Conheça nove empreendedoras de sucesso e dicas para quem quer começar o próprio negócio

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Wendy Cândido

O Dia do Empreendedorismo Feminino, celebrado globalmente em 19 de novembro, é uma iniciativa lançada em 2014 pela ONU e liderada pela ONU Mulheres. A data, que reúne mais de 150 países em um esforço conjunto para promover maior igualdade nos ambientes corporativos, tem como principal propósito destacar e fortalecer o papel das mulheres como dona de seus próprios negócios.

As mulheres ainda ocupam apenas 38% dos cargos de liderança no Brasil, de acordo com uma pesquisa da consultoria Grant Thornton em 2022, apesar de elas constituírem a maioria da população brasileira, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Elas enfrentam, diariamente, uma realidade marcada por desigualdade salarial, assédio no ambiente corporativo e falta de representatividade em cargos C-Level.

Com o objetivo de fortalecer e empoderar ainda mais as mulheres, que continuam a receber salários cerca de 20% mais baixos do que seus colegas do sexo masculino, segundo pesquisa da consultoria IDados, listamos algumas empreendedoras de sucesso e suas valiosas dicas para aquelas que desejam empreender. São mulheres que atuam diariamente na linha de frente, trabalhando incansavelmente para aumentar a representatividade feminina em um mundo que, infelizmente, ainda é dominado pelos homens.

Bianca Junqueira, co-CEO e co-fundadora da Portão 3

Empreendedora de terceira viagem e co-fundadora da fintech líder em gestão de pagamentos corporativos na América Latina, Bianca encontrou no empreendedorismo uma forma de mudar a sua vida e a de quem estava à sua volta. Advogada e administradora por formação, ela acredita que uma sociedade empreendedora enriquece o país, fomenta a economia criativa, a inovação, gera emprego e renda para as pessoas e atinge regiões mais vulneráveis e desfavorecidas. Ela enfatiza a importância de não ter medo de desafiar o status quo. "No mundo das fintechs, a inovação é fundamental. Não tenha receio de questionar as práticas tradicionais e buscar soluções fora da curva. Em nossa jornada, muitas vezes enfrentamos resistência, mas é isso que nos impulsiona a encontrar maneiras mais eficientes e modernas de lidar com as finanças”, explica.

Fernanda Cunha, co-Fundadora da Kipiai

Sócia e CEO da empresa de marketing de performance, Fernanda tem mais de dez anos de experiência no mercado financeiro e de consultoria. Ela destaca a importância da rede de contatos em um setor altamente competitivo. "Construir relacionamentos sólidos no mundo dos negócios é crucial. Aproveite as redes sociais e eventos do setor para se conectar com outros profissionais. Essas conexões não só podem abrir portas, mas também proporcionar oportunidades de aprendizado e colaboração que podem impulsionar o crescimento da sua empresa”, diz.

Ilana Nasser, co-fundadora e CXO da Vendah

Com uma jornada profissional de mais de 15 anos focado em vendas, parcerias e comunicação, Ilana enfatiza a importância da adaptação em um mercado em constante evolução. "A chave para o sucesso é estar disposta a se adaptar às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes. Na nossa jornada, aprendemos que a flexibilidade e a capacidade de pivotar rapidamente são fundamentais para atender às demandas em constante mudança”, pontua.

Márcia Cunha, fundadora e CEO da Plenapausa

Desde o início das suas atividades, a femtech referência para mulheres na menopausa, já ouviu mais de 5000 mulheres e os sintomas de desconforto relatados por elas durante a menopausa se mantém os mesmos. “Como todo novo negócio, nós iniciamos a plataforma ouvindo o nosso público-alvo: mulheres na menopausa. Após a coleta dos relatos identificamos os cinco principais sintomas e, com isso, partimos para a fase de criação dos suplementos, buscando entregar em produtos soluções para aliviar e levar maior conforto para essas mulheres”, conta.

Teresa Baggio, fundadora da Be Back Now

Para Teresa, antes de tudo, as empreendedoras precisam entender a necessidade de valorizar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. "A carreira não deve ser um obstáculo para uma vida equilibrada. O empreendedorismo costuma ser estressante, demandar longas horas de concentração e exigir constante capacitação. Acredito que todos têm o direito de fazer pausas quando necessário, seja para priorizar responsabilidades familiares ou para cuidar da saúde e estudar. Nossa organização trabalha para que essa escolha seja aceita e apoiada, permitindo que as pessoas sejam mais produtivas e atinjam bem estar geral”, ressalta

Raíssa Assmann Kist, co-fundadora e CEO da Herself

Fundada por Raíssa Assmann Kist vencedora do reality show da Netflix Ideias à Venda na categoria moda, a empresa tem planos de investir em branding e na expansão do e-commerce, principal canal de venda para a marca: “A Herself se orgulha em dizer que é um negócio de impacto com tecnologia única para calcinhas e biquínis menstruais com produção 100% nacional, onde são brasileiras que criam inovação para trazer mais liberdade e conforto para outras mulheres durante o período menstrual. Sua atuação direta na produção e distribuição de produtos tecnológicos e inovadores, pensados para resolver problemas reais, já impactaram mais de 300 mil pessoas”, conta.

Hellen Nzinga, Patricia Zanella e Adriele Menezes, fundadoras da EcoCiclo

Hellen, Patricia e Adriele lideram uma startup inovadora que desenvolveu o primeiro absorvente 100% biodegradável do Brasil. Elas compartilham sua visão sobre sustentabilidade e empreendedorismo. "Acreditamos que o empreendedorismo pode ser uma força para a mudança positiva. Ao incentivar que mulheres possam prosperar através da produção e venda de produtos sustentáveis, estamos não só contribuindo para a redução do impacto ambiental, mas também para uma transformação social. Nosso objetivo é emancipar mulheres oferecendo uma alternativa sustentável que beneficie também o planeta”, afirmam.

Sobre Portão 3:

Criada no início de 2020, a Portão 3 desenvolveu uma tecnologia em nuvem capaz de reduzir em mais de 33% o tempo gasto com os processos de gestão de pagamentos e despesas corporativas, tornando mais rápido e fácil para as empresas controlar os gastos de seus colaboradores com viagens e mobilidade e dando mais autonomia para os funcionários quando estão em trânsito. Com a solução desenvolvida pela fintech, é possível fazer desde a reserva de viagens até a captura automática de notas fiscais e a emissão de relatórios em tempo real, simplificando o controle das despesas e cupons fiscais. Em 2023, recebeu o certificado de Most Loved Workplace®.

Sobre a Kipiai

Com quase 10 anos de existência desenvolvendo técnicas efetivas para que seus clientes atinjam os melhores resultados, a Kipiai atua em marketing digital com foco em mídias pagas. Seu diferencial está na abordagem de combinar o poder dos números com um compromisso incansável de entrega de resultados - "inteligência nos move, envolvimento nos leva além". Com profissionais extremamente qualificados e inovadores, uma característica que está no DNA da empresa é a busca constante por conhecimento, fomentada pela sua cultura de educação contínua. A Kipiai possui o título Google Premier Partner, o mais alto selo de parceria do Google, conferido para players que possuem resultados extraordinários em desempenho, além de acumular diversos cases de sucesso marcas que são referência em seus segmentos, como Petz, Specialized,Monte Carlo, Tenda Atacado, Colcci, Brastemp.

Sobre a Vendah

Fundada em 2021, a Vendah é um app de revenda que transforma qualquer pessoa em um revendedor no Brasil sem nenhum investimento. Ao oferecer produtos novos, materiais promocionais, soluções de pagamento e logística, a empresa torna muito fácil para as pessoas venderem e ganharem dinheiro extra. Em 2023 foram acelerados pela Y Combinator, a maior aceleradora do mundo, e em 2022, foram selecionados para participar do Scale-Up Endeavor 2022, o programa de aceleração das empresas que mais crescem no Brasil.

Sobre EcoCiclo

A EcoCiclo é uma startup liderada por mulheres, responsável por desenvolver o primeiro absorvente 100% biodegradável do Brasil, consolidando-se como referência global ao promover práticas sustentáveis em todas as etapas da produção. Atualmente, por meio de avanços tecnológicos, a EcoCiclo supre grandes corporações com um mercado de produtos sustentáveis fabricados por empreendedoras, promovendo o empoderamento financeiro de mulheres e fortalecendo as práticas ESG nas empresas. Além disso, o impacto de seus programas educacionais abrange milhares de mulheres, abordando questões de dignidade menstrual, liderança e sustentabilidade.

Sobre Plenapausa

Primeira Femtech no Brasil com foco na saúde da mulher a partir da menopausa. Entendendo que hoje, no Brasil, são cerca de 35 milhões de mulheres em idade menopausal e 85% delas sentem os sintomas em maior ou menor grau. Ainda que parte do público feminino desconheça os sintomas, a Plenapausa tem como missão gerar informação, cuidado e tratamento às mulheres durante essa fase, que a partir de pesquisas e dados, busca constantemente criar soluções efetivas para esse público. Recentemente a startup foi aprovada para o maior programa de aceleração da América Latina, o Inovativa Brasil.

Sobre a Herself

Fundada por Raíssa Assman Kist, o objetivo da Herself é trazer mais força para o movimento que busca ressignificar a relação da mulher com o bem-estar e cuidado com o seu corpo. A Herself nasceu para atender todas as mulheres diante das suas necessidades menstruais, bem como promover a dignidade menstrual por meio de produtos tecnológicos e educação. A femtech figura entre as finalistas do prêmio Empreendedor Social 2023, da Folha de S.Paulo, na categoria “Inclusão Social e Produtivas”.