Brasil,

Influenciadores e marcas: a parceria que fortalece as comunidades e impulsiona as vendas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thayna Franzo da Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Leilane Drummond Leilane Drummond

*Por Leilane Drummond

É inquestionável o papel que as redes sociais desempenham na formação de opiniões e comportamentos dos consumidores. Plataformas como Meta (ex-Facebook), Instagram, X (ex-Twitter), YouTube e TikTok conectaram bilhões de pessoas em todo o mundo, possibilitando a troca de informações, opiniões e experiências. Com o tempo, as redes transformaram não só a maneira da sociedade de se relacionar, mas também a forma de consumo.

A mudança é impulsionada, principalmente, pelos influenciadores digitais, que surgiram como figuras proeminentes, resultado da convergência das mídias digitais, redes sociais e da mudança na forma como as pessoas consomem conteúdo com impacto profundo na cultura contemporânea. Hoje, existe público para qualquer tipo de conteúdo. As marcas podem capitalizar esse potencial ao adicionar influenciadores como aliados eficazes em suas estratégias.

Em um mundo repleto de informações e escolhas, os influencers ocupam um espaço único. Geralmente, se destacam por sua autenticidade e capacidade de criar conexões genuínas com o público. A opinião de um criador de conteúdo pode influenciar tanto positivamente quanto negativamente as vendas de um produto, dependendo da confiança, autenticidade e relevância do influenciador em relação ao seu público.

Uma questão fundamental que permeia a relação entre marcas e consumidores na era digital é: podemos realmente confiar nos influenciadores? A integridade e autenticidade dos influenciadores são fatores-chave que afetam essa confiança. As parcerias sólidas entre as marcas e influenciadores autênticos podem aumentar a confiança dos consumidores em suas recomendações. Portanto, embora as pessoas tendam a confiar em amigos e familiares, os influenciadores desempenham um papel crucial nas decisões de compra, especialmente quando estabelecem autoridade e identificação genuína com o público-alvo.

Construir parcerias sólidas com influenciadores autênticos e alinhados aos valores da marca pode aumentar a confiança dos consumidores em suas recomendações. Embora o marketing 'boca a boca' ainda seja considerado altamente confiável, os influenciadores desempenham um papel essencial nas decisões de compra, especialmente quando conquistam autoridade por meio da admiração. Essa autoridade é construída por meio da conexão pessoal que os influenciadores estabelecem com seus seguidores, compartilhando experiências cotidianas e tornando suas opiniões e recomendações autênticas e envolventes. Quando os consumidores percebem essa autoridade, estão mais inclinados a confiar nas recomendações dos influenciadores.

Virginia Fonseca e as gêmeas Mirella e Mariely Santos são exemplos de figuras populares que conseguiram criar essa conexão com o público, gerando confiança entre seus seguidores. Compartilhando experiências do cotidiano, elas fazem com que o público se sinta parte de suas vidas, criando uma comunidade e até mesmo produtos próprios em torno de seus conteúdos.

A partir do momento em que eles integram os seguidores em seu dia a dia, os criadores conseguem fornecer informações acessíveis, autênticas e interativas. Juntamente com seu alcance substancial e credibilidade construída, torna a influência digital um componente vital no processo de compra online. Depois de saber a opinião do influenciador, geralmente o público decide se compra ou não.

Há também os que não confiam cegamente nestas indicações em razão de parcerias entre marcas e influenciadores. Neste cenário, ferramentas como as comunidades proprietárias das marcas ganham força. Elas se tornaram um novo espaço onde as pessoas se sentem à vontade e encontram um canal seguro e confiável para expressar ideias e compartilhar perspectivas e opiniões.

As comunidades também desempenham um papel crucial para as marcas que buscam conexão autêntica com o seu público-alvo, possibilitando a criação de uma relação de lealdade que ultrapassa o âmbito das redes sociais. Portanto, quem se cerca de todos os lados conquistando não só o coração de formadores de opinião, mas de sua audiência, sempre estará um passo à frente.

*Leilane Drummond é diretora de marketing da Ecglobal, empresa do ecossistema Haus do Grupo Stefanini.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar