O poder da mídia OOH para tornar as campanhas publicitárias únicas, inesquecíveis e inteligentes
Joaquim Lopes*
Existem campanhas publicitárias que se tornaram memoráveis na vida das pessoas. No segmento da Mídia Out Of Home (OOH), conhecida como tudo aquilo que atinge o consumidor fora de casa, algumas tiveram grande destaque na sua produção que, além de atrair a atenção do público por causa da criatividade, foram responsáveis por uma melhor conversão nos negócios.
Entre elas, gostaria de destacar a do Burger King com o anúncio do seu shake Oreo, realizado na Polônia. Os anúncios traziam descontos da bebida, de acordo com a temperatura do ambiente onde as peças publicitárias estavam instaladas. Ou seja, quanto maior era a temperatura no local, mais baixo era o preço do shake, chegando a descontos de 100% em alguns lugares onde ocorria a campanha. A campanha rendeu à empresa de fast food um alcance de aproximadamente 8 milhões de pessoas e promoveu um aumento de até 13% nas vendas do produto.
Caminhando na mesma direção, mas com um propósito diferente, o Google também soube aproveitar os dados meteorológicos para criar uma comunicação diferenciada. Chamada de “Make The Most Of Summer” (aproveite o verão ao máximo), a campanha se baseou nas pesquisas mais populares de cidades do Reino Unido. Com as informações dos termos mais buscados como “melhor sorvete”, “parques próximos”, e “horário de funcionamento de pontos turísticos”, exibia, em tempo real, em um outdoor, as respostas para essas perguntas.
Em resumo, apesar do ambiente digital ser considerado uma referência nos dias de hoje, o modelo de mídia OOH mantém-se forte no mercado mundial para os anunciantes. Levantamento realizado pela Kantar Ibope Media no segundo semestre de 2023 mostra que 89% da população brasileira consome esse tipo de mídia. Isso porque, as compras físicas representam 80% do mercado brasileiro.
Vale destacar que a mídia OOH é um modelo de publicidade que está presente em diferentes momentos no cotidiano de nossas vidas, seja no transporte, nos mobiliários urbanos, nos estabelecimentos comerciais e nos painéis que chamam a nossa atenção quando estão posicionados em locais estratégicos do nosso percurso, influenciando nas decisões das compras no offline.
A mídia OOH oferece inúmeras opções às marcas para que o anúncio do produto chegue a um bom número de pessoas e promova importantes conversões nos negócios. O desafio é criar cada estratégia olhando para dados disponíveis e elaborando campanhas inteligentes a partir dessas informações. Isso fará com que a empresa mostre o anúncio certo, para a pessoa certa, no lugar certo e no momento certo, podendo ser explorado de diversas maneiras diferentes. Essa é uma das tendências do mercado publicitário que certamente estará na mente das marcas e criativos brasileiros.
*Joaquim Lopes é cofundador CEO da 4yousee
Sobre a 4yousee
Fundada no Brasil em 2004, a 4yousee é uma empresa de soluções de Digital Signage (sinalização em telas) que aprimora a experiência do usuário em diferentes pontos de comunicação e vendas e, com base em inteligência artificial, fornece dados estratégicos para tomada de decisão organizacional. Com mais de 600 clientes em 10 países utilizando mais de 40 mil telas, a 4yousee é reconhecida no mercado como a maior empresa de Digital Signage da América Latina.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário