Sistema Unimed lidera mais uma vez entre os melhores planos de saúde em índice da ANS

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lilian Souza

Omar Abujamra Junior, presidente da Unimed do Brasil Omar Abujamra Junior, presidente da Unimed do Brasil

São 20 operadoras Unimed com nota máxima, de um total de 25, e 234 classificadas nas melhores faixas da avaliação oficial do setor, divulgada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

O Sistema Unimed reafirma sua posição como líder no setor de saúde suplementar conquistando novamente o topo do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS 2023 – ano-base 2022), avaliação oficial do setor de planos de saúde realizada anualmente pela agência reguladora. Das 25 operadoras médico-hospitalares que obtiveram nota máxima no levantamento, 20 são Unimed. Com 234 operadoras nas duas melhores faixas de desempenho, incluindo a operadora de planos odontológicos Unimed Odonto e a operação de saúde da Seguros Unimed, o Sistema obteve um nota média de 0,8032, superando a média do setor de 0,7898. Os resultados foram divulgados pela ANS no fim de dezembro de 2023.

O Sistema Unimed também se destaca no Programa de Acreditação de Operadoras, desenvolvido pela agência reguladora para fomentar a qualidade setorial. Das 20 operadoras com certificados de acreditação vigentes, 18 são Unimed (dados de novembro de 2023).

Além das operadoras liderando o índice, a Seguros Unimed conquistou o segundo lugar entre as seguradoras mais bem avaliadas, alcançando um índice de 0,9238, enquanto a Unimed Odonto figura entre as três melhores operadoras odontológicas de grande porte, atingindo uma pontuação de 0,8551.

O índice avalia, de forma compulsória, as empresas atuantes no mercado por meio de 31 indicadores, divididos em quatro dimensões que abrangem toda a operação de planos de saúde. Esses parâmetros incluem qualidade em atenção à saúde, garantia de acesso, sustentabilidade no mercado e gestão de processos e regulação, além de um indicador bônus pela acreditação da operadora. As notas variam de zero até 1,00, sendo que 68,3% das operadoras se classificaram nas duas melhores faixas, com pontuações acima de 0,60.

“Um dos nossos maiores diferenciais é o fato de sermos cooperativas de saúde geridas sob a perspectiva do médico. Os resultados do IDSS deste ano mais uma vez evidenciam a abrangência e a relevância da Unimed em todo o país e o compromisso das nossas cooperativas e empresas em assegurar qualidade e segurança assistencial aos nossos 20,5 milhões de beneficiários de planos de saúde e odontológicos", destaca Omar Abujamra Junior, presidente da Unimed do Brasil, entidade nacional que representa o Sistema Unimed.

No relatório oficial da avaliação, a ANS destaca que “as modalidades que continuam apresentando um melhor IDSS, isto é, IDSS classificado na faixa avaliativa 1 (IDSS ≥ 0,8), continuam sendo as seguradoras especializadas em saúde e as cooperativas médicas”.

Sobre o IDSS

De acordo com a ANS, para o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar 2023, ano-base 2022, foram avaliadas 896 operadoras, sendo 670 classificadas como Operadoras Médico-Hospitalares e 268 como cooperativas médicas, com resultados divulgados de 839 operadoras. O índice é parte do programa para induzir a qualidade do setor e ampliar o acesso a informações por parte da sociedade. A divulgação periódica também permite aos beneficiários comparar o desempenho das operadoras, fortalecendo seu poder de escolha.

Sobre a Unimed

Com 56 anos de atuação, a Unimed se destaca na liderança do setor de saúde suplementar. A marca nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP), em 1967, e hoje compõe um sistema de 340 cooperativas médicas, que estão presentes em 90% das cidades brasileiras e atendem a 20 milhões de pessoas em planos de saúde e odontológicos. A Unimed reúne 118 mil médicos cooperados, gera 143 mil empregos diretos e dispõe da maior rede assistencial do país, formada por 157 hospitais e hospitais-dia próprios e cerca de 2,5 mil hospitais credenciados, além de unidades de pronto-atendimento, clínicas e laboratórios, entre outros serviços. Toda essa operação injeta, no sistema de saúde brasileiro, R$74,8 bilhões por ano.