acessibilidade digital é fundamental para garantir que todos tenham oportunidades iguais. Pensando nisso, a BRQ Digital Solutions, empresa líder em transformação digital, apoiou o desenvolvimento de dois aplicativos offline’s, que desempenham um papel vital para garantir a inclusão, especialmente para comunidades afastadas e alunos em situação de vulnerabilidade.

O primeiro case é com a líder global em proteção de culturas, a ADAMA fornece soluções para agricultores em todo o mundo a fim de combater plantas daninhas, insetos e doenças agrárias. Possui um dos mais amplos e diversos portfólios de ingredientes ativos no mundo, bem como instalações de P&D de última geração, fabricação e formulação, e tem uma presença comercial em mais de 100 países, contando com 9 mil colaboradores.

Um dos maiores desafios para o segmento de pecuária é a dificuldade para a identificação das plantas daninhas que infestam as áreas de pastagem e, consequentemente, reduzem o potencial de produtividade dos pastos. Segundo a Embrapa Soja (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a perda de produtividade da lavoura pode chegar a mais de 90% se não houver nenhum tipo de controle de plantas daninhas. Isso acontece porque elas são capazes de se adaptar a lugares e condições climáticas adversas, o que as tornam grandes competidoras em meio às culturas. Estima-se que as espécies de plantas daninhas resistentes a herbicidas (nos mais diversos sistemas de produção do país) podem gerar prejuízo de até 9 bilhões de reais ao agronegócio brasileiro.

Como a BRQ atuou

A BRQ desenvolveu o aplicativo utilizando o framework Cross-Platform Flutter para reduzir custos e acelerar o desenvolvimento. Foram desenvolvidas também todas as APIs e integrações com o sistema ADAMA.

Os principais resultados obtidos com o desenvolvimento do aplicativo ADAMA Pastagem foram:

Mais de 900 usuários ativos no aplicativo;

Taxa de engajamento: 68% (de interação dos usuários);

Tempo médio gasto no aplicativo: 10 minutos e 09 segundos;

O aplicativo contribuiu para maior interação entre o usuário e a ADAMA:

É possível submeter informações via aplicativo e a ADAMA sugere a solução mais adequada de seu portfólio para o manejo. Link do aplicativo no site da ADAMA.

Case Instituto Porto

Fundado em 2005, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que tem como principal mantenedora a Porto e como objetivo potencializar o desenvolvimento de projetos socioambientais e culturais da região de Campos Elíseos, em São Paulo.

Desenvolvem-se projetos nas áreas de educação, esporte, cultura, cidadania e inclusão social, buscando contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua. Seu trabalho é direcionado principalmente para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Os cursos de capacitação profissional do Instituto Porto têm o objetivo de proporcionar uma melhor condição socioeconômica, por meio da valorização individual e do acesso ao emprego. Além da formação de alunos, o Instituto Porto também desenvolve a empregabilidade por meio de indicações para oportunidades de trabalho.

Durante a pandemia da Covid-19 (entre 2020 e 2021), os alunos do Instituto Porto não tinham a possibilidade de frequentar as aulas de forma presencial, portanto precisavam assisti-las on-line. Com esse cenário, foram levantados dois desafios para a inclusão digital: falta de um computador pessoal e acesso limitado à internet.

A maioria dos estudantes atendidos não têm computador em casa para estudar, e utilizam o próprio celular para este fim. Sem acesso ilimitado à internet ou Wi-Fi em casa para baixar os conteúdos necessários das matérias, o cliente precisava desenvolver um aplicativo Android e iOS para os participantes do Instituto Porto, com funcionalidade off-line.

A proposta era que o aluno baixasse o conteúdo dos cursos no Wi-Fi do Instituto e, posteriormente, em casa, todo o material poderia ser acessado e estudado off-line.

Solução

A solução foi criar o aplicativo mobile “Instituto Porto” no qual o aluno é capaz de acessar os cursos em que está matriculado, desde a ementa até as aulas. Os arquivos (PDF, Word e PPT) que o professor disponibiliza também podem ser baixados. O app permite que os alunos tirem fotos de exercícios feitos em casa e, quando na presença do Wi-Fi do instituto, sejam enviadas para o professor.

Com mais de 1.000 alunos formados ao ano em diferentes segmentos, o objetivo do aplicativo é expandir a acessibilidade digital, reunindo em um único lugar os conteúdos dos programas do Instituto Porto e tornando a experiência mais prática e intuitiva para todos os usuários. Pelo app, os alunos têm acesso, de forma off-line, a:

● Conteúdos de aulas;

● Disciplinas;

● Avaliações;

● Cronogramas;

● Recados de professores.

A BRQ trabalhou em Full Life Cycle, em todas as fases do projeto, desde o Discovery, protótipo do app e desenvolvimento. Também chamada de “fase do descobrimento”, a BRQ atuou no Discovery dos verdadeiros obstáculos e necessidades dos alunos, dando os primeiros passos na estruturação de um projeto personalizado que atendesse às expectativas e demandas do Instituto Porto de forma viável, ágil e pontual.

Resultados e impactos

O aplicativo está disponível tanto para Android quanto para iOS desde 2021 e atingiu – nessa data – avaliação de 4.8 estrelas na app store.

Com o sucesso da adoção do aplicativo, o projeto superou seu propósito inicial e hoje é uma ferramenta que faz parte do cotidiano dos alunos garantindo a inclusão digital de todos.

À medida que avançamos rumo a um futuro digital, é imperativo confiar no valor intrínseco dos aplicativos offline. Estes não apenas quebram barreiras geográficas e econômicas, mas também promovem uma sociedade mais equitativa, onde o conhecimento e as oportunidades estão ao alcance de todos, independentemente de sua localização ou condição financeira.

Sobre a BRQ

Há 30 anos criando a próxima geração de soluções digitais, a BRQ Digital Solutions se consolidou como líder de mercado e uma das maiores, melhores e mais inovadoras empresas de Transformação Digital do país. Tem como propósito acelerar os negócios de seus clientes com inteligência e tecnologia, de ponta a ponta. Materializa as estratégias dos clientes em soluções digitais de alto impacto para solucionar diversos desafios, que podem ser de Crescimento, Experiência, Eficiência ou demais Criticidades que os impeçam de alcançar todo o seu potencial de transformação. Apoia mais de 150 empresas em oito países, em todos os desafios de suas jornadas de transformação. Seus 3.000 colaboradores apaixonados por tecnologia atuam em anywhere office em mais de 350 cidades no Brasil e EUA.