Black Friday: data terá saldo positivo para o varejo, analisa Allianz Trade
O último trimestre do ano é um período de extrema relevância para o setor de varejo. Com a chegada da Black Friday e das festas de final de ano é esperado um aumento no consumo e consequentemente na demanda do setor de varejo.
Em uma pesquisa divulgada pelo Google em setembro, o brasileiro está mais otimista para comprar em 2023: 67% dos consumidores pretendem fazer compras para a data e sete em cada dez consumidores pretendem gastar mais ou igual do que em 2022. O levantamento revelou ainda que uma a cada quatro compradores pretendem gastar mais de R$1.000 na Black Friday.
Segundo análise da Allianz Trade, líder mundial em seguro de crédito, a tendência é que a propensão marginal a consumir aumente, levando a um crescimento no patamar de vendas do varejo. O motivo é a melhora nos indicadores que fomentam o consumo da população, como por exemplo o controle da inflação, a queda no desemprego e o barateamento do acesso ao crédito.
“Do lado da Seguradora, nos preparamos para atender nossos segurados em suas demandas, mensurando as solicitações de exposição temporária adicional de acordo com o grau de risco de cada comprador. Por outro lado, mesmo com a redução da SELIC nos últimos meses e com a tendência positiva de encerrar 2024 com juros abaixo de dois dígitos, os varejistas vêm abrindo mão de margens adequadas há um bom tempo, levando ao aperto de liquidez e consequente alavancagem adicional”, explica o Diretor de Crédito, Felipe Tanus.
O diretor reforça ainda que há um esforço dos grandes players em reduzir estoques e aumentar prazos com fornecedores, fomentando assim geração de caixa operacional em nível satisfatório. “Nossa expectativa é de que o Black Friday e Natal tragam um saldo positivo para o varejo, porém pouco maior do que o resultado apresentado em 2022”, finaliza.
SOBRE A ALLIANZ TRADE
A Allianz Trade é líder global em seguros de crédito comercial e especialista reconhecida em seguro garantia. A empresa prevê o risco comercial e de crédito hoje para que as empresas clientes possam ter confiança no amanhã. Sua rede de inteligência própria analisa mudanças diárias em termos de solvência de mais de 80 milhões de empresas. A Allianz Trade oferece às empresas a confiança para fazer negócios e a segurança de que serão pagas, além de indenizar a empresa cliente, no caso de um mau pagador. Mas, o mais importante, é que a Allianz Trade ajuda seus clientes a evitar maus pagadores de forma preventiva. Quando fornece seguros de crédito comercial ou outras soluções financeiras, a prioridade da seguradora de crédito é a proteção preditiva. No entanto, quando o inesperado ocorre, a classificação de crédito AA significa que existem recursos, com o apoio da Allianz, para fornecer indenizações para que as empresas clientes mantenham o seu negócio. Sediada em Paris, a Allianz Trade está presente em 52 países com 5.500 colaboradores. Em 2021, o volume de negócios consolidado foi de 2,9 bilhões de euros, e as transações de negócios globais seguradas representaram 931 bilhões de euros em termos de exposição. Para mais informações, por favor visite: allianz-trade.com.br
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