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As megatendências que determinarão as vendas de eletroeletrônicos ​​na América Latina em 2024

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Pal
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- GfK compartilha recomendações para fabricantes e varejistas em relação às preferências dos consumidores latino-americanos para 2024

- Além do preço, os compradores também levam em consideração os custos operacionais de um produto ao longo de sua vida útil: sua durabilidade, possibilidade de reparo e até seu consumo de energia

Este ano, os consumidores latino-americanos gastaram pouco em tecnologia e bens de consumo duráveis (Tech and Durables ou T&D). A instabilidade econômica ainda é preocupação entre os consumidores em toda a região, muito por conta da inflação e o aumento do custo de vida. Segundo o relatório GfK Consumer Life 2023 América Latina, entre os principais motivos da falta de consumo na Argentina, Brasil e México, estão: “inflação e preços altos” (primeiro lugar) e “recessão e desemprego” (quarto lugar).

Após a alta nas vendas de produtos de T&D registradas em toda a América Latina, em 2021, as receitas do ano passado tiveram crescimento de 1% ano a ano, atingindo recorde de vendas. No entanto, no primeiro semestre de 2023, o setor não conseguiu manter essa dinâmica, com as receitas registrando uma queda de 3% em comparação com o mesmo período de 2022, de acordo com GfK Market Intelligence, Sales tracking – Latin America, Jan-Jun 2023.

Olhando para o desempenho de total de T&D no pais, o crescimento pode variar consideravelmente em toda a região. Por exemplo, as vendas do Brasil no primeiro semestre permaneceram estáveis em relação ao ano passado, com destaque para Telecom (queda de 6% na receita) e Linha Branca e Eletroportáteis (crescimento de 2% e 9%, respectivamente). O mercado chileno cresceu em relação a 2019, impulsionado pelas elevadas receitas de vendas em TI e Escritório (41% de crescimento), pequenos eletrodomésticos (28%) e Telecomunicações (8%). A Argentina apresentou crescimento em todos os setores em comparação com 2022 e 2019, com a procura impulsionada pela desvalorização cambial.

Panorama regional

O que dá para observar na América Latina é um certo grau de estabilização na procura do mercado, mas certamente não um regresso ao que conhecíamos como “normal.” Os fabricantes e varejistas de T&D enfrentaram o auge do que poderia ser chamado de tempestade perfeita em 2023. Os picos de vendas em 2021 e 2022 – provocados pelo fato de os consumidores anteciparem as suas compras – elevaram os níveis de saturação em categorias-chave, como televisores, eletrodomésticos para preparação de alimentos, máquinas de café e notebooks básicos e intermediários.

Isso, combinado com a disparada da inflação e do custo de vida - que continua a reduzir o desejo dos consumidores de substituir ou atualizar rapidamente os seus produtos -, juntamente com o seu crescente interesse em atividades fora de casa, refletem uma atual mentalidade do consumidor que, para varejistas e fabricantes, representa um desafio.

Embora a porcentagem de produtos recém-lançados em categorias como televisões, smartphones, tablets e notebooks seja semelhante aos níveis anteriores à crise, falta “a próxima grande novidade” na maioria dos setores.

Nem os lançamentos premium das grandes marcas impulsionaram as vendas. Na América Latina, as compras de televisores, por exemplo, no primeiro trimestre, foram de modelos lançados há dois anos ou mais, com 44% de participação, em comparação a apenas 21% no primeiro trimestre de 2019. Muitos consumidores não viram uma razão persuasiva para comprar produtos recém-lançados em determinadas categorias - e isso também aponta para estoques elevados nas lojas de varejo.

A previsão dos especialistas da GfK é que a Black Friday 2023 terá descontos mais elevados do que nos anos anteriores, devido aos consumidores agendarem deliberadamente as suas compras para estes eventos e aos varejistas quererem liquidar os seus estoques mais do que no ano passado.

Tendências que impulsionarão os gastos do consumidor em 2024

(De acordo com o relatório gfknewron Consumer 2023 e GfK Consumer Life 2023)

Custos ao longo da vida útil do produto – Além do preço, os consumidores também levam em consideração os custos operacionais de um produto ao longo de sua vida útil: sua durabilidade, reparabilidade e consumo de energia. 41% dos consumidores na América Latina compraram produtos de baixo consumo de energia para economizar dinheiro a longo prazo.

Facilitando a vida – 51% dos latino-americanos afirmam que “é importante se mimar regularmente”, enquanto 66% indicam que “gostam de comprar produtos que se adaptem às suas necessidades.”

Individualismo e experiência personalizada – O design ambicioso continua a impulsionar as compras. As pessoas seguem gastando em produtos projetados especificamente para elas. Exemplos são jogos, criação de conteúdo digital, fotografia ou jardinagem.

Meio ambiente e sustentabilidade – 82% da população da América Latina considera que as “mudanças climáticas globais” são um problema extremamente sério. Isso afeta os gastos do consumidor de duas maneiras:

- Compras baseadas nas necessidades de lidar com os efeitos climáticos: ventiladores elétricos, purificadores de ar, ar-condicionado.
- Compras baseadas em valores alinhados com produtos e marcas ecologicamente corretas.

Planejamento para 2024 e recomendações globais

A GfK recomenda formas para impulsionar o crescimento nos próximos anos. O mercado local e o panorama do consumidor acima descrito determinarão a melhor forma de aplicá-los localmente ou nacionalmente.

1. Investir em inovação específica (produtos e serviços)

Desenvolva casos de uso específicos e focados no consumidor, que demonstrem os benefícios da mudança para modelos “premium acessíveis”.

2. Construa a sua marca para que seja um elemento diferenciador

A conexão emocional entre consumidores e uma marca desempenha um papel crucial em mercados competitivos. Equilibre a atividade tática com o marketing da marca em longo prazo.

3. Intensifique a colaboração entre fabricantes e varejistas para otimizar o gerenciamento de categorias omnichannel

Ao se juntarem para oferecer um planejamento unificado e centrado no consumidor, ambas as partes podem otimizar seu objetivo de criar uma experiência de produto personalizada e agradável.

4. Planeje para a próxima geração de compradores

A Geração Z em breve ultrapassará a geração Y. Dois terços têm entre 15 e 24 anos e começam a formar opiniões sobre as marcas. Eles consomem 53% mais conteúdo do que a média, mas gastam 50% menos tempo com conteúdo do que a geração Y.

5. Revise a presença regional e de categoria

Cada região possui mercado, categoria e dinâmica de consumo únicas. Os fabricantes e varejistas devem ter uma visão abrangente de todas as regiões e categorias para determinar onde existem oportunidades de crescimento para os seus produtos.

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Por aproximadamente 89 anos, conquistamos a confiança de nossos clientes em todo o mundo, resolvendo questões-chave de negócios em seus processos de tomada de decisão. Alimentamos seu crescimento fornecendo uma compreensão completa do comportamento de compra de seus consumidores e da dinâmica que afeta seus mercados, marcas e tendências de mídia. Em 2023, a GfK se uniu à NIQ, reunindo dois líderes do setor com alcance global incomparável. Com uma leitura de varejo holística e os insights mais abrangentes do consumidor - fornecidos com análises avançadas por meio de plataformas de última geração - a GfK impulsiona o "crescimento do conhecimento".(Growth from Knowledge).


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