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Seguradoras projetam lucro alto em 2024

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Tudo indica que as seguradoras vão encerrar 2023 com lucro recorde: R$ 24,6 bilhões até outubro, comparado com R$ 13,7 bilhões no mesmo período do ano anterior, segundo dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados) organizados pela consultoria Siscorp. As seis companhias do clube do bilhão são Bradesco, BB, Caixa, Porto, Itaú e Tokio. Da sétima até a 22a segunda posição do ranking o ganho é de seis dígitos. E todas as 50 companhias apresentaram lucro no acumulado dos dez meses de 2023. Em 2022, dez amargaram perdas.

Segundo executivos do setor, o ano foi uma conjunção de diversos fatores benéficos para a lucratividade. Ao contrário de 2020, 2021 e 2022, anos afetados pela pandemia Covid-19, com impactos principalmente em seguro de vida e de saúde. O seguro de carro registrou elevado volume de indenizações pagas nos últimos anos em razão da falta de peças para automóveis, tornando o custo de reparo elevadíssimo, e da inflação no preço pela dos automóveis usados em razão da falta de zero quilômetro. As mudanças climáticas também geraram impactos severos no seguro rural.

Em 2023, tais desvios foram corrigidos e nenhum acidente grandioso aconteceu, até agora, para tirar o sorriso dos executivos ao olhar o lucro líquido acumulado até outubro. Para 2024, a meta é ter resultados polpudos ainda, por quase a totalidade das reservas financeiras, que superam R$ 1,5 trilhão, estarem rastreadas em títulos de longo prazo. Mesmo com o provável ciclo de baixa da Selic, a marcação a mercado dos títulos será benéfica para o resultado financeiro.

Para 2024, ingredientes como provável ciclo de queda da Selic, o que reduz o ganho financeiro das companhias, e maior competição, certamente exigirão ainda mais dos executivos. “Há sim um acirramento da concorrência, mas esse é um mercado com muito potencial de crescimento. Hoje só 17% da população brasileira tem alguma cobertura de seguro de vida. Quando olhamos para os Estados Unidos, por exemplo, mais da metade da população adulta (52%) tem algum tipo de cobertura de vida. Ou seja, há muita oportunidade”, afirma Luciano Soares, CEO da Icatu.

A Prudential do Brasil registrou um crescimento expressivo no lucro líquido em 2023. Saltou de R$ 165,7 milhões de janeiro a outubro de 2022 para R$ 714 milhões no acumulado deste ano considerando o mesmo período. Um avanço de 431%. “Esse aumento está diretamente relacionado ao faturamento (prêmios emitidos) recorde de R$ 4,46 bilhões obtido pela seguradora entre os meses de janeiro e outubro de 2023. Há 25 meses consecutivos, a Prudential cresce acima do mercado no Seguro de Pessoas. Somente em setembro, a companhia registrou o melhor faturamento da história e somou R$ 472 milhões”, comemora Gustavo Raposo, vice-presidente Financeiro da Prudential do Brasil.

Segundo ele, o resultado é fruto de um forte planejamento estratégico que vem sendo executado com sucesso pela companhia com foco no cliente, investimento em tecnologia, inovação de produtos baseados na necessidade dos clientes e canais de distribuição diversificados. “Acreditamos que a Prudential vem fazendo diferença no setor porque nosso modelo de vendas, assim como os produtos que oferecemos, é baseado na necessidade do cliente”, cita.

O avanço nos resultados também foi motivado em grande parte pela melhora da sinistralidade em todos os segmentos, com ênfase para os produtos de varejo, tanto nos produtos de afinidades como no automóvel. “Temos implementado melhorias no que diz respeito à precificação, aceitação, processos e sinistros. Isso se traduz em maior produtividade e, consequentemente, maior qualidade e menores despesas administrativas”, informou Edson Franco, CEO da Zurich, em entrevista ao Sonho Seguro.

Karine Brandão, vice-presidente comercial e marketing, destaca que um ambiente global com guerras, aumento de eventos climáticos extremos, polarização política pode gerar ruídos em todas as economias e oferecer desafios para o segmento de seguros no mundo todo. “Estamos atentos a esses fatores para desenvolver soluções em linha com as necessidades dos nossos clientes”, disse.

Karine afirma que a AXA continuará avançando na digitalização do portfólio e simplificando processos para agilizar as negociações dos corretores. “Olharemos para parcerias como catalisadores de inovação, focando também em mercados emergentes, que nem sempre estão no foco das seguradoras. Seguiremos reforçando a atuação na carteira de massificados, no seguro de vida, obviamente sem deixar de lado os grandes riscos, negócios em que somos referência desde o início da atuação da companhia no Brasil. Além disso, continuaremos trabalhando muito próximo dos nossos corretores, escutando suas demandas”.

A Tokio Marine Seguradora está radiante com os resultados de 2023. Em lucro, até outubro, entrou para o grupo do bilhão, com R$ 1,1 bilhão, e a expectativa é fechar o ano com R$ 1,3 bilhão, conta Daniel Dibe, diretor executivo de Finanças e Administração. “Um fato inédito. Pela primeira vez em sua História de 64 anos no Brasil, a Tokio Marine Seguradora vai ultrapassar a marca de R$ 1 bilhão em lucro”, conta o executivo com enorme empolgação.

Entre as estratégias da Tokio Marine para manter o ganho em alta 2024 está aprimorar cada vez mais a eficiência operacional. “Com a redução da taxa Selic, o resultado financeiro será obviamente menor, mas ao mesmo tempo, se considerarmos um cenário de desemprego controlado e melhoria da economia, que já podemos observar, haverá muito espaço para oportunizar novos negócios, em diferentes linhas de negócios de seguros e para diferentes perfis de clientes. É isso que esperamos para 2024”, afirma Daniel Dibe, diretor executivo de Finanças e Administração da Tokio Marine.

“2023 foi um ano desafiador, mas conseguimos nos manter na liderança do setor considerando-se todos os segmentos, com excelente resultado, de R$ 6,5 bilhões em lucro líquido, mesmo devolvendo à sociedade mais de R$ 40 bilhões em indenizações entre janeiro e setembro. Em 2024, cada uma das nossas empresas – Bradesco Auto Re, Bradesco Vida e Previdência, Bradesco Capitalização e Bradesco Saúde tem a meta de lançar ao menos um produto por trimestre para atender as características regionais, com uma visão integrada do cliente”, contou o presidente do grupo Bradesco Seguros, Ivan Gontijo.

“A estratégia é diversificar receita, que nos permite navegar em momentos de incertezas, e seguir investindo em tecnologia, na experiência do cliente, no relacionamento com os corretores, e na qualidade dos serviços. Vamos continuar trabalhando para atender as necessidades dos nossos clientes e corretores – fiéis à nossa essência de ser um porto seguro para as pessoas e seus sonhos”, comentou Roberto Santos, CEO da Porto, em recente entrevista.

O lucro líquido do Itaú até outubro deste ano avançou para R$ 1,4 bilhão (R$ 1,1 bilhão/out 2022). Um dos destaques foi ter acelerado a transformação cultural e digital da operação, segundo Eduardo Domeque, diretor de Seguros do Itaú Unibanco. “Evoluímos muito em jornadas a fim de melhorar a experiência de contratação e de uso dos produtos pelos nossos clientes. Essas ações viabilizaram um aumento de 23% no resultado recorrente gerencial no acumulado até setembro de 2023, comparado ao mesmo período do ano passado.”

Quanto à receita financeira, Domeque afirma que a seguradora tem avançado significativamente no crescimento dos resultados operacionais e na melhoria do índice de eficiência, buscando mitigar impactos relevantes decorrentes de mudanças dos juros. Em relação ao aumento da concorrência, ele considera saudável, pois sem isso, a participação do setor no PIB não aumentará da forma que gostaríamos.

“Estamos dedicados a criar uma seguradora que fale a língua dos clientes e esteja pronta para atendê-los quando e como precisarem é um dos pilares que norteiam nossa operação. Nessa linha, reformulamos a linguagem de atendimento retirando termos técnicos, deixando o relacionamento mais simples e acessível, além disso reforçamos o modelo Omnichannel oferecendo aos clientes a possibilidade de serem atendidos por diferentes canais, sejam eles físicos através do especialista de Seguros, gerentes ou digital através do aplicativo. Para 2024 vamos continuar investindo nessas frentes, sempre em sintonia com a estratégia do banco, trazendo tranquilidade para os nossos clientes”, conta ao Sonho Seguro.

Roberto Teixeira, sócio e head de seguridade na XP Inc., informa que a XP Vida e Previdência, seguradora própria do grupo XP, deve sua eficiência principalmente aos investimentos em tecnologia ligados aos nossos sistemas core que processam altos volumes de informação, automações que geram elevada eficiência nas operações e análise de dados para ofertas assertivas.

“Isso tudo se reflete numa experiência do cliente de alta qualidade”, diz. “A linha de negócio ligada à previdência, além de ter uma assertividade grande na oferta do produto que considera o longo prazo nas alocações, também oferece funcionalidades para gestão do portfólio de produtos que são diferenciadas em relação à concorrência”, acrescenta.

Teixeira também destaca que a linha de negócio ligada a seguros de vida consegue por meio de análise de dados avançada ofertar o produto ideal para o cliente considerando aspectos ligados aos objetivos sucessórios e considerando aspectos de saúde e riscos de forma assertiva. “Esse fator mantém nossa sinistralidade sob controle”, explica.


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